9 particularidades da pesquisa clínica em oncologia que o farmacêutico precisa saber

9 particularidades da pesquisa clínica em oncologia que o farmacêutico precisa saber

| 32 views

Propiciar melhorias à saúde de pessoas acometidas por doenças é sempre uma constante na rotina dos profissionais da área, especialmente os farmacêuticos, que têm conquistado, cada vez mais, destaque, e têm se tornado peça fundamental em muitos tratamentos, em especial na oncologia. O universo que permeia pacientes com câncer – e seus familiares e amigos - é sofrido, desde o diagnóstico da doença, passando pelas terapias agressivas e, principalmente, pelo medo da morte.

Aprovada resolução sobre atuação de farmacêuticos na terapia intensiva

| 5439 views

Os farmacêuticos clínicos que trabalham em unidades de terapia intensiva já têm normativa específica que regulamenta suas atribuições. Atendendo à expectativa da classe, a Resolução sobre o tema foi aprovada na 487ª Reunião Plenária do Conselho Federal de Farmácia (CFF), realizada em 31 de outubro, na sede da entidade, em Brasília, com cobertura do jornalismo do ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico.

Vírus são agregados complexos de compostos orgânicos ou organismos vivos simples?

Vírus são agregados complexos de compostos orgânicos ou organismos vivos simples?

| 131 views

Ao pensar em organismos muito simples, acelulares, formados, basicamente, por proteínas e ácido nucleico, uma pessoa desavisada pode logo pensar em algo inofensivo, certo? ERRADO! Essa é a definição dos vírus, cujas estruturas podem impactar um organismo vivo, na medida em que os vírus são, obrigatoriamente, parasitas intracelulares, e não possuem metabolismo próprio...e muito menos são capazes de se reproduzir sem as células hospedeiras.

Protocolo de tratamento de câncer de próstata

Protocolo de tratamento de câncer de próstata

| 366 views

O câncer de próstata é o tipo que mais afeta a população masculina em todo mundo, e também se caracteriza como a quinta principal causa de morte no globo. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca) em 2018 estimou-se 68.220 novos casos no Brasil. Trata-se ainda da quarta forma de apresentação da doença quando se analisa o quadro geral de neoplasias, ou seja, todos os cânceres que acometem homens e mulheres.

Protocolo de tratamento de câncer colorretal

| 826 views

Câncer de cólon e reto – ou é um tumor maligno que se desenvolve no intestino grosso, ou seja, no cólon ou em sua parte final, o reto. É a terceira neoplasia mais frequente entre homens, atrás do câncer de próstata e de pulmão. A principal forma de apresentação de tumor colorretal é o adenocarcinoma. Em 90% dos casos surge a partir de um pólipo adenomatoso que, com o passar dos anos, sofre alterações progressivas em suas células.

Logística e logística reversa em ambiente hospitalar

Logística e logística reversa em ambiente hospitalar

| 405 views

A logística é essencial para o crescimento de clínicas e hospitais em qualquer mercado do mundo. Por isso, as empresas devem efetivar seus processos logísticos baseando-se em uma visão estratégica e buscando a garantia de resultados mais satisfatórios e o aumento da vantagem competitiva do negócio. É muito provável que os farmacêuticos, assim como os demais profissionais da área da saúde, já tenham tido contato com a logística hospitalar, considerada o componente mais importante da administração de uma instituição de saúde.

Central de manipulação de quimioterápicos

Central de manipulação de quimioterápicos

| 390 views

Com o mercado farmacêutico cada vez mais focado em especificidades clínicas, uma das carreiras que mais vêm se destacando neste segmento é a farmácia especializada em oncologia, que permite ao profissional atuação em hospitais filantrópicos, públicos e privados. Leia a matéria sobre a carreira do farmacêutico oncológico, publicada no Portal de Conteúdo do ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico (leia aqui).

Ética e bioética em Oncologia

Ética e bioética em Oncologia

| 525 views

Em qualquer órgão do corpo humano que o câncer atingir, independente da classe social do paciente, seu diagnóstico segue carregado, culturalmente, com o estigma da sentença de morte. Isso é assustador, tanto para o paciente como para os que o rodeiam, principalmente para os familiares, que travam uma luta árdua emocional para encarar o tratamento e chegar à cura da doença.

Protocolo do tratamento de câncer de mama

| 5188 views

O câncer de mama é uma das doenças oncológicas mais incidentes entre a população feminina, excluindo o câncer de pele não melanoma. No Brasil, estima-se o surgimento de 59.700 casos novos de câncer de mama para cada ano do biênio 2018-2019, com risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres.

  • 1
  • 2
Voltar

Atendimento

Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 08:00 às 18:00 horas.

Telefones:

  • 0800 602 6660
  • (62) 3937-7056
  • (62) 3937-7063

Whatsapp

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua: Haddock Lobo, n° 131, Sala: 910, Cerqueira César.

CEP: 01414-001 , São Paulo -SP.

Telefones:

(11) 2607-6688
(11) 2268-4286

 

Fale conosco

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS