Opinião Brasileira acerca da Prescrição Farmacêutica 2014

opiniao-br-prescriacao-farmaceutica
Um ano após a resolução que autoriza o farmacêutico a prescrever medicamentos no balcão da farmácia, 43,5% da população deixam de ir ao médico e consomem medicamentos prescritos por um farmacêutico.

Dos que consomem medicamentos receitados por um farmacêutico, 81% não recebem cópia da receita por parte do farmacêutico. Os mesmos consomem os medicamentos sem nenhuma garantia documentada sobre a indicação.
Ranking das capitais que mais consomem medicamentos receitados pelo farmacêutico:

1º Rio de Janeiro (RJ) - 89%
2º Brasília (DF) - 59%
3º São Paulo (SP) e Goiânia (GO) - 56%

No último ano o brasileiro passou a confiar mais no farmacêutico. A concordância de que o farmacêutico pode receitar e a confiança nesta prescrição cresceram exponencialmente em um ano. 39% em agosto de 2013 concordavam com a prescrição farmacêutica. Em agosto de 2014 72% concordam que o farmacêutico pode receitar medicamentos.

A confiança do brasileiro neste tipo de prescrição em 2013 era de 42%, em 2014 este índice subiu para 72%.

Ranking das Capitais que mais confiam na prescrição farmacêutica:

1º São Paulo (SP), Manaus (AM) e Florianópolis (SC) - 85%
2º Goiânia (GO) e Curitiba (PR) - 83%
3º Brasília (DF) - 81%

As capitais que menos confiam na prescrição são: Maceió (AL), com 51%; Rio de Janeiro (RJ), com 52%; e João Pessoa (PB), com 55%.

Formação do farmacêutico:

Sobre a formação e preparo do farmacêutico para receitar medicamentos

A grande maioria da população (75%) tem ciência de que um farmacêutico deve ter no mínimo uma graduação ou curso superior em uma faculdade para receitar medicamentos no balcão da farmácia.

Farmacêutico invisível:

A nova Lei Federal 13.021/14 publicada no D.O.U em agosto de 2014, determina a presença integral de um farmacêutico nas farmácias e drogarias em todo o País.

No entanto, nem sempre este profissional é visível para a população ao entrar em um estabelecimento. Em 2012, o índice de identificação do profissional farmacêutico dentro das farmácias era de 46%. Em 2014 este índice caiu para 31%.

Sobre o estudo:

Título do estudo: Opnião Pública sobre a Prescrição farmacêutica (2014)
Fonte do Estudo: ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação do Mercado Farmacêutico.

Objetivos do estudo:

• Apreender as percepções da população brasileira frente à regulamentação da prescrição farmacêutica por meio da resolução do CFF 586 de agosto de 2013;
• Estimar a prevalência de aceitação do farmacêutico como prescritor de medicamentos em estabelecimentos farmacêuticos – farmácias e drogarias;
• Visualizar as possíveis mudanças na opinião pública acerca do trabalho do farmacêutico no Brasil no período de 12 meses.

Metodologia: Estudo transversal, tipo survey. Pesquisa em pontos de fluxo populacional, mediante aplicação de questionário semiestruturado, com entrevistas pessoais e individuais em pontos de fluxos populacionais abertos.

Amostra: Foram pesquisadas 2.548 pessoas em 16 capitais brasileiras de todas as Regiões do País. As entrevistas foram realizadas com homens e mulheres, com 16 anos ou mais, residentes nas cinco regiões brasileiras, entre os dias 05 e 10 de agosto de 2014.

Contatos com a imprensa para acesso a dados inéditos deste estudo, escreva para comunicacao@ictq.com.br e envie os seguintes dados:

  • Nome Completo:
  • Veículo:
  • Telefone / Celular:

Fonte: Departamento de Pesquisas do ICTQ

 

Veja mais materias sobre:

Farmacêutica, Farmacêutico, Pesquisa Farmacêutica

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS