Anvisa abre consulta pública que aprimora atuação de farmacêuticos na UTI

Anvisa abre consulta pública que aprimora atuação de farmacêuticos na UTI

| 2038 views

Desde de 02 de janeiro, está aberta para sugestões a Consulta Pública (CP) 753/19 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que trata da alteração da RDC 7/10, que dispõe dos requisitos de funcionamento das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e dos serviços farmacêuticos à beira leito.

Farmacoeconomia oncológica: gestão eficiente com melhores resultados clínicos

Farmacoeconomia oncológica: gestão eficiente com melhores resultados clínicos

| 460 views

A International Society for Pharmacoeconomics and Outcomes Research (ISPOR), um dos mais importantes canais de divulgação científica sobre farmacoeconomia no mundo, define o termo como o campo de estudo que avalia o comportamento de indivíduos, empresas e mercados com relação ao uso de produtos, serviços e programas farmacêuticos, e que frequentemente enfoca os custos e as conseqüências desta utilização.

Nova lista de medicamentos da RENAME 2020

Nova lista de medicamentos da RENAME 2020

| 3615 views

A Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) 2020 - que é divulgada a cada dois anos - traz os medicamentos e insumos que devem atender às necessidades de saúde prioritárias da população brasileira. Na edição de 2020 houve a inclusão de 39 itens, sendo 37 medicamentos e 2 insumos. A lista foi publicada pela Portaria 3.047, de 28 de novembro de 2019 (veja aqui).

13 condutas farmacêuticas em Oncologia Óssea

13 condutas farmacêuticas em Oncologia Óssea

| 1085 views

Quando um paciente é portador de doença reumática não se pode deixar de destacar, entre os diagnósticos diferenciais, os tumores primários, secundários e os sarcomas dos tecidos moles. Do mesmo modo que as doenças reumatológicas, os tumores que acometem os tecidos musculoesqueléticos têm uma predileção por indivíduos nas faixas etárias mais avançadas. Seu conhecimento, por parte dos farmacêuticos, é importante para o correto acompanhamento e tratamento.

Protocolo de tratamento de câncer do sistema nervoso central

Protocolo de tratamento de câncer do sistema nervoso central

| 1086 views

O cérebro e a medula espinhal formam o Sistema Nervoso Central (SNC). Assim como em outros tumores, as neoplasias nessas localizações surgem devido ao crescimento de células anormais dos tecidos. O câncer do SNC representa de 1,4% a 1,8% de todas as manifestações malignas no mundo, e 88% são no cérebro. É importante o farmacêutico saber a diferença entre os tumores que se iniciam no cérebro – cerebrais primários - e os cânceres que se iniciam em outros órgãos e, então, se disseminam para o cérebro – chamados de tumores cerebrais metastáticos.

9 particularidades da pesquisa clínica em oncologia que o farmacêutico precisa saber

9 particularidades da pesquisa clínica em oncologia que o farmacêutico precisa saber

| 1429 views

Propiciar melhorias à saúde de pessoas acometidas por doenças é sempre uma constante na rotina dos profissionais da área, especialmente os farmacêuticos, que têm conquistado, cada vez mais, destaque, e têm se tornado peça fundamental em muitos tratamentos, em especial na oncologia. O universo que permeia pacientes com câncer – e seus familiares e amigos - é sofrido, desde o diagnóstico da doença, passando pelas terapias agressivas e, principalmente, pelo medo da morte.

Aprovada resolução sobre atuação de farmacêuticos na terapia intensiva

| 8837 views

Os farmacêuticos clínicos que trabalham em unidades de terapia intensiva já têm normativa específica que regulamenta suas atribuições. Atendendo à expectativa da classe, a Resolução sobre o tema foi aprovada na 487ª Reunião Plenária do Conselho Federal de Farmácia (CFF), realizada em 31 de outubro, na sede da entidade, em Brasília, com cobertura do jornalismo do ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico.

Vírus são agregados complexos de compostos orgânicos ou organismos vivos simples?

Vírus são agregados complexos de compostos orgânicos ou organismos vivos simples?

| 677 views

Ao pensar em organismos muito simples, acelulares, formados, basicamente, por proteínas e ácido nucleico, uma pessoa desavisada pode logo pensar em algo inofensivo, certo? ERRADO! Essa é a definição dos vírus, cujas estruturas podem impactar um organismo vivo, na medida em que os vírus são, obrigatoriamente, parasitas intracelulares, e não possuem metabolismo próprio...e muito menos são capazes de se reproduzir sem as células hospedeiras.

  • 1
  • 2
Voltar

Atendimento

Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 08:00 às 18:00 horas.

Telefones:

  • 0800 602 6660
  • (62) 3937-7056
  • (62) 3937-7063

Whatsapp

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua: Haddock Lobo, n° 131, Sala: 910, Cerqueira César.

CEP: 01414-001 , São Paulo -SP.

Telefones:

(11) 2607-6688
(11) 2268-4286

 

Fale conosco

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS