Portal do Aluno Portal do Aluno

Reflexos da Validação de Metodologia Analítica

Reflexos da Validação

A cultura da validação já é um grande avanço quando se pensa em laboratórios, lembro-me que ao me interessar pelo tema logo no meu início de carreira, e as primeiras leituras eram no mínimo engraçadas ou constrangedoras quando se tem sede por um assunto, muitas vezes me deparei com frases como “o assunto é muito novo” ou “ainda não foi completamente entendido” e até mesmo “ainda não conhecemos sobre, porém”, e isso tudo tinha um ar de “achismo” que ao me deparar com tal, logo no início, me frustrou, porém, naquele momento foi que percebi o quão desafiador seria compreender esse processo e encontrar uma lógica, e confesso, algumas vezes pensei em desistir de tentar entender.

Reuni diversas literaturas, conversei, fui para a bancada, e durante o passar do tempo, fui percebendo que a validação, seja de processo, sistema, utilitário ou analítica é baseada em pilares firmes e esses pilares são apenas a confirmação matemática de uma execução física com confirmação palpável, era apenas isso.

E aonde estava a graça disso? Para que tantos cursos, eventos, artigos e livros, e tantas coisas se era algo tão simples? Haveria ciência na validação ou seria apenas trabalho, emprego e rotina? Muitos analistas veem a validação apenas com um aumento de salário ou aumento de trabalho, uma rotina pesada, sem grandes desafios, creio que isso também deve ter passado pela minha mente, mas foi por pouco tempo, disso estou completamente certo.

A validação é base de sustentação de um sistema da qualidade, para o analista de validação deve ser vista como base para o desafio do conhecimento que ele tem até então e não apenas uma “receitinha de bolo” ou “uma análise mais detalhada” ou outra coisa que possa vir a cabeça, primeiro pois é através da validação de metodologia analítica que podemos desdobrar o método analítico, conhece-lo com profundidade, as ferramentas estatísticas devem ser aplicadas em plenitude e não apenas o que há em legislação, e assim, dominar o método analítico.

Desta forma, se formos nos aprofundar nos guias de validação de metodologia analítica, que hoje estão vigentes, bem como nas versões anteriores e da união destes, traçar um método condizente com a base analítica, seja do físico-químico, seja do microbiológico, seja de ensaios dos mais diversos pois a base de raciocínio analítico é a mesma, basta o analista dominar sua porção teórico-prática na execução metodológica.

Durante um processo de validação de metodologia analítica, o analista deve ter em mente toda a técnica analítica que irá desempenhar, e utilizar toda a sua experiência para avaliar o procedimento, destacando os pontos realmente importantes, garantindo assim uma avaliação fidedigna.

Acredito que seja um grande erro dizer logo de início que a validação é apenas um processo caro, e sim, pode-se dizer que é um investimento na marca, investimento na logistica laboratorial, investimento na redução de custos. Demonstrar para o gestor, demonstrar para o financeiro se torna uma função primordial para captar os recursos necessários para sua execução e para mensurar sua qualidade nos níveis elevados que são requesitos para manter e elevar o valor da marca. Demonstrar isso, graficamente é um desafio para a área técnica, porém é a linguagem que a área administrativa consegue compreender, devido a complexibilidade do assunto, ou então, eles entendem apenas como exigência dos orgãos sanitários, isso é um fato que é grande realidade, em principal das pequenas e médias empresas da área.

Atualmente, percebo que os reflexos da validação de metodologia analítica podem ser percebidos e devem ser aplicados em vários aspectos, a confiabilidade dos resultados analíticos liberados pelo laboratório é apenas um dos pontos, agora, se formos pensar em tempo analítico, otimização de equipamentos, conforto de analista, redução na geração de residuos sólidos laboratoriais, desenvolvimento e maturidade profissional-analítico, aprimoramento do sistema de desenvolvimento de produtos e no sistema da qualidade no laboratório e seus respectivos reflexos dentro de toda cadeia de fornecedores, processos e produto terminado.

Atendimento

Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 08:00 às 18:00 horas.

Telefones:

  • 0800 602 6660
  • (62) 3937-7056
  • (62) 3943-1157

Whatsapp

  • (62) 99473-1495

 

 

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua Tobias Barreto, nº 803, Mooca, São Paulo - SP.

CEP: 03.176-000

Telefone: (11) 2607-6688

Fale conosco