Portal do Aluno Portal do Aluno

10 dicas para trabalhar na Abbott

CONTEÚDO PREMIADO: Registre seus dados e concorra a um iPhone 8

Fundado há 125 anos nos EUA, o laboratório Abbott se destaca em diversas áreas, como nutrição, diagnóstico, dispositivos médicos e medicamentos de marca. Atua em mais de 150 países e possui 94 mil colaboradores. No Brasil, está presente há 80 anos, sendo uma das primeiras multinacionais de cuidados para saúde a se estabelecer no País, tanto em produção quanto comercialmente. Fernanda Jorge, gerente sênior de Aquisição de Talentos da Abbott no Brasil, revela nesta entrevista exclusiva ao Portal do ICTQ o que é esperado do profissional farmacêutico que se candidata a uma vaga na empresa.

1. Perfil profissional − Na Abbott, há farmacêuticos em diversas posições, níveis e setores, desde analistas até executivos; tanto de áreas mais técnicas, que exigem o conhecimento mais específico da profissão, quanto de segmentos mais estratégicos, que demandam maior domínio de gestão administrativa, comercial e marketing. Além disso, a companhia busca profissionais que saibam trabalhar em equipe, tenham flexibilidade para atuar em diferentes situações e um perfil inovador.

2. Áreas principais − Na companhia, farmacêuticos são normalmente contratados para atuar nos setores de qualidade, regulatórios, pesquisa e desenvolvimento e áreas correlatas.

3. Recém-formado − Para quem acabou de sair da faculdade, conhecimentos gerais e outros idiomas, como o inglês, são fundamentais. 

4. Estágio − A experiência de estágio na área de interesse é um requisito para a empresa. Já experiência na área industrial, seja qual for o nível da posição, será requerida apenas para as oportunidades da fábrica.

5. Pós-graduação conta muito − Os profissionais atualizados e bem qualificados são valorizados em todas as áreas, desde uma posição técnica até uma mais estratégica, revela Fernanda Jorge. “A pós-graduação é uma excelente oportunidade de adquirir novos conhecimentos, que serão ricos para a atuação na empresa. Trata-se de uma formação importante que proporciona um crescimento expressivo, o que permite ao profissional atuar de diversas formas”, diz a executiva. Como dica, Fernanda continua, vale investir em cursos de liderança e gestão de pessoas, bem como administração, logística e gestão industrial farmacêutica.

6. Competências − A experiência na área industrial é requerida apenas para as oportunidades oferecidas na fábrica. Como a Abbott possui um perfil de negócios diversificado em áreas como nutrição, medicamentos de marca, diagnósticos e dispositivos médicos, ter experiência sólida nesses setores se torna um diferencial durante um processo seletivo.

7. Visão multidisciplinar − A Abbott busca profissionais que tenham competências alinhadas ao perfil da empresa, o que inclui: visão estratégica, capacidade para antecipar situações, agregar e entregar resultados. São valorizados os profissionais que conseguem interagir com diferentes áreas, num ambiente matricial que demanda trabalho colaborativo.

8. Identificação com a empresa − “Buscamos pessoas interessadas e capazes de liderar mudanças, que sejam parceiras da gestão e focadas em gerar resultado para nossos negócios”, diz Fernanda e vai além. “Existem gestores que iniciaram na Abbott suas atividades profissionais como estagiários e trainees, se desenvolveram, cresceram profissionalmente e hoje são líderes porque galgaram postos ao se mostrarem constantemente interessados, engajados e comprometidos.”

9. Estar atualizado com a legislação é fundamental − O profissional de Farmácia deve ser muito bem informado sobre os assuntos ligados à saúde, seja sobre o lançamento de novos estudos, pesquisas, produtos e tecnologias ou composição e elaboração de medicamentos, seus efeitos adversos e resultados esperados. É essencial conhecer a legislação, principalmente se for para atuar em áreas como qualidade, regulatório ou farmacovigilância. 

10. Dicas de ouro para concorrer a uma vaga:

  • Preparar-se para a entrevista, incluindo buscar informações sobre a empresa e principalmente sobre a área em que está alocada a posição do processo seletivo que o candidato está participando
  • Ser conciso nas respostas do entrevistador: trazer exemplos anteriores claros da vida profissional que respondam a perguntas como: “Qual a situação? O que eu fiz? Como eu fiz? Qual o resultado que trouxe com isso?”
  • Prezar pela credibilidade profissional: ser honesto nas datas de entrada e saída das empresas, compartilhar os motivos de saída, nível do idioma, dos conhecimentos técnicos e das responsabilidades reais em projetos mencionados
  • Ter um bom nível de inglês: para a maioria das posições, independente do nível, este conhecimento é fundamental para o candidato. Não só para um bom desempenho na posição para a qual ele esteja concorrendo, mas visando o crescimento do profissional na empresa
  • Identificar-se com as áreas de atuação da companhia. Como é uma profissão com atividade ampla, invista nas áreas com as quais mais se identifica e que consequentemente lhe proporcionarão uma maior realização profissional
  • Ter uma boa bagagem de conhecimentos gerais. Investir em cursos – seja de novos idiomas ou técnicos –, sempre trará retorno para o profissional que quer se diferenciar dos demais
  • Ser um profissional atualizado. Novos aprendizados são fundamentais para o profissional que busca oportunidades de crescimento, principalmente em uma área que está em constante mudança como a farmacêutica
  • Por fim, ter visão de negócios, mentalidade estratégica e aprendizado contínuo, além das habilidades técnicas para a sua especialidade

Mais sobre a Abbott 

As principais unidades da Abbott no Brasil ficam em São Paulo e Rio de Janeiro, cidade onde está localizado o parque seu fabril. Conta atualmente com 1.400 colaboradores nas áreas de produção, pesquisa e desenvolvimento, logística, vendas e marketing.

Em 2016, a empresa inaugurou o primeiro Centro de Desenvolvimento Farmacêutico no Brasil, localizado junto à fábrica. O empreendimento exigiu investimentos de R$ 20 milhões e busca atender às necessidades do consumidor brasileiro.

Os interessados em concorrer a uma vaga na Abbott podem se cadastrar na página de carreiras do site da empresa: http://www.abbottbrasil.com.br/carreiras.html

Atendimento

Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 08:00 às 18:00 horas.

Telefones:

  • 0800 602 6660
  • (62) 3937-7056
  • (62) 3943-1157

Whatsapp

  • (62) 99473-1495

 

 

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua: Haddock Lobo, n° 131, Sala: 910, Cerqueira César.

CEP: 01414-001 , São Paulo -SP.

Telefones:

(11) 2607-6688
(11) 2268-4286

Fale conosco