Opinião sobre assuntos farmacêuticos

Farmácias vendem risco de câncer com 25% OFF

| 89 views

Extra... extraaa!!! Aqui na Farmácia você pode aumentar em 5 vezes suas chances de desenvolver câncer de estômago, EU DISSE 5 VEZESSSS,  pagando 25% a menos. Corra para nossa loja mais próxima! Parece piada. Mas não é!Escrevo este artigo para apontar como a falha no processo de atenção farmacêutica (ou a ausência da mesma) pode transformar uma farmácia num balcão de negócios para a morte. Isso mesmo, morte. Vou pegar pesado!

Luxos do Conselho Federal de Farmácia: entenda a polêmica

| 63981 views

Os últimos meses foram marcados por uma série de denúncias contra os gastos do Conselho Federal de Farmácia (CFF), instituição que regulamenta e disciplina o exercício da profissão farmacêutica. Afinal, as alegações dos denunciantes são verdadeiras ou falsas? É verdade que os gastos realizados pela autarquia farmacêutica são exorbitantes? Para responder estas e outras perguntas, farei um raio-x da situação que ganhou as redes sociais no primeiro mês de 2019.

Tendências para a Farmácia Hospitalar em 2019 e para a próxima década

| 2943 views

Considerando que vivemos numa era em que as tendências para a área de farmácia são altamente globalizadas e os efeitos de mudanças nos Estados Unidos e Europa rapidamente chegam ao Brasil, eu discuto, neste artigo, algumas tendências que irão surgir em breve e irão impactar a atuação do farmacêutico hospitalar.

Papel do farmacêutico na judicialização da saúde

| 1954 views

A saúde pública é um dos aspectos de maior importância dentro da esfera dos direitos garantidos à população, e o Sistema Único de Saúde (SUS) é o órgão que deveria promover o acesso à assistência adequada.

Farmacêutico prefere ganhar bem a ser chamado de Doutor

| 7738 views

Escrevo este artigo inspirado pelos comentários que recebi em redes sociais, num texto que publiquei aqui, no Portal do ICTQ. Naquela ocasião a matéria intitulada “TODO FARMACÊUTICO DEVERIA SER CHAMADO DE DOUTOR?” recebeu uma enxurrada de comentários e compartilhamentos. Quase que em uníssono, os internautas questionaram: de que adianta nós farmacêuticos sermos chamados de doutores se não somos valorizados em termos salariais?

Caso Carrefour – tudo o que uma farmácia jamais pode repetir

| 4360 views

A empresa Carrefour é uma rede internacional de hipermercados fundada na França em 1960. No Brasil, desde 1975, a empresa tem mais de 570 lojas em formatos tão variados quanto hipermercados e lojas de bairro, a rede ainda possui drogarias, postos de combustível e serviços financeiros. As filiais brasileiras desse gigante do varejo mundial lucraram em 2017 R$ 1,4 bilhão. Todos os números e cifras ligados à big rede são assombrosamente grandes.

Farmacêutico Raiz x Farmacêutico Nutella

| 7928 views

A farmácia no Brasil se estabeleceu em meados de 1860 na forma de uma botica que manipulava e comercializava medicamentos. Naquele contexto, o Farmacêutico Raiz exercia plenamente seu conhecimento, realizava consultas, prestava Atenção Farmacêutica e provia à sociedade a mitigação de males e, muitas vezes, a cura por meio do exercício de sua arte. Esse período marcou o nascimento da FARMÁCIA COMO ESTABELECIMENTO DE SAÚDE, onde o tratamento individualizado realizado pelo farmacêutico conferia valor e importância ao profissional.

Todo farmacêutico deveria ser chamado de doutor?

| 17259 views

Por diversas vezes presenciei discussões, muitas delas acirradas, sobre o “pseudônimo” de Doutor atribuído pela população a médicos e advogados, mesmo que estes não tenham defendido uma tese num programa de doutorado. O hábito de chamar advogados e médicos de Doutor vem do período colonial. Nessa época, o termo era utilizado para se referir aos que tinham estudado fora do país, e a maioria dos jovens ricos cursavam medicina ou direito. O fato que me fez escrever este artigo é que, ainda hoje, os médicos continuam sendo chamados de Doutor. Essa tradição é reforçada por boa parte dessa classe profissional, que usa o termo em cartões de visita, placas de identificação, perfis nas redes sociais e, inclusive, ao se referirem a outros médicos. Visto isso, lhe pergunto: nós, farmacêuticos, também devemos nos autodenominar Doutores?

Voltar

Atendimento

Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 08:00 às 18:00 horas.

Telefones:

  • 0800 602 6660
  • (62) 3937-7056
  • (62) 3937-7063

Whatsapp

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua: Haddock Lobo, n° 131, Sala: 910, Cerqueira César.

CEP: 01414-001 , São Paulo -SP.

Telefones:

(11) 2607-6688
(11) 2268-4286

 

Fale conosco

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS