Caixa eletrônico de opioides - Canadá instala o primeiro do mundo

Caixa eletrônico de opioides - Canadá instala o primeiro do mundo

Já pensou como seria um caixa eletrônico que, em vez de ser utilizado para fornecer dinheiro ou outros produtos, tivesse a finalidade de dispensar analgésicos controlados? Essa realidade já funciona em Vancouver, no Canadá. O país acaba de receber o serviço MySafe, considerado a primeira máquina automática de opioides do mundo.

Apesar da polêmica em torno do assunto, as autoridades canadenses em saúde pública garantem que a ideia do aparelho não é proporcionar o acesso livre da população aos medicamentos de uso controlado. Segundo os órgãos, a intenção é, justamente, o contrário, pois, o projeto visa reduzir o número de mortes por overdoses de opioides e de outras drogas naquele país.

Na máquina, o usuário não pode, simplesmente, chegar e retirar o produto, como é feito em algumas máquinas de vendas de refrigerantes, por exemplo. O funcionamento usa o sistema de biometria para identificar se a pessoa é dependente química. Somente após esse procedimento é que o dispositivo libera a quantidade de opioide prescrita.

Para o professor de epidemiologia da Universidade da Colúmbia Britânica, em Vancouver, o projeto poderá diminuir os casos de overdoses na cidade: “Eu acho que, eticamente, nós precisamos oferecer uma opção mais segura. Em vez de comprar fentanil de procedência desconhecida em um beco, nós podemos oferecer medicamentos farmacêuticos para as pessoas” disse ele, em entrevista publicada no jornal The Guardian.

Um fato curioso é que o sistema tem sido utilizado, inclusive, como método de combate ao uso da heroína.  

Leia também: Documentário da Netflix com um farmacêutico fala da epidemia de opioides nos EUA

Outro detalhe curioso é que a pessoa não precisa pagar pela dose, pois, o medicamento é incluso no Pharmacare, que faz parte do sistema público de saúde canadense que cobre a utilização de fármacos. No aparelho, o usuário pode retirar comprimidos de hidromorfona, uma droga utilizada para o alívio de dores.

Entretanto, vale ressaltar que o uso indiscriminado de opioides também pode causar dependência química, caso não seja administrado corretamente. Por isso, a atenção e orientação do farmacêutico é essencial para o paciente. Este, inclusive, tem sido um ponto polêmico em relação ao uso e a expansão do sistema MySafe.

Um ponto importante é que para utilizar o MySafe é necessário um cadastro na máquina. Por enquanto, o número de pessoas que utilizam o serviço é pequeno. A expectativa é de que o projeto, que está em fase inicial, se expanda por várias cidades do país e fique aberto 24 horas por dia.

Epidemia de opioides em outros países

Apenas entre 2006 e 2014, mais de 100 bilhões de doses de oxicodona e hidrocodona foram distribuídas nos Estados Unidos. O levantamento foi divulgado por meio de dados federais no Washington Post. Em julho de 2019, o jornal já havia informado que empresas farmacêuticas americanas tinham fabricado e disponibilizado mais de 76 bilhões de analgésicos, ou seja, os novos números revelam um aumento de 24 bilhões de doses no consumo dos medicamentos.

Participe também: Grupo de WhatsApp para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Atendimento

Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 08:00 às 18:00 horas.

Telefones:

  • 0800 602 6660
  • (62) 3937-7056
  • (62) 3937-7063

Whatsapp

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua: Haddock Lobo, n° 131, Sala: 910, Cerqueira César.

CEP: 01414-001 , São Paulo -SP.

Fale conosco

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS