Portal do Aluno Portal do Aluno

Qual será a agenda e o destino do farmacêutico em 2018?

CONTEÚDO PREMIADO: Registre seus dados e concorra a um iPhone 8

Graduar-se em farmácia, se especializar e adquirir experiências já não são mais o suficiente diante de um mercado competitivo que exige a todo momento que o profissional entre no processo de aprender, desaprender e reaprender.

Em eventos técnico-científicos como palestras, congressos, feiras e conferências, tem-se uma oportunidade única de não somente atualizar-se ou envolver-se com temáticas novas, mas também de reaprender em um ambiente propício ao network e troca de expertises.

Nova York, Buenos Aires, São Paulo, Estocolmo, Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro já foram os destinos de farmacêuticos selecionados pelo ICTQ (Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para Farmacêuticos) para missões de conhecimentos e experiências técnicas em congressos e feiras da classe farmacêutica. Isso porque maturidade intelectual, postura crítica, capacidade analítica e network qualificado são condições indispensáveis que o Instituto preza no crescimento e valorização de seus alunos(as). 

Max Anderson, de Manaus (AM), é um dos farmacêuticos que já vivenciaram o poder do conhecimento com o ICTQ. Emocionado, ele relata sobre como foi sua experiência em participar do I Congresso de Ciências Farmacêuticas em Foz do Iguaçu, Paraná. “Desde o princípio da ação do ICTQ, eu estava nervoso e apreensivo, na expectativa de tudo o que estava por vir; quando me dei conta, estávamos todos tomando café juntos, eu, Marcus Vinícius (Fundador do Instituto) e toda a equipe do ICTQ. Participar de um grande evento assim, promovido pelo CFF, com palestras incríveis, minicursos maravilhosos, conferencistas internacionais, foi sem dúvida o momento mais inesquecível de minha vida e carreira como farmacêutico.”

Além de ampliar o network e as perspectivas no mercado de trabalho, um dos propósitos do ICTQ é proporcionar experiências efetivas e marcantes, como esta detalhada por Anderson. "O ICTQ não é apenas uma instituição de ensino superior em farmácia, é uma família. Foi uma experiência única e que jamais será esquecida. Sou grato por ter feito parte de uma instituição que valoriza os farmacêuticos”, ressalta Anderson.

Ismael RosaConselheiro suplente do CRF-GO, Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás, também foi um dos privilegiados.  Em maio de 2017 esteve em uma jornada com o ICTQ na Suécia participando do 6º Congresso Mundial de Ciências Farmacêuticas da FIP – PSWC, onde confirma que viveu uma experiência profissional singular. “Tive a oportunidade de conhecer os principais líderes da farmácia mundial, cujo network foi extremamente relevante para a troca de diferentes experiências laborais. Conheci o que há de mais inovador nas Ciências Farmacêuticas, desde as diferentes e famigeradas práticas de atenção farmacêutica (pharmaceutical care); desenvolvimento de novas moléculas; ciência translacional e fundamental; ciências moleculares de precisão; formulação, fabricação e garantia da qualidade; ciências regulatórias; prática baseada em ciência, até novas tecnologias para produção de medicamentos através de impressão 3D.”

Ismael ressalta que foi uma semana de grandes descobertas, conhecimentos e experiências. “O 6º PSWC da FIP me trouxe à tona uma pegada bem científica e acadêmica, voltada principalmente às novas tecnologias de produção de fármacos e biofármacos, farmacogenética humana, biologia molecular, soluções terapêuticas focadas em intervenções personalizadas e nanomoléculas, novas políticas de regulação para estudos clínicos, ciência baseada em evidência e o principal: futuros medicamentos para o mundo”, conclui. 

Diante dos relatos de farmacêuticos que viajam em missões de conhecimento com o ICTQ, Marcus Vinícius Andrade, Fundador do Instituto, relata que os congressos, feiras e eventos realizados, tanto na indústria quanto no varejo farmacêutico, denominam-se como “ferramentas importantes para atualizações fundamentais no crescimento profissional dos indivíduos”. De acordo com ele, esses eventos promovem ainda uma conexão interdisciplinar das classes profissionais de saúde. "Em 2017, o médico Dráuzio Varella falou para centenas de farmacêuticos, sobre qual era a importância do resgate de farmácia clínica no Brasil. Ou seja, o network e discussão de temas de interesse comum, que os farmacêuticos produzem nesses eventos, transpõem os muros da própria profissão, gerando um valor inestimável para a visibilidade da profissão na área de saúde”, explica.             

Dada a importância da atualização contínua através de participação em congressos, conferências, palestras e feiras do segmento, o ICTQ apresenta uma agenda especial para o farmacêutico em 2018. São eventos no Brasil, na América do Norte, Europa e Ásia que podem impactar toda a categoria positivamente. Na maioria dos eventos e congressos relacionados a seguir, o ICTQ levará alunos(as) e professores(as) em missões de conhecimentos e experiências, como tradicionalmente fez nos anos anteriores – com todas as despesas custeadas pela Instituição. Os interessados devem estar atentos às oportunidades no Grupo do Facebook, Farmacêuticos do ICTQ (https://goo.gl/2EQY6L), pois será a partir de lá que poderão ter acesso aos regulamentos para cada evento. Confira nossa agenda:

AGENDA DE CONGRESSOS E FEIRAS NO BRASIL EM 2018

De 12 a 15 de março de 2018 - Rio de Janeiro (RJ)
1º Congresso Internacional de Práticas Interativas Complementares e Saúde Pública  

O evento busca propiciar fóruns de discussão internacionais para integração e troca de experiências entre os profissionais e gestores das diversas práticas integrativas, do Brasil e de outros países. Espera-se participação efetiva de profissionais e docentes de saúde, gestores, representantes de organismos internacionais e outros ligados às práticas integrativas e complementares em saúde (PICS). 

De 16 a 17 de março - Rio de Janeiro (RJ)
PNC&E 2018 – Congresso e Exposição de Farmácia e Nutrição               

O congresso tem como objetivo reunir representantes da indústria, expositores, profissionais de farmácia e nutrição e estudantes com concentração de interesses em temas técnico-científicos, áreas como farmácia clínica, consultório farmacêutico e nutrição, que estão se desenvolvendo fortemente no Brasil.

De 20 a 22 de março - São Paulo (SP)
Abradilan Conexão Farma            

A feira é considerada uma das maiores no setor de distribuidores farmacêuticos no Brasil. Ela proporciona grandes negócios e estabelece valiosos debates e abordagens sobre as atuais e futuras perspectivas do varejo farmacêutico. 

De 8 a 10 de maio – Goiânia (GO)
III Congresso de Ciências Farmacêuticas do Brasil Central (CFBC) UFG - Faculdade de Farmácia

O tema central é “Versatilidade das Ciências Farmacêuticas”, ocasião em que renomados pesquisadores e profissionais discutirão aspectos da atuação na área das ciências farmacêuticas. Também haverá palestras, apresentações orais, sessão de pôsteres, atividades culturais e sociais.

De 22 a 24 de maio - São Paulo (SP)
FCE Pharma – Exposição Internacional de Tecnologia para a Indústria Farmacêutica                             

A FCE Pharma é a principal feira de tecnologia industrial farmacêutica com um papel importante para a evolução do setor, não só por meio do lançamento de tendências, produtos e serviços, como também com a exposição de cases e compartilhamento de conteúdo e experiências nas conferências e palestras.

De 10 a 13 de outubro – Curitiba (PR)
34º Congresso Brasileiro de Homeopatia    

O congresso reúne lideranças da Homeopatia brasileira e convidados internacionais, além da nova geração de Homeopatas, numa troca de experiências e de casos clínicos.

AGENDA INTERNACIONAL DE CONGRESSOS E FEIRAS EM 2018

De 23 a 24 de fevereiro -  Lisboa, Portugal
1º Congresso Internacional de Cuidados Paliativos de Castelo Branco

O evento abordará temas divididos em quatro categorias: controle de sintomas, comunicação, apoio à família e trabalho em equipe. Cada um desses também contará com diversos subtemas que serão apresentados por vários profissionais do setor. 

De 5 a 10 de março - Lisboa, Portugal
Semana Lusófona de Farmácia Hospitalar           

Conferências, palestras e mesas-redondas subordinadas às principais temáticas e áreas de atuação do farmacêutico hospitalar, nos termos do disposto nas Declarações Europeias de Farmácia Hospitalar.

De 17 a 19 de abril - New York, NY, USA
INTERPHEX                  

É o principal evento de desenvolvimento e fabricação de produtos farmacêuticos, biotecnológicos e de dispositivos, onde se pode "experimentar ciência através da comercialização". Com realização em Nova York, a INTERPHEX traz mais de 11 mil profissionais da indústria global e mais de 650 fornecedores, além de reunir líderes para desenvolver conhecimentos em conferências técnicas, exposições, demonstrações e eventos.

De 24 a 26 de abril - Philadelphia, PA, USA
CPhI North América

É considerado o epicentro da inovação farmacêutica, das tendências emergentes, insights e da educação na América do Norte! A CPhI América do Norte é a oportunidade de conhecer todo o ecossistema farmacêutico, desde a descoberta inicial até a comercialização. São mais de 7.400 participantes e 630 expositores, juntos durante três dias.

De 20 a 22 de junho - Shanghai, China
P-MEC China 2018 – Feira mundial de farmácia de produtos, pessoas e soluções            

É um importante evento da indústria farmacêutica, onde os representantes apresentam tecnologias de produção, inovações em materiais de embalagem, equipamentos de laboratório, tecnologia de limpeza, soluções de logística e muito mais em uma plataforma única em Xangai. São mais de 50.000 visitantes, 3.000 expositores em uma área de 170.000 metros quadrados.

De 2 a 6 de setembro - Glasgow, UK
FIP Glasgow 2018 – Congresso Mundial de Farmácia e Ciências Farmacêuticas    

O congresso tem como objetivo considerar formas de ampliar o papel dos farmacêuticos nos sistemas de saúde do mundo, a fim de que os pacientes  obtenham pleno benefício com o uso de medicamentos e terapias eficazes.

De 9 a 11 de outubro - Madri, Espanha
CPhl Worldwide                

O CPhI Worldwide reúne mais de 45 mil profissionais farmacêuticos visitantes durante três dias. Mais de 2.500 expositores de 153 países se reúnem no evento e aproveitam mais de 150 seminários gratuitos da indústria. Todos os setores do mercado farmacêutico são representados em um único lugar. Participar da CPhI Worldwide é a maneira mais econômica de estabelecer novos relacionamentos comerciais, encontrar-se com parceiros globais e manter-se atualizado sobre as últimas tendências da indústria.

AGENDA DE EVENTOS EM 2018 PARA FARMACÊUTICOS QUE PENSAM FORA DA CAIXA

De 5 a 7 de novembro – São Paulo (SP)
HSM Expo 2018 – Conhecimento em ebulição

A HSM Expo 2018 é um encontro que vai proporcionar momentos de protagonismo para o desenvolvimento de sua liderança por meio de conteúdo e experiência, de aprendizagem, que vão aprimorar e atualizar seus conhecimentos em temas essenciais para a sua carreira e negócio.

Data em definição – previsto para outubro de 2018 em Florianópolis (SC)
RD Summit 2018

Aprendizado, inspiração e networking de alto impacto são os pontos altos do evento promovido por Resultados Digitais, que está consolidado como o maior congresso entre profissionais das áreas de Marketing e Vendas da América Latina. Farmacêuticos das áreas educacionais, magistral e industrial já têm feito trilha no evento em busca de novas maneiras de se comunicar com seus respectivos públicos-alvos.

Tags: profissão farmacêutica, carreira farmacêutica, congresso farmacêutico, valorização farmacêutica

Atendimento

Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 08:00 às 18:00 horas.

Telefones:

  • 0800 602 6660
  • (62) 3937-7056
  • (62) 3943-1157

Whatsapp

  • (62) 99473-1495

 

 

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua: Haddock Lobo, n° 131, Sala: 910, Cerqueira César.

CEP: 01414-001 , São Paulo -SP.

Telefones:

(11) 2607-6688
(11) 2268-4286

Fale conosco