Portal do Aluno Portal do Aluno

Júlio Maia, o Farmacêutico que conhece a fórmula do sucesso

CONTEÚDO PREMIADO: Registre seus dados e concorra a um iPhone 8

Especialista em Farmácia Magistral pela Afarmag, mestre em Administração de Recursos Humanos e Materiais; professor de Farmácia Hospitalar da Universidade Federal do Rio Grande do Norte durante 30 anos, o  Diretor-presidente da Farmafórmula LTDA, farmacêutico e bioquímico Júlio Maia de 62 anos, atualmente, colhe os frutos de mais de 40 anos de trabalho, estudo e muita visão empreendedora.

Com 80 lojas espalhadas por todo o Brasil, o farmacêutico empreendedor buscou informação com modelos de gestão implantados em outros países, se atualizou e procurou entender a logística e conhecer os fornecedores para encontrar sua receita de sucesso. Segundo ele, a diferença que faz você ser farmacêutico e dono do negócio é muito grande, afinal, a visão de mercado, aliada a visão técnica de um profissional pode facilitar e muito o crescimento de uma empresa. Para Maia, o profissional farmacêutico, sendo proprietário, tem um manancial de trabalho muito maior que o leigo e tem como se aprofundar muito mais no negócio. Hoje a Farmafórmula,, atualmente a maior rede de farmácias de manipulação do Brasil, fatura acima de R$ 20 milhões/ano, e esta presentes em 15 estados da federação. Confira a entrevista exclusiva com esse farmacêutico empreendedor concedida ao ICTQ e aumente seus conhecimentos e visão de negócios. 

ICTQ - O senhor, atualmente, possui uma Rede com farmácias em todo o Brasil. Mas como foi que tudo começou?

Júlio Maia - Nós temos 80 lojas no Brasil, tudo começou no quarto da secretária da casa do meu pai, lá nós abrimos uma empresa de manipulação ligada a uma farmácia que eu tinha, que abri em 1977, em 1981 comecei a Magistral e só em 1983 é que virou Farmafórmula, que é o nome que nós temos até hoje.

ICTQ -  Que particularidades ou dificuldades forma superadas logo no início do empreendimento?

Júlio Maia - Foi uma dificuldade muito grande naquela época começar a franquear, por conta da distância de Natal para o resto do Brasil. O que me salvou foi a credibilidade que eu tinha a nível nacional, que como farmacêutico hospitalar eu ministrava aula no Brasil inteiro e isso facilitou muito o começo da minha vida dentro da Farmafórmula e facilitou muito o nosso crescimento na área de franquias.

ICTQ - Qual é a fórmula para ser farmacêutico e empreendedor de sucesso ao mesmo tempo?

Júlio Maia – São vários os aspectos a se considerar e isso depende muito do profissional. Umas das primeiras questões que sempre coloco para o sucesso é o preparo. O farmacêutico tem que se formar para isso, ter algum conhecimento da área de administração, da área de empreendedorismo. Hoje em dia, nós temos muito como fazer isso, porque nós temos várias empresas no Brasil formadoras, que deixam preparado para enfrentar o mercado.

ICTQ - Que diferença faz, o fato de você ser farmacêutico, no papel de dono do negócio?

Júlio Maia -  A diferença é muito grande até por conta da visão que nós temos no mercado, a visão técnica que nós temos mesclada com a visão de gestão de negócio que nos temos, a parceria com os demais colegas dentro da empresa facilita muito a nossa vida para fazer com que a empresa possa crescer. O profissional farmacêutico, sendo proprietário, tem um manancial de trabalho muito maior que o leigo e tem como se aprofundar muito mais no negócio.

ICTQ - O que você recomenda ao farmacêutico que quer empreender?

Júlio Maia - Minha maior recomendação é persistência. Na minha história, eu posso dizer que passei um ano fazendo uma fórmula por dia. Qualquer outro teria desistido. Hoje quando digo que nós já fizemos mais de oito milhões de fórmulas, desde a fundação da empresa - se juntarmos todos os nossos franqueados - muitos ficam admirados. Mas não sabem que no início eu fazia uma fórmula por dia e acreditei no negócio.

ICTQ – Como foi a experiência de ter uma especialização do ICTQ In Company em sua empresa?

Júlio Maia – Durante a especialização, vários franqueados nossos, vários colaboradores fizeram o curso de vocês com o objetivo claro de crescerem no conhecimento. Ter a Pós-graduação customizada para a nossa empresa, nos deu uma maior maturidade e segurança na nossa atuação no dia a dia de nosso trabalho, isso foi muito importante para a empresa, para mim e para cada um deles.

ICTQ - No varejo de drogarias é comum os empresários de médio e pequeno porte se unirem em torno de associativismo, enquanto os grandes se unem na Abrafarma, isso acontece também no mercado magistral? Ou tem tendência para acontecer?

Júlio Maia - O associativismo na farmácia magistral já começou, a Farmafórmula faz parte de uma S.A, de um grupo chamado KATALIS S.A que é formado por 6 empresários, que juntos possuem 157 pontos de venda (PDV).Nós estamos juntos para pegarmos uma oportunidade de negócio e crescermos de uma forma conjunta e com isso criamos a empresa na área de saúde, de oportunidade de negócio. O primeiro grande negócio que fizemos foi a aquisição da DROGADERMA de São Paulo, mas estamos procurando crescer no mercado, comprar juntos, fazer um trabalho bem cadenciado nessa área.

ICTQ - Você acredita na medicina cada vez mais personalizada e menos industrializada, inclusive no desenvolvimento das medicações, no futuro?

Júlio Maia – Acredito que o mercado no futuro será híbrido, com um espaço bem maior para a atuação do farmacêutico.

Atendimento

Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 08:00 às 18:00 horas.

Telefones:

  • 0800 602 6660
  • (62) 3937-7056
  • (62) 3943-1157

Whatsapp

  • (62) 99473-1495

 

 

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua: Haddock Lobo, n° 131, Sala: 910, Cerqueira César.

CEP: 01414-001 , São Paulo -SP.

Telefones:

(11) 2607-6688
(11) 2268-4286

Fale conosco