Matérias para profissionais do Varejo Farmacêutico

De zero a mil drogarias em sete anos

| 694 views

Antes mesmo de completar uma década, a administradora de redes associativistas de farmácias, Farmarcas, comemora, em 2019, uma história de sucesso que virou livro: De zero a mil Drogarias em Sete Anos. A obra apresenta um modelo de negócio e gestão que vem dando certo, complementado pela valorização das pessoas e seus objetivos. Lançado em agosto, o livro conta a trajetória da empresa desde 2012, com autoria de Renata D’Elia.

Intoxicação por medicamentos cresce 20% em uma década no Brasil

Intoxicação por medicamentos cresce 20% em uma década no Brasil

| 1333 views

Nos registros mais recentes do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), de 2016, foram apurados no Brasil 80.082  casos de intoxicação, sendo 27.261 provocados por medicamentos, o que corresponde a 34% do total. Esse número é cerca de 20% superior ao da pesquisa realizada uma década antes, quando foram computados 22.552 casos desse tipo. Entre as principais causas das intoxicações medicamentosas, os acidentes individuais predominam (8.911 casos ou 32,7%), seguidos das tentativas de suicídio (8.888 –32,6%), uso terapêutico (5.855 – 21,5%), erro de administração (1.368 – 5%) e automedicação (919 – 3,4%).

Conselhos agonizam com ações que impedem cobrança de anuidade e taxas

Justiça proíbe taxas do CRF e determina restituição dos últimos 5 anos

| 16187 views

Há dois temas em destaque neste momento: pagamento de anuidade apenas pela matriz das redes e proibição de cobrança de taxas pelos conselhos. O primeiro é relativo ao Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos (Sincofarma), de São Paulo, que ganhou ação coletiva movida contra o Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP) para que as anuidades (pessoa jurídica) sejam pagas somente pela matriz das redes de farmácia. Dessa forma, as filiais, que não têm o capital destacado, deixarão de arcar com esse custo.

Anvisa avança nos testes rápidos em farmácias

Anvisa avança nos testes rápidos em farmácias

| 2161 views

As farmácias têm acompanhado diversas iniciativas no sentido da revisão da RDC 44/09. Como exemplo, em julho deste ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) promoveu uma consulta dirigida com o objetivo de levantar dados sobre a prestação de serviços de assistência à saúde em farmácias do País. Entretanto, o segmento tem demandado outros serviços que podem ser feitos nas farmácias, como os exames realizados próximo ao paciente, apelidados de testes rápidos, os chamados Testes Laboratoriais Portáteis (TLPs) – do inglês Point-of-Care Testing (POCT).

Como vamos trabalhar com o Ifood dos medicamentos?

Como vamos trabalhar com o Ifood dos medicamentos?

| 3162 views

Tudo começou com o Magazine Luiza, daí veio uma avalanche de grandes magazines e marketplaces disponibilizando a venda medicamentos isentos de prescrição (MIPs) e também os prescritos em suas plataformas de e-commerce, como é o caso do Submarino, Americanas, Casas Bahia, Ponto Frio, entre outras. Agora até mesmo o Rappi entrou nessa onda, funcionando, mais ou menos, como um IFood do medicamento!

A RDC 44/09 da Anvisa será atualizada

A RDC 44/09 da Anvisa será atualizada

| 12428 views

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está promovendo, junto à às Vigilâncias Sanitárias (Visas) estaduais e municipais uma consulta dirigida, como o objetivo de levantar dados sobre a prestação de serviços de assistência à saúde em farmácias do País.

Redes de farmácia terceirizam venda de medicamentos pelas Casas Bahia, Americanas, Ponto Frio e Magazine Luiza

| 11482 views

Após uma luta homérica que evitou que a MP 881/19 apresentasse emendas que permitissem a venda de medicamentos em supermercados na Lei de Liberdade Econômica, o segmento farmacêutico acaba de sofrer novo baque! Desta vez os medicamentos estão sendo vendidos nas Casas Bahia, no Magazine Luiza, Americanas, Ponto Frio e outros varejistas. Essas lojas estão intermediando a venda de medicamentos para a Drogaria São Paulo, a Pacheco e outras redes.

Consultório Farmacêutico: planejamento e indicadores essenciais

| 734 views

Nunca é demais citar o clássico pensamento de um dos gurus da administração moderna, Peter Drucker: o que não pode ser medido, não pode ser melhorado. A frase remete à utilização de indicadores como ferramenta de medição de desempenho, de maneira quantificável, buscando entender se os objetivos estão sendo atingidos e identificando a necessidade de adoção de medidas corretivas, muito útil na gestão de um consultório farmacêutico.

Médicos e Enfermeiros são retirados das farmácias do sul e nordeste

| 6608 views

Ter acesso à informação precisa, verídica e de fonte confiável é um diferencial essencial que favorece à nação farmacêutica e valoriza a profissão nas suas mais diferentes áreas de atuação. Prova disso é a força do jornalismo e do sistema de comunicação integrada do ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico.

Voltar

Atendimento

Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 08:00 às 18:00 horas.

Telefones:

  • 0800 602 6660
  • (62) 3937-7056
  • (62) 3937-7063

Whatsapp

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua: Haddock Lobo, n° 131, Sala: 910, Cerqueira César.

CEP: 01414-001 , São Paulo -SP.

Telefones:

(11) 2607-6688
(11) 2268-4286

 

Fale conosco

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS