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Matérias para profissionais do Varejo Farmacêutico

Pesquisa ICTQ aponta preferência dos consumidores de HPC

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Estudo inédito “Perfil de Consumo de HPC”, realizado pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ) em 16 capitais do País, revela o que tem motivado o consumidor brasileiro na hora de comprar produtos de higiene pessoal e cosméticos (HPC). Foram entrevistadas 2.088 pessoas, sendo que a abordagem foi realizada em pontos de grande movimento dos centros urbanos.

Prescrição farmacêutica de antimicrobianos. O que você pensa disso?

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É fato amplamente conhecido que, atualmente, o farmacêutico não pode prescrever antimicrobianos. No entanto, antes de 2013 (Resolução 586/13, do CFF) ele também não poderia prescrever os medicamentos isentos de prescrição médica (MIPs) e essa atividade já faz parte de suas atribuições atualmente. A pergunta é: será que a evolução da profissão farmacêutica levará esse profissional também à possibilidade de prescrever antibióticos no balcão da farmácia? Há os que defendam essa liberação e os que são contra ela. Quem está certo?

Práticas integrativas e o papel do farmacêutico

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A definição da Organização Mundial da Saúde (OMS) é bem clara sobre o que são as práticas integrativas e complementares de saúde (PICs) – sistemas que buscam estimular mecanismos naturais de prevenção e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase no atendimento humanizado e na integração homem, meio ambiente e sociedade.

Papel do farmacêutico no combate às doenças causadas pelo Aedes aegypti

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Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), braço da Organização Mundial da Saúde (OMS) nas Américas, de 3 a 4 milhões de pessoas poderão contrair o zika vírus em 2016 no continente americano. Desse total, 1,5 milhão de casos devem ser registrados no Brasil, onde as autoridades de saúde investigam a relação do zika com o aumento da ocorrência de microcefalia, anomalia que implica na redução da circunferência craniana do bebê, entre outras complicações, e a síndrome de Guillain-Barré, doença que atinge o sistema nervoso.

A atenção farmacêutica especializada em geriatria

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O Brasil está envelhecendo. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida para as mulheres é de 78,8 anos. Já para os homens o índice chega até 71,6 anos. Superando essa previsão, em algumas localidades é fácil encontrar idosos com 80, 90 e até 100 anos (embora bem menos comum). Esse acontecimento se deve muito à evolução da medicina e da ciência, que vêm auxiliando a humanidade a driblar possíveis falhas com ajuda dos medicamentos e de outros tratamentos.

Os 6 argumentos de quem não pratica a Atenção Farmacêutica

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Você, farmacêutico que atua no varejo, é daqueles que engrossam o coro dos que têm medo de exercer a atenção farmacêutica em sua plenitude, com receio de errar na execução? A pergunta pode até parecer jocosa para muitos... mas saiba que há um contingente de profissionais que evita a prática da atenção farmacêutica por alguns motivos facilmente compreensíveis. Se você é um deles, vai se reconhecer. Entenda as alegações:

A prescrição farmacêutica em casos de doenças causadas pelo aedes aegypti

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O ministro da Saúde, Marcelo Castro, assegurou que o Brasil está tomando todas as medidas necessárias para combater o mosquito aedes aegypti e a microcefalia. O detalhamento das ações do governo federal foi apresentado no final de fevereiro de 2016, durante a sessão de debates temáticos realizada no plenário do Senado sobre a situação do vírus zika no País. Castro descreveu ainda os recursos para prevenção e controle do mosquito aedes aegypti: os repasses federais cresceram 39% nos últimos anos (2010-2015), passando de R$ 924,1 milhões para R$ 1,29 bilhão. Para 2016, a previsão é de um incremento de R$ 580 milhões, uma vez que o valor chegará a R$ 1,87 bilhão. Além disso, foi aprovado no orçamento um adicional de R$ 500 milhões para o combate ao Aedes.

Revolução Tecnológica

A revolução tecnológica no PDV

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Você trabalha no varejo farmacêutico? Se você é uma pessoa afinada com as novas tecnologias, pode estar considerando que é questão de sobrevivência manter um sistema de gestão eficiente, com mecanismos para saber quem são os melhores funcionários, os melhores parceiros, quem são os clientes e o que eles compram (e não compram), qual é o estoque, qual é a quantidade máxima e mínima que se deve manter na loja etc. A pergunta dos especialistas é: você acha que isso basta? A resposta é Não! É fundamental usar e abusar de tecnologias que permitam reconhecer quem realmente é o cliente e, assim, tratá-lo de forma personalizada e fazer promoções customizadas, com maiores chances de retorno.

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