Farmacêutica é presa ministrando curso de forma irregular de farmácia estética

Farmacêutica é presa ministrando curso de forma irregular de farmácia estética

Neste sábado (10/04), uma farmacêutica, de 37 anos, foi presa em flagrante, em um quarto de hotel em Araranguá (SC), por exercício irregular da profissão quando ministrava cursos de farmácia estética.  

De acordo com o portal Agora Sul, a farmacêutica estava dando um curso com procedimentos práticos na área de harmonização facial com ácido hialurônico e outras substâncias. No entanto, além de estar em local inapropriado, ela não tem habilitação para realizar esse treinamento.

A prisão ocorreu durante a manhã, em uma ação da Vigilância Sanitária Estadual e do Conselho Regional de Farmácia (CRF), com apoio da Polícia Militar. A farmacêutica já estava sob investigação há algum tempo, devido às inúmeras denúncias.

Ao chegarem ao local, os oficiais encontraram cinco alunas e cinco pacientes modelos. Além disso, foram identificadas várias irregularidades nos produtos utilizados pela responsável pelo curso, inclusive, produtos sem registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e sem autorização para comercialização.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Entre os produtos apreendidos, estão aproximadamente 160 seringas de hidroxiapatita de cálcio; 160 ampolas do skinbooster; 15 do ácido desoxicolato; 10 do ácido hialurônico reticulado; além de outros medicamentos de uso injetável.

O Portal Agora apurou que a mesma mulher já concedeu entrevistas para alguns meios de comunicação na cidade catarinense e se intitulava nas redes sociais como farmacêutica esteta, porém, ela não tem essa homologação no CRF-SC, logo, não pode exercer a profissão.

Como se sabe, para atuar na área, o profissional deve ser graduado em farmácia e pós-graduado em Saúde Estética, reconhecido pelo ministério da educação, conforme estabelecido pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) na Resolução 616/15.

Após a prisão, a farmacêutica foi encaminhada à Central de Plantão Policial de Araranguá, onde foi autuada no Artigo 273 do Código Penal Brasileiro, que classifica como crime a atividade de falsificar, corromper, adulterar ou alterar produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais. Até o momento, a farmacêutica segue presa.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

Atuação do farmacêutico em estética

A farmácia estética é um campo fértil de possibilidades para atuação do farmacêutico, que tem vislumbrado nela melhores rendimentos e mais autonomia.

Com a regulamentação do segmento, em 2013, foram surgindo dúvidas sobre quais procedimentos o profissional poderia realizar em consultório. Por isso, o CFF publicou a Resolução 616/15, que definiu os requisitos técnicos para o exercício profissional na saúde estética.

O professor especialista em Farmacoterapia Estética e em Saúde Estética, do ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, Pedro Henrique Alves, lembra que, para garantir a segurança, na farmácia esteta, o profissional deve ter todo o cuidado com armazenamento e assepsia dos produtos e do local, e tanto o farmacêutico, como o paciente devem estar com roupas especializadas. E claro, é essencial que o profissional seja capacitado para exercer as técnicas em estética, pois uma falha pode ocasionar em complicações sérias à saúde do paciente.

“Para procedimentos minimamente invasivos, são exigidas técnicas que, realmente, precisam ser dominadas. São situações em que se pode atingir algum vaso ou nervo, e qualquer erro desse pode acometer o paciente a ter um problema de saúde severo”, atesta Alves.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente.

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmacêutica, Farmácia Clínica, estética

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS