Rússia prepara segunda vacina contra Covid-19 para lançar em outubro

Rússia prepara segunda vacina contra Covid-19 para lançar em outubro

Após o lançamento da sua primeira vacina contra o novo coronavírus (Covid-19), a Rússia planeja lançar sua segunda substância imunizante, que foi desenvolvida pelo instituto de virologia Vector da Sibéria. Segundo a vice-primeira-ministra russa, Tatiana Golikova, a previsão é que o novo antígeno seja aprovado em outubro de 2020.

A revelação foi feita durante uma transmissão pela TV, na quarta-feira (27/08), segundo informações divulgadas pela Agência Reuters. "Até hoje não houve complicações entre os vacinados na primeira e na segunda fase dos testes", disse ela ao presidente Vladimir Putin.

No início de agosto de 2020, a Rússia conseguiu se tornar o primeiro país em todo o mundo a aprovar um antígeno contra a Covid-19, mesmo a substância imunizante tendo sido submetida por apenas dois meses de testes em humanos.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Intitulada de ‘Sputnik V’ em homenagem ao primeiro satélite do mundo, considerado um feito da antiga União Soviética, a vacina recebeu muitos elogios das autoridades daquele país, que consideraram o antígeno eficaz e seguro.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

Na ocasião, o anúncio foi feito pelo presidente russo. "Esta manhã, pela primeira vez no mundo, foi registrada uma vacina contra o novo coronavírus. Sei que é bastante eficaz, que dá uma imunidade duradoura", disse Putin, em coletiva à imprensa, apesar do ceticismo internacional. “Uma das minhas filhas tomou esta vacina. Acho que ela participou nos experimentos”, completou ele.

Putin ainda garantiu a eficácia do antígeno: "Gostaria de repetir que passou em todos os testes necessários. O mais importante é garantir a segurança total do uso da vacina e sua eficácia”, declarou.

Opinião de entidades

Apesar do otimismo dos russos com a segunda potencial vacina contra a Covid-19, a comunidade científica internacional tem emitido alertas de que a pressa em começar a usar um antígeno antes da fase 3 de testes, que normalmente duram meses, pois, envolve milhares de pessoas, pode ser um problema.

Segundo o UOL, recentemente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) iniciou conversas com a Rússia para tentar saber mais informações sobre a vacina que o país lançou contra a doença.

Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS