Opinião sobre assuntos farmacêuticos

Como será a profissão farmacêutica depois que essa pandemia acabar?

Como será a profissão farmacêutica depois que essa pandemia acabar?

| 4617 views

Será que após a pandemia do novo coronavírus o mundo será o mesmo? E nós, farmacêuticos, seremos os mesmos?

Ao longo da trajetória da humanidade, muitas doenças mudaram o curso da história, propiciando alterações que vão desde hábitos culturais, expansão de poder, modificações na economia e, também, avanços tecnológicos.

Pandemia: o poder do NÃO nas mãos do Farmacêutico

Pandemia: o poder do NÃO nas mãos do Farmacêutico

| 3852 views

Para quem imaginou que o Brasil começaria a caminhar após o carnaval – como ocorre impreterivelmente todos os anos – está vivendo agora uma situação inusitada, e que provavelmente terá consequências sem precedentes, tanto a nível de saúde pública, quanto econômico, moral e por aí vai. Aos mais desavisados, estou me referindo à pandemia causada pelo famigerado Coronavírus, também denominado COVID-19, que está causando, literalmente, a paralisação não só do “país do carnaval”, mas também do mundo!

Coronavírus: farmacêuticos devem receber por insalubridade e trabalhar com EPI

Coronavírus: farmacêuticos devem receber por insalubridade e trabalhar com EPI

| 37816 views

Em tempos de pandemia, os farmacêuticos são o principal grupo de risco de contato e contágio pelo coronavírus (Covid-19). Dentre todos os profissionais de saúde, incluindo enfermeiros e médicos, são os farmacêuticos, os mais expostos nas mais de 80 mil farmácias e drogarias distribuídas em todo o País.

Integridade de Dados levada a sério

Integridade de Dados levada a sério

| 1179 views

O desafio da implantação da Integridade de Dados nos processos e na Validação de Sistemas Computadorizados: as agências reguladoras do setor farmacêutico mundial de medicamentos sempre dependeram do conhecimento que as organizações desenvolveram para a fabricação, embalagem, análises, distribuição e monitoramento de produtos. Está implícita, no processo de avaliação e revisão, a confiança entre o órgão regulador e a indústria, que gera as informações enviadas em estudos, documentos de processo e liberações analíticas. Essas informações, que são a base das Boas Práticas de Fabricação (BPF) – ‘o que não foi escrito, não foi feito’ -, são usadas nas decisões diárias e devem, então, ser abrangentes, completas e confiáveis.

A Constituição e o SUS não passam de boas intenções na oncologia

A Constituição e o SUS não passam de boas intenções na oncologia

| 610 views

O câncer muito provavelmente é umas das doenças mais temidas pelas pessoas no mundo. Caracterizado por uma proliferação desordenada das nossas próprias células que ainda sem uma explicação clara se tornam nossas inimigas. Relacionada ainda hoje a sofrimento, dor e morte, qualquer indivíduo que recebe o seu diagnóstico, sem dúvida nenhuma tem como maior anseio o tratamento, independente da sua modalidade, seja quimioterapia clássica ou imunoterapia, seja cirurgia ou radioterapia.

O que você deve saber sobre a Validação de Limpeza

O que você deve saber sobre a Validação de Limpeza

| 832 views

A atualização da legislação sanitária nacional (RDC 17/10) tornou-se um desejo de longa data. Para aqueles que participam de inspeções para exportação era perceptível a dificuldade de aceitação da regulamentação nacional frente a outras mundialmente utilizadas. Com o objetivo de harmonizar os padrões utilizados nas inspeções sanitárias praticadas em outros países, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) buscou tornar o Brasil membro do Pharmaceutical Inspection Co-operation Scheme (PIC/s).

Automedicação: Farmacêutico, a culpa não é sua, entenda porque

Automedicação: Farmacêutico, a culpa não é sua, entenda por que

| 2970 views

Desde 2014 tenho realizado pesquisas acerca do comportamento brasileiro, relacionado ao consumo de medicamentos por conta própria. Os estudos - que considero pioneiros – trouxeram luz, para mim, sobre um tema que antes era baseado em ‘achismos’, mitos e nenhuma estatística científica.

Farmacêutico: ser ou não ser inscrito no CRF? Eis a questão

Farmacêutico: ser ou não ser inscrito no CRF? Eis a questão

| 8839 views

Há algum tempo venho me aprofundando sobre as questões oriundas à regulamentação e ao exercício das atividades farmacêuticas, especialmente quanto à Farmácia Industrial – uma das 10 especialidades farmacêuticas, prevista na Resolução nº 572, de 25 de abril de 2013, do Conselho Federal de Farmácia (CFF).

Voltar

Atendimento

Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 08:00 às 18:00 horas.

Telefones:

  • 0800 602 6660
  • (62) 3937-7056
  • (62) 3937-7063

Whatsapp

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua: Haddock Lobo, n° 131, Sala: 910, Cerqueira César.

CEP: 01414-001 , São Paulo -SP.

Telefones:

(11) 2607-6688
(11) 2268-4286

 

Fale conosco

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS