Portal do Aluno Portal do Aluno

Confira 7 dicas para trabalhar no Aché

Fundado há 50 anos, o Aché Laboratórios é um dos maiores fabricantes de medicamentos do País. De capital nacional, o grupo possui três complexos industriais: dois em São Paulo (capital e Guarulhos) e um em Londrina (PR). Emprega 4,6 mil funcionários e tem em seu portfólio 326 marcas e 804 apresentações de medicamentos sob prescrição, genéricos e MIPs, além de atuar nos segmentos de dermocosméticos, nutracêuticos, probióticos e biológicos. No total, são 142 classes terapêuticas e 25 especialidades médicas atendidas. Aos farmacêuticos interessados em atuar na companhia, o diretor de inovação incremental do Aché, Edson Bernes, em entrevista exclusiva ao Portal do ICTQ, fornece algumas recomendações.

1. Perfil do farmacêutico − De acordo com Edson Bernes, o farmacêutico é um profissional multifacetado e essa formação vem desde a academia. “Contudo, a característica que se busca dele vai depender muito da área de atuação dentro da empresa”, afirma o executivo. De forma geral, quanto mais completo for o conhecimento que o farmacêutico possuir, melhor, destaca Bernes. “A especialização para as áreas técnicas são muito bem-vindas. Características multidisciplinares e um pouco mais holísticas são buscadas em profissionais que trabalham nas áreas de marketing, negócios e gestão das áreas técnicas.”

2. Competências exigidas − São avaliadas as dimensões que transitam entre as corporativas, de gestão e funcionais. “De maneira abrangente, o profissional deve atentar para uma atuação inovadora, gestão de projetos e pessoas, além do conhecimento do negócio em que vai atuar”, diz Bernes.

3. Habilidades necessárias − De acordo com o diretor de inovação do Aché, é imprescindível que o farmacêutico tenha senso de urgência, saiba fazer acontecer e apresente força de realização, além de ter flexibilidade quanto à diversidade de opiniões e disponibilidade em aceitar ideias de outras pessoas, tirando o melhor proveito para a tomada de decisão. Exercer a criatividade e ao mesmo tempo seguir processos estabelecidos são requisitos importantes para a empresa, assim como ter a mente aberta e ser sincero nos relacionamentos profissionais.

4. Jovens profissionais − Ter experiência prévia em estágios é um requisito fundamental para concorrer a uma vaga efetiva no Aché, além de ter, pelo menos, uma boa desenvoltura (leitura e escrita) em outras línguas, principalmente em inglês. Não é fundamental ter estágio na área industrial. A experiência prévia dependerá muito da oportunidade ofertada, pois caso aconteça nas áreas de marketing, novos negócios, suprimentos, médica, ou seja, áreas categorizadas como técnico-administrativas, a experiência na área industrial não é relevante. O Aché possui programas destinados a profissionais em início de atividade, como o Carreira Aché, destinando a estudantes que passam por um processo de job rotation interno, e o Programa Trainee, destinando a recém-formados.

5. Pós-graduação é prestigiada − O profissional que tem cursos de extensão é valorizado na companhia, independente da área em que fez a pós-graduação, revela Edson Bernes. Já para as carreiras de gestão é desejável que o profissional tenha cursado MBA em gestão ou em estratégia empresarial.

6. Estar atualizado com a legislação é essencial − O conhecimento em legislação farmacêutica é importante, principalmente devido às constantes alterações que ocorrem nessa área. “O conhecimento de hoje não se aplica às necessidades do futuro e, assim, ter capacidade de influenciar e participar da construção das legislações é algo bastante valorizado”, assinala o diretor de inovação do Aché.

7. Dicas de ouro para concorrer a uma vaga:

  • Conhecer a área de atuação e focar em adquirir conhecimento
  • Procurar saber sobre a empresa − há muita informação pública disponível
  • Entender qual a principal atividade da companhia
  • Trabalhos voluntários ajudam
  • O entrevistador precisa ter certeza de que há vontade de trabalhar no Aché, não apenas necessidade de um emprego
  • Demonstrar que pode fazer a diferença

Mais sobre o Aché

Tendo a inovação como um de seus pilares estratégicos para impulsionar o crescimento, o Aché inaugurou, em 2015, o Laboratório de Design e Síntese Molecular, criado em parceria com a Ferring Pharmaceuticals, voltado à pesquisa de moléculas inovadoras. Na mesma diretriz, participa em joint-venture na Bionovis, empresa dedicada à pesquisa e desenvolvimento de medicamentos biotecnológicos.

Nos últimos três anos, o laboratório conquistou o primeiro lugar na categoria Farmacêuticas e Ciências da Vida do prêmio Inovação Brasil, do jornal Valor Econômico e da consultoria Strategy&. Em 2017, ficou, pela primeira vez, entre as dez empresas mais inovadoras do Brasil.

Os interessados em concorrer a uma vaga no Aché podem se cadastrar no site do laboratório: http://www.ache.com.br/

 

Atendimento

Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 08:00 às 18:00 horas.

Telefones:

  • 0800 602 6660
  • (62) 3937-7056
  • (62) 3943-1157

Whatsapp

  • (62) 99473-1495

 

 

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua Tobias Barreto, nº 803, Mooca, São Paulo - SP.

CEP: 03.176-000

Telefone: (11) 2607-6688

Fale conosco