Portal do Aluno Portal do Aluno

Os caminhos do farmacêutico no mundo VUCA

Comecemos com derradeira pergunta: como saber se estamos conduzindo nossas carreiras pelo caminho mais assertivo?

O Brasil caminha para ser um dos maiores mercados farmacêuticos do mundo e a profissão aponta para mais de 70 possibilidades de carreira. Tecnologias, regulamentações e leis mudam tudo o tempo todo: trazem eficiência e eficácia ao trabalho humano, resgatam a farmácia clínica, automatizam produção de medicamentos, mudam as relações de trabalho e por aí vai...

Nesse mundo de mudanças radicais pairam as incertezas: farmacêutico será terceirizado nas grandes redes? Consultórios farmacêuticos serão aceitos nos planos de saúde? Terão adesão popular? Sindicatos vão conseguir melhorar o piso ou vão desaparecer? Os robôs farmacêuticos produzidos na China são uma ameaça real para a profissão? Até que ponto a tecnologia substitui o trabalho humano? Que doenças e vírus serão erradicados?

Esse é o mundo VUCA*: um mundo VOLÁTIL (VOLATILITY), onde o volume e a magnitude da mudança não se encontram num padrão previsível; de INCERTEZAS (UNCERTAINTY), onde falta previsibilidade em assuntos e acontecimentos; COMPLEXO (COMPLEXITY), com inúmeras causas difíceis de compreender; e, por fim, AMBÍGUO (AMBIGUITY), onde falta clareza sobre o significado dos fatos. Volátil, incerto, complexo e ambíguo, VUCA!

Como administrar uma carreira num mundo assim imponderável, de mudanças rápidas e radicais?

1 – Libertando-se de todos os paradigmas: No mundo VUCA não há lugar para o “sempre foi assim”, é preciso pensar fora do escopo-padrão de soluções e ousar fazer diferente. Sabia que já tem empresário pensando em aplicativo para atenção farmacêutica remota? O que você pensa disso? Pense bem antes de responder.

2 – Criando novas atribuições: O seu sucesso no mundo VUCA é diretamente proporcional à sua capacidade de se fazer necessário. Nesse mundo a remuneração indexada pelo “piso de categoria” tende a ser cada vez menor. O crescente número de faculdades de farmácia e a flexibilização das legislações trabalhistas tendem a explodir o conceito de “piso salarial”. Você pode criticar essa ideia e permanecer imóvel ou movimentar-se. Dica: você não é uma árvore.

3 – Empreendendo: O empreendedor se colocará como profissional dominante em qualquer configuração de mundo. Não confunda o empreendedor com o empresário, empreender vai muito além de trocar o CPF por um CNPJ. Empreender é ditar as regras que regem todas as relações sociais. Na vida profissional os empreendedores não viajam por estradas, preferem cruzar desertos e matas fechadas. Estradas levam a destinos conhecidos, já alcançados por outros.

4 – Pivotando: Empreendedores vêm usando um novo verbo, “pivotar”. O termo é derivado do inglês to pivot (“mudar” ou “girar”) e designa uma mudança radical no rumo do negócio. Aqui aplicamos o termo à carreira. Não tenha medo de pivotar, de trocar o duvidoso pelo promissor. Isso mesmo, não corra do “duvidoso”, pois no mundo VUCA o “certo” não existe mais. 

5 - “Vucando-se”: a chave real é “ser e estar VUCA”. O seu eu deve viver mais no estar do que no ser definitivo. O analfabeto do século XXI não será mais aquele que não sabe ler ou escrever, mas aquele que não tem capacidade de aprender, desaprender e reaprender continuamente.

Terminemos com a derradeira resposta: enlouqueça! Digo isso pensando no melhor significado para o termo “louco”, se é que isso é possível. Talvez Nietzsche explique melhor: “E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música”. Fim!

*VUCA: volátil, incerto, complexo e ambíguo, VUCA é um conceito criado pelo exército americano para descrever a realidade pós-Guerra Fria: um mundo de mudanças rápidas e de realidades atualizadas em curto espaço de tempo.

 
 

Atendimento

Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 08:00 às 18:00 horas.

Telefones:

  • 0800 602 6660
  • (62) 3937-7056
  • (62) 3943-1157

Whatsapp

  • (62) 99473-1495

 

 

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua Tobias Barreto, nº 803, Mooca, São Paulo - SP.

CEP: 03.176-000

Telefone: (11) 2607-6688

Fale conosco