Farmacêuticos dobram o salário com o consultório farmacêutico

A Drogaria Econômica, com atuação em Imperatriz (MA), já fazia parte do quadro de clientes da Automatiza Sistemas – uma empresa em joint venture com o ICTQ que oferta ao mercado a automatização de processos comerciais e clínicos na farmácia. No caso, a empresa já possuía o software de gestão de vendas da Automatiza, mas passou a se interessar também pelo projeto do consultório farmacêutico inteligente e contratou a consultoria farmacêutica no início de 2017.

Fatos e problemas

A Drogaria Econômica existe há 40 anos e é um negócio de família. O diretor, Alfredo Oliveira Assunção, é um gestor com perfil voltado à inovação, sempre à frente da concorrência.

Seu respeito ao profissional farmacêutico e ao trabalho prestado à população fez com que sua farmácia sempre mantivesse serviços que nem eram exigidos legalmente, mas que beneficiavam a população. Um exemplo é a manutenção de farmacêutico em período integral, mesmo antes da lei que obrigava a presença dele na farmácia.

Assunção e sua equipe já mantinham um atendimento clínico diferenciado na região. Essa era sua marca registrada. Porém, esse trabalho de atendimento ao público era feito em um local dentro do salão, com mesa e cadeira, mas aberto, ou seja, não havia uma sala exclusiva para isso. Naquele ambiente eram feitos cerca de 20 atendimentos diários. No entanto, Assunção lembra que, no passado, já teve um atendimento até com sala fechada, mas que teve de desativar por conta de espaço.

Quando conheceu o novo projeto do consultório farmacêutico, percebeu que poderia reativá-lo de maneira mais profissionalizada em sua farmácia e, assim, dar um grande passo em direção ao atendimento clínico mais personalizado à população de Imperatriz.

As perguntas que surgiram: Quais as técnicas necessárias? Qual a legislação relativa ao tema? Onde estabelecer o consultório? Qual o tamanho ideal? Qual o investimento necessário? Essas e outras perguntas careciam de resposta. Para isso, a Econômica precisaria de uma consultoria para transformar esse projeto em realidade. Assim, com a intenção de garantir seu mercado, aumentar vendas e fidelizar seus clientes de maneira efetiva, Assunção fechou o contrato de consultoria para a implementação do consultório.

Resolvendo o problema

 “O gestor da farmácia contratou a consultoria no início de 2017, a qual o ajudou a atingir seus objetivos de mercado. Para aumentar o interesse, o comprometimento e o empenho da sua equipe, a Drogaria Econômica  obedeceu a direcionamentos da consultoria, seguindo passos importantes”, diz o diretor da Automatiza, Guilherme Torres. Os passos foram:

  • Estabelecimento de metas claras;
  • Oferta de estímulos individuais para seus colaboradores serem mais produtivos e colaborativos;
  • Recompensa para aqueles que conseguem atingir as metas propostas;
  • Modificação do quadro de farmacêuticos que não se adequaram à nova metodologia da empresa.

O conceito passou a ser divulgado na região e em outros órgãos do setor. Logo após a inauguração, houve uma palestra no espaço do consultório do presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter Jorge João, e a presença do conselheiro federal Fernando Bacelar Lobato. Ambos comentaram a qualidade e o pioneirismo do projeto.

Foi desenvolvida uma parceria com a faculdade de Farmácia da região, em que os alunos com as melhores notas ganham o direito de estagiar na Drogaria Econômica e, assim, manter contato com o conceito do consultório.

Resultados

O consultório foi implantado em março de 2017. Quatro farmacêuticos passaram a atender a população no local durante todo o período de funcionamento do estabelecimento, ou seja, das 7h às 24h, todos os dias da semana.

A consulta não é cobrada; a cobrança é apenas dos serviços prestados. A quantidade de atendimentos triplicou, atingindo a marca de 60 consultas por dia.

Às quartas-feiras, chegam a realizar cerca de 120 atendimentos. “O mais importante desses atendimentos gratuitos é que geram um fluxo importante de clientes e, com isso, aumentam as vendas de medicamentos, perfumaria e nutracêuticos. Além disso, os pacientes que tiveram seu primeiro atendimento gratuito também continuam seus tratamentos e retornam em outros dias, aumentando enormemente a receita”, comenta a diretora da farmácia, Adriana Macedo Assunção.

Depois da inauguração, cresceram as vendas de nutracêuticos de maneira geral. Antes eram vendidos cerca de R$ 5.000,00 em nutracêuticos. Os farmacêuticos estudaram muito sobre esses produtos e acabam focando no segmento. Assim, as vendas de nutracêuticos aumentaram, chegando a R$ 45.000,00. Um crescimento de 800% na venda desse tipo de produto.

A atuação dos farmacêuticos mudou e eles passaram a se sentir mais valorizados, o que aumentou a produtividade. Em termos gerais, eles se dedicam quase que exclusivamente ao consultório. Para se ter uma ideia, além do salário, os farmacêuticos passaram a receber comissão sobre os serviços prestados e sobre a venda de nutracêuticos, chegando, em algumas ocasiões, a dobrar seus salários.

Opiniões de quem acompanhou o case:

 “No passado, já tivemos um consultório, que foi estabelecido de maneira mais incipiente. Precisamos desativá-lo e passamos a atender cerca de 20 clientes ao dia no espaço da loja. Com a consultoria e a profissionalização do projeto, nossos farmacêuticos chegam a atender 60 pessoas no consultório por dia, de maneira mais efetiva. Esse resultado é surpreendente.” Adriana Macedo Assunção é diretora da Drogaria Econômica.

“A implantação do consultório da Drogaria Econômica foi muito importante para a população porque as outras farmácias começaram a se mexer para a mesma direção. Os alunos do nosso curso de Farmácia querem todos estagiar na Drogaria Econômica, apesar de termos outros parceiros conveniados. Como isso não é possível, nós estabelecemos um critério aqui na Faculdade: apenas aqueles alunos com as maiores notas em todas as disciplinas teriam direito ao estágio lá, atendendo ao requisito da disciplina Estágio em Farmácia Comercial.”Professora Talita Pinho Marcelino é coordenadora do curso de Farmácia da Faculdade Devry Facimp, em Imperatriz (MA).

“Estou há seis meses no consultório. A experiência vem trazendo grande novidade para a população. O farmacêutico, que era visto como atendente para vender medicamento, passou a agente de promoção da saúde dentro da farmácia. A população não vê apenas um local de venda, mas um local de clínica. As pessoas estão mais conscientes sobre o uso racional de medicamentos. Estamos prescrevendo medicamentos de nossa alçada. Nós não diagnosticamos, mas ajudamos a manejar algumas doenças. Acompanhamos pacientes diabéticos e hipertensos e isso melhora o quadro das doenças. A experiência tem sido gratificante. O consultório é promissor, tanto para o farmacêutico, que é muito bem remunerado por isso, quanto para o empreendedor, em termos de negócio, pois as vendas aumentam significativamente.” Paulo Anderson Gonçalves de Lima é farmacêutico responsável técnico da Drogaria Econômica.

“O respeito ao profissional farmacêutico e ao trabalho prestado à população fez com que sua farmácia sempre mantivesse serviços que nem eram exigidos legalmente, mas que beneficiavam a população”

“Quando conheceu o novo projeto do consultório farmacêutico, percebeu que poderia reativá-lo de maneira mais profissionalizada em sua farmácia”

“A atuação dos farmacêuticos mudou e eles passaram a se sentir mais valorizados, o que aumentou a produtividade”

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