Portal do Aluno Portal do Aluno

05 curiosidades sobre a profissão farmacêutica na França

Em uma sociedade culturalmente distante de nossa realidade no Brasil, o farmacêutico francês, atua em um ambiente favorável às práticas integrativas nas farmácias comunitárias, com monopólio de suas atividades comerciais assegurado por lei centenária.

A farmacêutica Lauren Vernan é brasileira, mas mora em Paris, na França. Ela trabalha na farmácia Monge e trás com exclusividade, curiosidades sobre a atuação do farmacêutico por lá, que se diferencia ou que as vezes se aproxima de nossa realidade por aqui. Confira!

1 - Responsabilidade do farmacêutico na farmácia comunitária

É na farmácia comunitária que trabalha a maioria dos farmacêuticos franceses. E apenas as sociedades integralmente constituídas por farmacêuticos podem ser proprietários de farmácia. Na França, a indivisibilidade da propriedade e da direção técnica de farmácia consta do artigo L.575º do Código de Saúde Pública, e tem mais de dois séculos.

2 - Permanência do profissional na farmácia

Todo estabelecimento que vende medicamentos tem, obrigatoriamente, de ser dirigido por um farmacêutico, que é obrigado a estar presente na farmácia durante o seu funcionamento. No caso de impedimento ou ausência ocasional do profissional, terá de haver um farmacêutico substituto (artigo L.579; a. 24 de setembro de 1976). As farmácias fecham no período de férias do profissional ou quando este não está presente – ou seja, quando o farmacêutico vai ao banco, ao almoço e etc.

3 - Quantidade de farmácias no país

Com mais de 20 mil estabelecimentos no país, não há leis que impeçam a montagem de farmácias no que tange à localização ou proximidade entre estabelecimentos.

As farmácias são discretas, identificadas por uma cruz verde, e deixam somente os produtos de higiene, cosméticos e pessoais ao alcance do público. Os medicamentos ficam atrás do balcão. Outro aspecto interessante é que quase todas as farmácias comercializam medicamentos homeopáticos.

4 - Possibilidade de prescrição?

Na França, o farmacêutico efetua serviços de atenção básica e, por meio de entrevistas com o paciente, indica, se necessário, medicamentos isentos de prescrição ou orienta sobre cuidados à saúde. É comum que a população procure seu farmacêutico local para orientação e aconselhamento. No entanto não há prescrição documentada.

5 - Remuneração

O farmacêutico é remunerado única e exclusivamente por uma margem fixa e única sobre o preço de venda estabelecido. Os medicamentos são reembolsados pela seguridade social. As despesas com medicamentos correspondem a 19% dos gastos com saúde por parte da população.

Atendimento

Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 08:00 às 18:00 horas.

Telefones:

  • 0800 602 6660
  • (62) 3937-7056
  • (62) 3943-1157

Whatsapp

  • (62) 99473-1495

 

 

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua Tobias Barreto, nº 803, Mooca, São Paulo - SP.

CEP: 03.176-000

Telefone: (11) 2607-6688

Fale conosco