Matérias para profissionais do Varejo Farmacêutico

Como funciona a compra de medicamentos pelo SUS

| 341 views

Em 2017, o Ministério da Saúde destinou quase R$ 18 bilhões para a assistência farmacêutica. Esse montante, além do envio de recursos para estados e municípios, possibilitou a compra de 4,7 bilhões de medicamentos do Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF), 313,3 milhões do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) e 22,2 milhões de medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF).

O Programa Farmácia Popular e o Farmacêutico

| 355 views

O mais importante programa de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, o Programa Farmácia Popular do Brasil, viveu momentos de muitas incertezas nos últimos tempos. Dúvidas sobre a manutenção do programa, redução nos repasses à rede conveniada e o descredenciamento de quase dois mil estabelecimentos levaram o setor farmacêutico e a população que se beneficia dele a pensarem na possível interrupção no fornecimento ou até mesmo no colapso do sistema. Por várias vezes, circularam notícias, na imprensa, de que o Farmácia Popular estava com os dias contados.

20 interações medicamentosas mais frequentes

| 251797 views

As interações medicamentosas podem ser consideradas erros evitáveis? Sim e não! Sim, porque o farmacêutico (e o médico) deveria ter conhecimento das reações causadas pela combinação de medicamentos, alimentos, fitoterápicos etc. Não, porque na era da polifarmácia é comum que pacientes com doenças crônicas e que estejam usando até uma dezena de medicamentos diferentes não relatem o fato ao profissional de saúde, já que recebem receitas de prescritores de diferentes especialidades.

A resolução 658/18 do CFF sobre a propaganda dos serviços farmacêuticos, comentada

| 620 views

A Resolução 658/18, do Conselho Federal de Farmácia (CFF), surgiu por conta de denúncias dos farmacêuticos aos seus Conselhos Regionais (CRFs) de que outros colegas e alguns responsáveis por empresas farmacêuticas estariam extrapolando os limites do bom senso na divulgação de seus serviços.

Esse exagero teria sido questionado pela imprensa nacional e até sendo objeto de ações judiciais individuais e também promovidas por entidades de classe. Com isso, surgiu a necessidade de regulamentar a propaganda e a publicidade sobre a atuação farmacêutica. Assim, o farmacêutico recebeu parâmetros a serem seguidos, com o apoio do CFF.

Entenda qual é o papel da farmácia no combate ao colesterol

| 5134 views

As doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes no Brasil. Em 2017, foram mais de 380 mil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Em 2018, a expectativa é que cerca de 400 mil pessoas morram por doenças do coração. Esses dados motivaram a SBC a criar o Cardiômetro, para calcular as mortes por doenças cardiovasculares no País: são mais de 1.000 mortes por dia, cerca de 43 por hora, 1 morte a cada 1,5 minutos (90 segundos). 

Atenção Farmacêutica – prescrição em doenças dermatológicas

| 8609 views

A pele é um dos maiores órgãos do corpo humano, atingindo até 16% do peso corporal. É constituída por epiderme (porção epitelial), derme (porção conjuntiva), e anexos cutâneos (pelos, glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas). Dentre suas funções incluem-se proteção, uma vez que evita perda de água e eletrólitos, bem como a entrada de micro-organismos; termorregulação; sensorial (recebe os estímulos de dor, calor, frio); excreção de substâncias; formação de vitamina D3; respostas imunológicas aos alérgenos.

Como aplicar preços em serviços de aferição de glicemia em farmácias e drogarias

| 2749 views

Segundo dados da International Diabetes Federation (IDF) existem cerca de 12 milhões de brasileiros diabéticos e o Brasil se encontra na quarta colocação em número de diabéticos no mundo, perdendo somente para China, Índia e EUA. O diabetes é um sério problema de saúde pública em todo o mundo e mesmo com o surgimento de novas tecnologias, como o pâncreas artificial, medidores de glicose que não precisam de picadas e insulina inalada, que dispensa o uso de agulhas, sem educação (conhecimento) o tratamento fica comprometido, podendo levar ao surgimento das comorbidades inerentes do descontrole glicêmico, como retinopatia, neuropatia, nefropatia, doenças cardiovasculares, amputação e disfunção erétil.

Primeira franquia de consultório farmacêutico no Brasil

| 51839 views

Você tem ou deseja ter uma farmácia? Excelente! Você é um empreendedor e sabe que empreender no Brasil é para os fortes! No entanto, você também sabe que competir com as grandes redes é uma tarefa de gigantes. O fato é que os empresários farmacêuticos que quiserem ter um diferencial competitivo, e vencer essa barreira, terão de lançar mão dos serviços farmacêuticos – considerado o grande boom do segmento.

O panorama do Varejo Farmacêutico no último trimestre

| 12023 views

Se você quiser conhecer os acontecimentos mais importantes no varejo farmacêutico, este é um artigo que você precisa ler! A movimentação desse segmento no trimestre de junho a agosto de 2018 trouxe notícias boas... algumas muito boas...e outras nem tanto. A equipe de jornalismo do ICTQ,  Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação pra o Mercado Farmacêutico, compilou os principais fatos, acompanhe:

Voltar

Atendimento

Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 08:00 às 18:00 horas.

Telefones:

  • 0800 602 6660
  • (62) 3937-7056
  • (62) 3937-7063

Whatsapp

  • (62) 99473-1495

 

 

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua: Haddock Lobo, n° 131, Sala: 910, Cerqueira César.

CEP: 01414-001 , São Paulo -SP.

Telefones:

(11) 2607-6688
(11) 2268-4286

Fale conosco