Portal do Aluno

Empresas apostam no conhecimento in company

É certo que a atuação dos talentos em uma corporação é fator preponderante para o diferencial competitivo e para a rentabilidade do negócio. A questão é: esse valioso capital humano surge basicamente de um dom instintivo ou nasce de um ambiente inovador, estimulante e desafiador? Os especialistas afirmam que ambas as respostas estariam corretas, e mais: elas se complementam!

O corpo de colaboradores é o principal ativo de uma organização e sua atuação diferenciada acaba sendo estratégica para organizações como um todo. Para que esse valioso ativo humano seja estimulado a ponto de responder positivamente com ideias inovadoras ele precisa de subsídios que o qualifiquem e o desenvolvam. Aí entra a educação corporativa.

Empresas do varejo farmacêutico e indústrias de vanguarda têm investido fortemente no seu capital humano e têm oferecido qualificação em ambiente favorável à obtenção de novos conhecimentos. Assim surgem os cursos in company.

As companhias que investem no clima organizacional e na formação dos funcionários são as que mais atraem e retêm talentos e estes, por sua vez, têm seu potencial aumentado, rendem mais e devolvem melhores experiências para a organização com ações de alto valor agregado.

Oferecer o conhecimento em um ambiente propício e conhecido alavanca competências que podem ser incorporadas facilmente no local de trabalho. Os cursos in company têm oferecido esses benefícios a diversos players do mercado farmacêutico na medida em que capacitam e treinam gestores e técnicos nas diferentes abordagens do mercado, seja para a indústria ou varejo.

Neste último ano, o ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico iniciou programas em empresas do varejo e indústrias farmacêuticas no Paraná, Goiás, São Paulo, Pernambuco, Piauí, Amazonas, Maranhão, Acre e Rio Grande do Norte, o que confirma a forte tendência das organizações em internalizar e customizar cada vez mais a capacitação de seu capital humano.

Com o diferencial da customização do conteúdo desenvolvido especialmente para atender às demandas das empresas, universidades corporativas, organizações públicas e entidades do terceiro setor ligadas ao segmento farmacêutico, o Instituo se fez presente principalmente em redes de farmácias da região Nordeste, onde a carência de formação qualificada é exponencialmente maior.

“Trabalhamos em parceria com as empresas para identificar suas necessidades de aperfeiçoamentos, oferecendo conhecimento de maneira facilitada e em local de maior conveniência à empresa, tendo como resultado a tríade Competência - Facilidade - Resultado”, profere o diretor de Relacionamento do ICTQ, Poatã Casonato.

Ele comenta que a educação corporativa é considerada estratégica para as organizações e, por conta disso, a elaboração das ementas das aulas é embasada em estudo prévio realizado junto ao departamento de recursos humanos e departamento técnico da empresa cliente, para a apreensão das necessidades de aprimoramento das competências elencadas como cruciais.

“O intercâmbio de experiências e o debate fornecem insumos para aulas expositivas dialogadas e a discussão de casos, tendo como objetivo central a busca do envolvimento dos participantes para o desenvolvimento de um conhecimento aplicado ao cotidiano da empresa”, ressalta Casonato.

O Instituto disponibiliza todos os cursos correntes de pós-graduação de sua grade para o formato in company, mas também customiza estes programas para atender às demandas dos clientes dentro das suas possibilidades operacionais. As aulas são presenciais, realizadas no âmbito interno da empresa cliente, com calendário adequado aos horários e dias disponíveis para treinamentos, com a presença de professores que são autoridades e especialistas de mercado.

Universidade Corporativa

Entre as empresas que mantêm programas in company do ICTQ em suas bases estão a indústria Prati-Donaduzzi e as redes de Farmácias Pague Menos.

Em outubro de 2011, devido ao crescimento da empresa, o presidente da Prati-Donaduzzi, Luiz Donaduzzi, transformou a área de treinamento e desenvolvimento na Universidade Corporativa, que vem oferecendo diversos tipos de capacitação e pós-graduação aos seus funcionários. Por suas salas de aula os alunos receberam mais de 60 horas de aprendizado.

O ICTQ é um dos parceiros da Prati-Donaduzzi neste projeto e ministra o curso de Gestão da Qualidade e Auditoria em Processos Industriais. “As iniciativas inovadoras da empresa estão focadas principalmente nas pessoas, buscando oferecer oportunidades de educação continuada para os colaboradores”, comenta o presidente. Ele diz que a Prati-Donaduzzi é uma empresa que acredita na sustentabilidade por meio do desenvolvimento do capital humano e busca constantemente alternativas para alinhar o conhecimento, talentos, ferramentas, pesquisas e experiências, transformando ideias em grandes projetos inovadores focados em produtos, processos e serviços.

“O ICTQ foi escolhido como parceiro nesse projeto por ser uma renomada Instituição e que atendeu prontamente às necessidades da empresa e também por ter sido a empresa mais citada pelos colaboradores para a pós-graduação”, comenta ele.

Donaduzzi afirma que em sua intensa experiência aprendeu que o conhecimento pautado por uma sólida base educacional é capaz de transformar o ser humano em um grande agente de mudança organizacional. A capacidade de analisar, criticar, inovar e resolver problemas, com visão abrangente e sistêmica, é desenvolvida em todos os programas de aprendizado e desenvolvimento ofertados pela Prati-Donaduzzi, favorecendo a oportunidade de crescimento profissional e contribuindo para o fortalecimento das políticas da qualidade e métodos organizacionais nas práticas do negócio.

Capital intelectual

Para a analista do DH da Rede Pague Menos, Márcia Feijó, um dos principais ativos das grandes corporações é o seu capital intelectual. Não existe rentabilidade sem colaboradores capacitados. “O ciclo é simples. Com funcionários competentes, atingimos igual qualidade no desenvolvimento dos processos, que resulta em novos e fiéis clientes. Como consequência, obtemos uma melhor rentabilidade e asseguramos a perpetuação do negócio”, ressalta ela.

Além da pós-graduação do ICTQ, a rede mantém outros programas de treinamento e capacitação. “Um dos mais recentes resultados conseguidos com esta ação são os prêmios Great Place to Work e Top de RH, concedidos pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, em 2011”, diz a analista. Outro exemplo são os números da pesquisa interna de clima: 73% dos colaboradores acreditam que a empresa proporciona oportunidade de crescimento profissional e 68% creem que a rede oferece condições de treinamento para que eles tenham aprendizado contínuo.

O farmacêutico que atua nas Farmácias Pague Menos de Recife (PE), Tayronni Meneses de Castro, e que participa de um programa In Company do ICTQ, comenta que “essa modalidade de curso possibilita a homogeneização do conhecimento, em que os farmacêuticos estudam juntos, no ambiente da empresa, e discutem as dificuldades do dia a dia, aplicando esses conhecimentos adquiridos em um bem maior: o cliente da empresa”.

Segundo Castro, os professores do ICTQ são mestres e doutores de vários locais do Brasil, que trazem experiências e particularidades de suas regiões, enriquecendo o aprendizado e possibilitando a interação profissional.

“Sou suspeito para falar, pois amo minha profissão e a Pague Menos, mas a farmácia com o Amor do tamanho do Brasil, que vai onde você está, não poderia querer menos para os seus profissionais do que o ICTQ. Este, eu recomendo!”, finaliza Castro.

Atendimento

Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 08:00 às 18:00 horas.

Telefones:

  • 0800 602 6660
  • (62) 3937-7056
  • (62) 3943-1157

Whatsapp

  • (62) 99473-1495

 

 

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua Tobias Barreto, nº 803, Mooca, São Paulo - SP.

CEP: 03.176-000

Telefone: (11) 2607-6688

Fale conosco