Portadores de diabetes e os cuidados com a Covid-19

Portadores de diabetes e os cuidados com a Covid-19

Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), pessoas com diabetes não parecem apresentar risco aumentado de contrair o novo coronavírus. Contudo, uma vez infectado, o diabético tem mais chance de complicações graves da Covid-19, incluindo maior risco de morte.

O risco de agravamento da Covid-19 está aumentado tanto para o diabetes tipo 1 (DM1) quanto para o tipo 2 (DM2). Assim, segundo a SBEM, para ambos os casos, o risco de agravamento está relacionado à maior idade, tempo de duração da doença, estado do controle metabólico, presença de outras doenças, como hipertensão arterial, e complicações do diabetes, especialmente doença renal.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

Diabéticos fazem parte do grupo de risco também porque pacientes de doenças crônicas têm maior intensidade da replicação viral, devido ao comprometimento da resposta autoimune. A SBEM ressalta que pessoas com DM1 podem ter outras doenças imunossupressoras, como artrite reumatoide, que adiciona um estado de maior comprometimento imunológico com a infecção causada pelo novo coronavírus.

De forma geral, o diabetes é um fator de risco para qualquer infecção, pois seu portador tem o sistema de defesa do organismo diferente. Contudo, a SBEM frisa que “o bom controle da glicose pode atenuar o risco de complicações na pessoa com diabetes”, conforme descrito em seu site.

O que é preciso saber

Confira abaixo algumas recomendações fornecidas pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) – compiladas pelo site DiabetesFarma (as quatro primeiras) – e pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) sobre a Covid-19 em diabéticos.

  1. Como o diabético se contamina com o novo coronavirus?

Assim como acontece o público em geral, o paciente pode se contaminar pelo contato próximo de pessoa para pessoa. A transmissão ocorre por meio do contato com secreções como:

  • Gotículas de saliva
  • Tosse
  • Espirro
  • Catarro
  • Toque ou aperto de mão, seguido de contato com a boca, olhos ou nariz
  • Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, olhos ou nariz
  1. Quais os sintomas do novo coronavirus em diabéticos?

Os principais sintomas do Covid-19 são:

  • Tosse seca
  • Febre
  • Dificuldades ao respirar

Em casos de suspeita, a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que o paciente procure um médico e tome medidas de precaução para evitar contaminar outras pessoas.

  1. Como o diabético pode evitar o novo coronavírus?

O Ministério da Saúde passa as seguintes recomendações para evitar se contaminar com o novo coronavírus:

  • Manter o controle glicêmico devidamente adequado
  • Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas ou que apresentem sintomas da doença
  • Lavar as mãos frequentemente, principalmente após contato com outras pessoas
  • Utilizar lenços descartáveis para higiene nasal
  • Evitar contato com mucosas (mesmo as próprias) como olhos, boca e nariz
  • Cobrir nariz e boca ao espirrar
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, copos e garrafas
  • Manter sempre os ambientes bem ventilados
  • Hidratar-se
  • Evitar aglomerações e viagens
  1. Quais os riscos para os pacientes diabéticos?

A maioria das pessoas contaminadas pelo novo coronavírus passa por sintomas leves. Porém, em diabéticos, os sintomas tendem a ser mais fortes, principalmente em pacientes com longa história da doença, mau controle metabólico, moléstias concomitantes e idosos. Vale observar que os riscos de complicações do coronavírus em diabéticos tipo 1 e 2 são menores para pessoas com a doença bem controlada.

  1. Atenção aos medicamentos

A SBEM faz advertências aos pacientes diabéticos ao tomar medicamentos para o tratamento da Covid-19:

  • Não utilize antiinflamatório nem corticoide para controle de sintomas de Covid-19. Usar essas medicações pode piorar a função renal o controle da glicose
  • Outros medicamentos, como o Ibuprofeno, foram liberadas para uso pela OMS, mas o Ministério da Saúde mantém a recomendação de usar outra opção como analgésico
  • Não altere as medicações para tratar o diabetes e não suspenda o uso de medicamentos para a pressão arterial sem orientação médica
  • Não há, até o momento, nenhuma recomendação para usar o medicamento hidroxicloroquina para prevenir ou tratar Covid-19. Portanto, não se deve praticar automedicação nem estocar o produto em casa, pois haverá prejuízo para as pessoas que realmente precisam como as portadoras de lúpus e artrite reumatoide

Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS