Portal do Aluno Portal do Aluno

ICTQ é destaque na FCE Pharma pelo segundo ano

CONTEÚDO PREMIADO: Registre seus dados e concorra a um iPhone 8

O maior evento de tecnologia industrial farmacêutica – a FCE Pharma - mostrou, na semana passada, as maiores inovações do setor. Sua 23º edição recebeu um estande do ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico pelo segundo ano consecutivo. O evento, que acontece em São Paulo (SP), tem papel preponderante na evolução do segmento, não só por meio das inovações e dos lançamentos de tendências, produtos e serviços, mas também por conta do compartilhamento de conteúdos e experiências nas conferências e palestras.

O ICTQ é a única instituição de ensino a expor na feira, o que lhe confere um patamar privilegiado no setor. Seu estande, com 72m2, atraiu players de todas as áreas da indústria, além de profissionais interessados em sua capacitação. Para beneficiar os visitantes, o Instituto realizou diversas ações promocionais, entre elas foi oferecida uma foto lembrança personalizada, com a captação da imagem por meio de um celular de mais de um metro de altura, que levou a marca do evento e da instituição.

O Instituto apresentou as novidades e lançamentos de cursos, possibilitando, não só o acesso às inscrições, como também aos mais diversos conteúdos oferecidos pelo Instituto. O diretor do ICTQ, Marcus Vinicius de Andrade, ressalta que é muito importante participar desse evento, que é o maior da América Latina e o mais impactante no segmento da indústria farmacêutica. “Só participam da FCE Pharma as grandes empresas do setor industrial farmacêutico. O ICTQ faz parte de um grupo seleto que busca inovação e oferece conhecimento aos profissionais que desejam galgar degraus mais altos em suas carreiras. Participar da FCE Pharma é fundamental para reconhecimento da nossa marca junto aos grandes representantes desse mercado”, ressalta ele.

De olho no futuro

Um dos assuntos mais relevantes da feira é o futuro da indústria 4.0, que nada mais é do que a incorporação, em alta velocidade, da digitalização às atividades industriais, automatizando tarefas e serviços, antes realizados manualmente. Esses e outros temas foram apresentados em diferentes locais no pavilhão e instâncias da feira, como a Arena do Conhecimento e o tradicional Simpósio da Academia Nacional de Farmácia que, neste ano, abordou ciências farmacêuticas, tecnologia na indústria farmacêutica, regulamentação sanitária e sistemas de qualidade. Já o InnoPharma Conference debateu as boas práticas e últimas tecnologias da indústria farmacêutica.

Atualmente, um dos temas mais debatidos no mercado é a rastreabilidade. No segundo semestre do ano passado, a Anvisa aprovou a RDC 157/17, que regulamentou o projeto piloto, definindo os parâmetros para que as empresas farmacêuticas possam começar os testes de rastreamento dos medicamentos. Todos esses processos foram demonstrados e debatidos no decorrer dos dias do evento, que recebeu mais de 16 mil visitantes qualificados, mais de 500 marcas expositoras e público vindo de todas as regiões do Brasil, além de 33 países.

Por exemplo, o gerente de contas da Sea Vision, Fernando Ribeiro, conta que a rastreabilidade já uma realidade para a indústria farmacêutica e, com isso, novas necessidades e regulamentações surgem. Mas, segundo ele, o mercado brasileiro é bem peculiar, tendo como maior desafio compreender e aplicar essa tecnologia mundialmente utilizada e com a flexibilidade necessária para se adequar às necessidades dos laboratórios brasileiros.

“Na Sea Vision & Lixis é desenvolvido um software de rastreabilidade, que é uma solução de arquitetura robusta, modular e configurável, capaz de satisfazer os inúmeros requisitos de serialização e agregação de produtos na indústria farmacêutica de Brasil”, destaca Ribeiro.

Inovação

Confira algumas das principais inovações apresentadas para o setor industrial farmacêutico na 23ª edição da FCE Pharma.

Vírus contra o câncer - Micróbios estão desempenhando um papel importante em um novo ramo da imunoterapia contra o câncer que está atraindo alguns dos maiores laboratórios farmacêuticos do mundo. A Merck anunciou planos para comprar a australiana Viralytics e obter um tratamento experimental baseado no vírus da gripe que poderia fortalecer a utilidade de Keytruda, seu remédio oncológico que é um sucesso de vendas.

Novos PCM’s (Phase Change Materials) - O Grupo Polar é referência na gestão de cadeia fria, o grupo expandiu sua sede localizada em São Bernardo do Campo (SP). Com mais de 6.000m² de área produtiva e mais de 1.800m² de área administrativa, o novo Centro de P&D é formado por uma equipe de farmacêuticos e engenheiros químicos e tem, por objetivo, desenvolver novas soluções em embalagens e elementos térmicos, como por exemplo, novos PCM’s (Phase Change Materials) que continuem a atender à real demanda do mercado brasileiro.

Controle de umidade - A Thermomatic dispõe de uma linha completa de produtos para controle de umidade e cuidados com a qualidade do ar, adequados para empresas, indústrias e residências, e esteve presente na feira pela 1ª vez. Durante a FCE Pharma, os visitantes avaliaram os desumidificadores que atendem com rigor às exigências da RDC 17, da Anvisa, e do guia de qualidade para sistemas de tratamento de ar e monitoramento ambiental na Indústria Farmacêutica.

Compressora de baixo custo - A Almapal exibiu a compressora Protab 300, que reúne em seu projeto tecnologia europeia com custos otimizados ao mercado brasileiro. Apresentou também sua nova área para terceirização de cosméticos. A empresa oferece máquinas para fabricação de sólidos orais, leitos fluidizados, compressoras, encapsuladoras, emblistadeiras, encartuchadeiras, cabines de amostragem e pesagem, autoclaves, estufas, gerador de vapor puro, soluções para rastreabilidade, linha de equipamentos para envase de injetáveis, equipamentos de detecção de vazamento em embalagens e sistemas de inspeção de embalagens finais. 

Catálogos eletrônicos - A Carvalhaes promoveu reuniões de negócios e interação com o público por meio de catálogos expostos eletronicamente em telões. Entre os produtos que exibiu, destaque para as marcas LGC (padrões caracterizados de impurezas Mikromol) e Honeywell (solventes para cromatografia Chromasolv e reagentes para Karl Fischer Hydranal). 

Análises e detecção de endotoxinas - A Lonza oferece produtos e serviços para detecção de endotoxinas, liderando um caminho de inovação em produtos, métodos e softwares. Na FCE Pharma, eles exibiram o software WINKQCL V5, líder no segmento para análises e detecção de endotoxinas. Ele oferece soluções totalmente integradas para testes de quantificação de endotoxinas, gerenciamento de dados e elaboração de relatórios.

Novas opções de revestimentos e novos agentes de enchimento - A QuantiQ atua na importação e distribuição de princípios ativos e excipientes, oferecendo diversas soluções para o mercado farmacêutico. Este ano ela anunciou a expansão do portfólio e agora oferece opções de revestimentos e novos agentes de enchimento. Ao todo, serão distribuídos mais de 15 novos produtos entre os quais Lactose, Celulose Microcristalina, Carbonato de Cálcio, e Revestimentos.

Pouch com efeito táctil - A Bemis é uma das maiores fabricantes de embalagens do mundo. Entre as novidades apresentadas na FCE Pharma está o pouch com efeito táctil, que simula materiais como papel, madeira e couro, e oferece uma experiência diferente ao consumidor no ponto de venda. A partir de novembro, a empresa contará com um novo equipamento de rotogravura voltado para a produção de embalagens de medicamentos, com a impressão simples ou com reversão em 10 cores em diferentes tipos de substratos, além de produção de micro lotes.

Ossos e articulações - A Rousselot apresentou novos produtos para ossos e articulações. Líder global em gelatina e peptídeos de colágeno, a empresa destacou em seu estande o PeptanIIm, matriz de colágeno hidrolisado tipo II. É a terceira vez da empresa no pavilhão. O PeptanIIm é um novo e poderoso bioativo multifuncional para a saúde das articulações, eficaz em baixa dosagem e que pode ser usado em comprimidos, cápsulas e balas de gelatina. O produto é ainda solúvel em água, permitindo ampla variedade de aplicações nutracêuticas, na forma de misturas em pó, iogurtes e bebidas UHT.

Enzima lactose - Um dos lançamentos da DSM foi o Happy Belly Tolerase, que são comprimidos mastigáveis, de sabor baunilha, com enzima lactose. Ele converte a lactose em glicose e galactose. Foi desenvolvida para uso em suplementos alimentares, indicada para pessoas intolerantes à lactose, dando-lhes a liberdade de desfrutar de produtos lácteos.

FCE Cosmetique - Exposição Internacional de Tecnologia para a Indústria Cosmética

No mesmo pavilhão FCE Pharma estiveram expondo também grandes marcas do setor de cosméticos. A FCE Cosmetique é o primeiro evento a receber os lançamentos de ingredientes e insumos da Europa e o único na América Latina que sempre esteve presente na transformação do setor, reunindo toda a cadeia de fornecedores da indústria cosmética e trazendo inovação para o mercado latino-americano.

No primeiro dia de FCE Cosmetique aconteceu também a abertura do Congresso da Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC). A série de palestras reuniu os principais líderes do segmento para debater os desafios tecnológicos e o consumidor do futuro.

Em sua 31ª edição, o Congresso trouxe para o evento John Jiménez, farmacêutico e cientista-sênior da Belcorp. O peruano defende que, em toda a indústria latino-americana, o principal desafio atualmente é a velocidade de inovação. “Os mercados são muito competitivos”, explica. “Precisamos estar na vanguarda da informação. O congresso é uma iniciativa em direção a isso”.

Tags: farmacia, profissão farmacêutica, Indústria Farmacêutica

Atendimento

Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 08:00 às 18:00 horas.

Telefones:

  • 0800 602 6660
  • (62) 3937-7056
  • (62) 3943-1157

Whatsapp

  • (62) 99473-1495

 

 

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua: Haddock Lobo, n° 131, Sala: 910, Cerqueira César.

CEP: 01414-001 , São Paulo -SP.

Telefones:

(11) 2607-6688
(11) 2268-4286

Fale conosco