Urgente: OMS recomenda corticoides contra Covid-19 e cita nomes de medicamentos

Urgente: OMS recomenda corticoides contra Covid-19 e cita nomes de medicamentos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou na quarta-feira (02/09), uma cartilha em que recomenda fortemente alguns medicamentos corticoides no tratamento de pacientes em estado grave com o novo coronavírus (Covid-19). O documento inclui nomes como: dexametasona e a hidrocortisona, segundo informação publicada pelo portal Olhar Digital.

A recomendação da OMS foi feita com base em alguns estudos clínicos recentes que apontaram a eficácia de alguns medicamentos desse segmento (corticoides) no tratamento da doença. Nesse sentido, muitas pesquisas foram realizadas no Brasil, Reino Unido, Canadá, Espanha, França, China e Estados Unidos.

Esses estudos mostraram que os medicamentos são benéficos no tratamento de pacientes em estado grave, independentemente da idade ou do gênero. De acordo com análises realizadas nestes diferentes países, a constatação foi que, em cada mil pacientes gravemente afetados pelos sintomas, 87 vidas extras foram salvas graças às terapias com esses produtos.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Um desses estudos, que foi realizado pela Coalizão Covid-19 Brasil, e citado por meio da coluna de Mônica Bergamo na Folha S. Paulo, chegou à conclusão de que alguns corticoides podem reduzir o tempo de intubação de pacientes em estado grave com a doença.

Segundo o estudo, a terapia à base de dexametasona aumentou de 4 para 6,6 dias (em média) o tempo dos pacientes fora do respirador mecânico. Essa conclusão foi obtida por meio da observação clínica de 299 pessoas hospitalizadas em 41 unidades de terapia intensiva (UTIs).

publicidade inserida(https://sibrafar.com.br/)

Cautela e cuidados

Apesar da recomendação, a OMS fez um alerta: segundo o órgão, o anúncio não significa que as pessoas devam adquirir os medicamentos de forma inadequada, ou seja, sem prescrição médica ou orientação do farmacêutico. “Não é para fazer compras. A recomendação é para profissionais de saúde e autoridades”, destacou a pesquisadora da OMS, Janet Díaz.

No comunicado, a OMS ainda alerta que o uso desses medicamentos não é indicado para pacientes que não apresentam sintomas graves. “Recomendamos corticosteroides sistêmicos para o tratamento de pacientes com Covid-19 grave e crítico. Sugerimos não usar corticosteroides para tratar pacientes com Covid-19 não grave como tratamento”, afirma a OMS em um comunicado. “Os corticosteroides sistêmicos podem aumentar o risco de morte quando administrados a pacientes com coronavírus não grave”, completou.

Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Medicamentos, Farmácia Clínica, coronavírus

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS