Matérias para profissionais do Varejo Farmacêutico

Médicos cubanos realizam serviços farmacêuticos em Rede de Farmácias no Sul

| 44830 views

Farmacêutico, você já conheceu o limite do desrespeito com relação à sua profissão no Brasil? Claro que já...alguns fatos, infelizmente, mostraram isso, entretanto, há o mais recente evento inusitado que, se não fosse trágico, seria cômico! Na rede de Farmácias São João, os médicos cubanos que deixaram o Programa Mais Médicos, do Governo Federal (e decidiram permanecer no País), estão sendo contratados como balconistas, mas estariam atuando como farmacêuticos!

Protocolo de tratamento de câncer de útero e ovário

| 74 views

O câncer de útero no mundo apresenta-se como a segunda neoplasia mais prevalente entre a população feminina. Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) para o Brasil, no biênio 2018 e 2019 haverá 16.370 casos novos de câncer de colo do útero, ocupando a terceira posição em casos da doença nas mulheres.

A carreira do farmacêutico com atuação política

| 180 views

O Farmacêutico que escolher ter uma atuação política experimentará muito prestígio no meio profissional, mas também muita pressão pela natureza do trabalho que executa. Os que a exercem são responsáveis por apontar qual rumo a profissão farmacêutica deve seguir, principalmente quando estão nos conselhos de classe. Além disso, quando atuam na presidência ou em gerências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), esses profissionais determinam ainda a política socioeconômica de todo o mercado farmacêutico e de saúde no Brasil.

Atenção Clínica e Imunologia em pediatria para farmacêuticos

| 475 views

A imunologia é o estudo dos mecanismos fisiológicos que os seres humanos e outros animais empregam para defender seus corpos da invasão por outros organismos. O sistema imune é crucial para à sobrevivência humana, e falhas em sua funcionalidade resultam em desfechos fatais, como observado em condições de redução ou ausência de imunidade protetora.

Atuação do farmacêutico é fundamental na revisão farmacoterapêutica do idoso

| 445 views

O País está cada vez mais velho. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida cresceu três meses e 11 dias, de 2016 para 2017. Separada por gênero, o índice para as mulheres é de 79,4 anos. Já para os homens é de 72,5 anos. Claro que essa previsão é superada em algumas localidades, tornando-se fácil encontrar idosos com mais de 80 ou 90 anos (às vezes até com 100 anos, embora bem menos comum).

Polifarmácia: Atuação Farmacêutica em polimedicados

| 461 views

Os farmacêuticos clínicos irão concordar: é muito comum surgirem pacientes nas farmácias ou consultórios farmacêuticas fazendo uso de diversos medicamentos para o mesmo fim, cujas prescrições foram feitas por profissionais de diferentes unidades de saúde, sejam particulares ou públicas.

Atenção clínica farmacêutica em grupos especiais

| 663 views

Segundo a Organização Mundial da Saúde (2010), os erros relacionados à medicação são 25% dos problemas com a saúde no mundo, sendo que mais de 50% de todos os medicamentos são incorretamente prescritos, dispensados e vendidos. Nesse contexto, destaca-se a importância do profissional farmacêutico, não só na prevenção de riscos relacionados ao uso dos medicamentos, mas também na manutenção da saúde de pacientes que compõem os grupos especiais, como gestantes e pacientes obesos, hipertensos, diabéticos e imunodeprimidos, que são os cinco grupos abordados nessa matéria.

Farmacêutico nas Análises Clínicas - diabetes, dislipidemia e hipotireoidismo

| 805 views

O farmacêutico e professor do ICTQ - Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, dr. Rodolfo Fernandes, afirma que a medicina deve ser baseada na prevenção de doenças e não no modelo de medicina curativa. Tratar, por exemplo, pacientes com diabetes, dislipidemia, hipotireoidismo e outras doenças crônicas custa muito caro para os serviços públicos de saúde. Nesse contexto, cabe ressaltar a importância dos exames laboratoriais na prevenção de doenças, visto que inúmeros marcadores bioquímicos podem estar alterados, mesmo alguns anos antes do surgimento de sinais e sintomas de diversas doenças.

Voltar

Atendimento

Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 08:00 às 18:00 horas.

Telefones:

  • 0800 602 6660
  • (62) 3937-7056
  • (62) 3937-7063

Whatsapp

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua: Haddock Lobo, n° 131, Sala: 910, Cerqueira César.

CEP: 01414-001 , São Paulo -SP.

Telefones:

(11) 2607-6688
(11) 2268-4286

 

Fale conosco

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS