Medicamento de diabetes testado contra Covid-19

Medicamento de diabetes testado contra Covid-19

Medicamento utilizado no tratamento do diabetes será testado por médicos do Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves, de Serra (ES), em pacientes com Covid-19 que estejam com a glicose elevada. Estudos detectaram que a doença provocada pelo novo coronavírus tem aumentado a taxa de glicemia dos infectados.

A partir desta semana, o medicamento será testado em quem estiver com a glicose elevada, como parte de um estudo internacional do qual faz parte o Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves, Hospital Israelita Albert Einstein e o National Institutes of Health (NIH) – conglomerado de institutos de pesquisa ligados ao governo dos Estados Unidos –, conforme revelou a Tribuna Online.

De acordo com o coordenador do Centro de Ensino e Pesquisa do hospital capixaba, o biólogo Vinícius Nunes, com a ajuda dessa medicação poderá ser possível normalizar a glicose no sangue. A ideia é que a diminuição da substância seja um fator a menos para atrapalhar as funções normais do paciente.

“O aumento de glicose no sangue reduz o pH sanguíneo, deixando-o mais ácido. Isso, somado às inflamações geradas, contribui para deteriorar os órgãos. O rim é um dos que sofrem bastante com essa mudança de pH e as inflamações, pois fica sobrecarregado”, salientou Nunes à Tribuna.

Pesquisas realizadas pelo NIH apontam que vários pacientes graves de Covid-19 tiveram alterações importantes da taxa de glicemia. Esses e outros estudos internacionais estão em andamento para avaliar a probabilidade do desenvolvimento de diabetes como uma sequela da infecção causada pelo novo coronavírus.

Mas o biólogo Vinícius Nunes não acredita nessa possibilidade. Na visão dele, mesmo com o aumento da glicose no sangue, pacientes com Covid-19 não têm tendência a ficar diabéticos por conta da doença. “Quando o indivíduo sarar, a taxa de glicose dele voltará ao normal”, presumiu.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

Pacientes do Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves incluídos no estudo irão receber medicamentos já utilizados para baixar a taxa de glicemia no sangue. Vinícius afirmou à Tribuna que, com a pandemia, há pouco tempo para os profissionais buscarem novos compostos. Por isso, é mais rápido usar medicamentos que já existem e que são confiáveis, além de outra vantagem.

“Essa é uma medicação interessante porque é cara e normalmente não está disponível para pacientes com tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS)”, esclareceu. Os nomes dos fármacos não foram divulgados por cláusulas de confidencialidade e porque o estudo ainda está em andamento.

Para o médico infectologista Paulo Mendes Peçanha, também ouvido pela Tribuna, estudos como esse são uma oportunidade para entender a nova doença, em um momento em que ainda há um volume significativo de pacientes com a Covid-19.

“É um aspecto relevante encontrar, por meio da pesquisa, novos conhecimentos científicos, para somar ao que já vem sendo feito em vários outros centros de pesquisa no Brasil e no mundo”, salientou.

Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmacêutica, Medicamentos, Farmácia Clínica

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS