Matérias para profissionais da Farmácia Clínica

Como dogmas científicos levaram a grandes erros da medicina moderna

Como dogmas científicos levaram a grandes erros da medicina moderna

| 132 views

Em 24 de setembro de 1955, o presidente americano Dwight Eisenhower sofreu um ataque cardíaco. Com o pânico gerado e a ânsia por determinar as causas de um problema que estava se tornando cada vez mais prevalente, os cientistas foram atrás dos culpados. Um dos principais alvos dali em diante estaria na alimentação: a gordura. Tudo começou quando um influente médico, Ancel Keys, postulou, depois de uma viagem à Itália, onde ouvira que ali as taxas de infarto eram menores que nos Estados Unidos, que a explicação para o elo residia na ingestão de gordura animal. Após influenciar outros doutores, um corpo de cardiologistas passou a reunir dados em defesa da tese. Foi assim que o ovo, o leite e as carnes entraram na corda bamba. Durante décadas, entidades respeitadas como a Associação Americana do Coração (AHA, na sigla em inglês) preconizaram a restrição de gordura pelo bem do peito. Até que alguns médicos começaram a chafurdar nas evidências e a tocar novos estudos para esclarecer essa história. O que se descobriu foi que a epidemia de doença cardiovascular nos Estados Unidos continuava à solta. E a população engordara como nunca. Por quê? Porque cortaram a gordura e o colesterol da comida e caíram de boca nos redutos de açúcar e carboidratos refinados. Foi um erro gigantesco.

Levantamento do Google revela alta histórica nas buscas por melatonina no país

Levantamento do Google revela alta histórica nas buscas por melatonina no país

| 110 views

Nos últimos cinco anos, o interesse por “melatonina” no Google saltou 150%, chegou ao maior patamar já registrado e ultrapassou a procura até mesmo por “clonazepam”, princípio ativo do rivotril, no Brasil. Segundo um levantamento exclusivo do Google Trends, as buscas sobre o suplemento cresceram acima da média mundial no mesmo período, que foi de 70%, e o país é o 7º que mais tem interesse sobre o assunto.

Estudo sugere que o autismo faz parte da evolução biológica humana

Estudo sugere que o autismo faz parte da evolução biológica humana

| 119 views

A compreensão contemporânea do transtorno do espectro autista (TEA) atravessa um momento de ruptura paradigmática. Apesar de historicamente ser enquadrado principalmente sob a ótica de alterações cerebrais que dificultam a vida em sociedade, agora o autismo começa a ser reavaliado. Novas correntes da Psicologia Evolucionista e da Genética de Populações começam a apontar a possibilidade de se tratar de uma variação estratégica que está sendo mantida, e talvez até amplificada, pela seleção natural.

Uso de fent4nil, GHB e c0caín4 rosa para potencializar o sex0 acende alerta na saúde pública

Uso de fent4nil, GHB e c0caín4 rosa para potencializar o sex0 acende alerta na saúde pública

| 203 views

Um turista russo de 33 anos, Denis Kopanev, foi encontrado morto numa trilha do Horto, na Zona Sul do Rio, em 30 de setembro do ano passado, após quase quatro meses desaparecido. Na pochete ao lado do corpo, havia GHB, um produto químico para limpeza de aviões que no Rio, assim como em outras metrópoles, caiu no gosto dos adeptos de chemsex — sexo praticado sob o efeito de drogas. O gama-hidroxibutirato, ou GHB, pode causar relaxamento e, combinado ou não a mais psicoativos, levar à morte. Segundo a polícia, Kopanev usou tina (metanfetamina, conhecida como “crack dos ricos”) e cocaína, além do solvente.

Voltar

Contatos

WhatsApp: (11) 97216-0740
E-mail: faleconosco@ictq.com.br

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

Segunda a quinta-feira: das 08h às 17h
Sexta-feira: das 08h às 16h (exceto feriados)

Quero me matricular:
CLIQUE AQUI

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - 5º andar - Centro - Anápolis/GO 

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS