Portal do Aluno Portal do Aluno

Consultório Farmacêutico Itinerante promoverá a Assistência Farmacêutica em todo o País

É de conhecimento geral que a Assistência Farmacêutica (AF), reúne um conjunto de ações voltadas à proteção e recuperação da saúde, por meio da promoção do acesso aos medicamentos e o seu uso racional.

Portanto, neste contexto, vale ressaltar que “a prestação de uma Assistência Farmacêutica de qualidade é fundamental para a saúde pública. Inúmeros estudos apontam a falta de efetividade terapêutica com uso de medicamentos, não pela ineficácia da medicação, mas sim pela baixa adesão aos tratamentos” afirma o Dr. Diego Guedes, farmacêutico de Recife - PE.

Reconhecendo a importância da Assistência Farmacêutica no Brasil, o ICTQ (Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para Farmacêuticos), tem investido cada vez mais na especialização de profissionais interessados na prestação de serviços farmacêuticos. Os estudos vão além da teoria em sala de aula.  O Instituto mantém uma farmácia escola, equipada com um consultório farmacêutico, que proporciona aos alunos aprendizado prático através do atendimento prestado à comunidade do bairro da Mooca em São Paulo – SP. Mas o Instituto não para por aí...

Assistência Farmacêutica sob 4 rodas

Levantando ainda a bandeira da Assistência Farmacêutica no Brasil, o ICTQ lança um novo projeto para 2018.

Trata-se de um consultório farmacêutico itinerante, que, a partir do próximo ano viajará o país fomentando 4 objetivos principais:

1. A promoção da importância sobre cuidado com a saúde a partir dos serviços farmacêuticos;
2. A promoção do Uso Racional de Medicamentos;
3. A formação prática de alunos nos cursos de especialização em Farmácia Clínica, Consultório Farmacêutico e Prescrição Farmacêutica, do ICTQ em todo o País;
4. A valorização do farmacêutico frente à sociedade como um agente de saúde.

O consultório farmacêutico itinerante do ICTQ visará ainda, atender cidadãos de todas as classes sociais. “Em uma semana o consultório poderá estacionar em uma comunidade carente de assistência médica e farmacêutica. Em outra semana ele poderá estacionar na porta de uma drugstore de um bairro elitizado”, indica Raphael Espósito – Farmacêutico, Gerente Regional de Relacionamento do ICTQ no Sul e Sudeste.

Espósito lembra que “o atendimento à população será de forma individualizada e privativa, baseado nas resoluções que regulamentam as práticas da farmácia clínica no Brasil”.

Guedes, indica que “levar o consultório farmacêutico de forma independente da farmácia é uma forma inteligente de desvincular o cuidado farmacêutico da aquisição dos produtos nas farmácias comunitárias”. Ele afirma ainda que é preciso mostrar à população que não necessariamente o indivíduo precisa estar em uso de medicamentos para poder se beneficiar de um atendimento farmacêutico.

Inovação que revoluciona a profissão farmacêutica

O projeto, com amplitude para todo o país, é inovador e pioneiro para a classe farmacêutica. “Antes de mais nada é importante destacar o pioneirismo do ICTQ no que diz respeito ao consultório farmacêutico já evidenciado em outras ocasiões. Atitudes como essa ratificam ainda mais o papel de vanguarda do Instituto neste tema”, afirma Guedes.

O presidente do Conselho Regional de Farmácia do Pará (CRF-PA), Dr. Daniel Jackson, avalia que “a iniciativa está alinhada às novas necessidades e perspectivas do profissional farmacêutico e, principalmente, da sociedade”. Jackson avalia ainda que “estar perto do paciente é imprescindível para uma Assistência Farmacêutica de qualidade. E a qualidade ultrapassa a esfera puramente técnica, diga-se de passagem. Está nos pequenos detalhes – no toque, no olhar, no cuidado”.

Nesse contexto de transformação da profissão farmacêutica, Jackson afirma que “o farmacêutico tem sido cada vez mais visto como um profissional plural dentro da gama de atribuições profissionais – a população tem o direito de saber e, sobretudo, contar com o farmacêutico em cada uma dessas atividades”. Ele ressalta que “ter a imagem do profissional fortalecida e vista como crescente referência é o resultado de um trabalho intensivo, fomentado por ações como as do ICTQ, que aproximam o farmacêutico da sociedade e fortalecem o papel de agentes democratizadores da saúde”.

A inspiração para o novo projeto do ICTQ

Iniciativas semelhantes que inspiraram o consultório farmacêutico itinerante do ICTQ, já acontecem em outras profissões no Norte do País. Um projeto realizado pela coordenação de saúde mental da secretaria de saúde de Rio Branco – AC, tem levado atendimento médico a vários moradores de rua na capital.

Quando o carro com o consultório médico chega a uma localidade, chega também um pouco de cidadania àqueles que costumam enfrentar o desprezo social. É só a equipe montar o chamado consultório de rua para os pacientes aparecem, um após o outro.

A psicóloga Raquel Lee, que faz parte do projeto em Rio Branco – AC, conta que já viu muitas pessoas marginalizadas serem ressocializadas. “Nós temos muitos casos positivos. De pessoas que já saíram das ruas, de outros que estão no processo, estão se esforçando, estão caminhando...”.

O resultado não tem preço. E só precisa de um carro equipado e quatro profissionais dispostos a levar atenção, respeito e principalmente esperança de dias melhores para quem vive na rua.

Tags: farmacêutica, fararmacêutico, cursos de atualização

Atendimento

Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 08:00 às 18:00 horas.

Telefones:

  • 0800 602 6660
  • (62) 3937-7056
  • (62) 3943-1157

Whatsapp

  • (62) 99473-1495

 

 

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua Tobias Barreto, nº 803, Mooca, São Paulo - SP.

CEP: 03.176-000

Telefone: (11) 2607-6688

Fale conosco