Meio milhão de tubarões poderão ser mortos para produzir vacinas contra Covid-19

Meio milhão de tubarões poderão ser mortos para produzir vacinas contra Covid-19

Uma organização ambientalista, intitulada Shark Allies, emitiu um alerta sobre um possível número elevado de mortes de tubarões para produção de uma vacina eficaz contra o novo coronavírus (Covid-19). Segundo a entidade, o fígado desses animais tem um ingrediente que já é bastante utilizado em alguns tipos de antígenos, o esqualeno.

Em entrevista à Sky News, os cientistas explicaram que o esqualeno é considerado um elemento que aumenta a eficiência de vacinas, pois, cria uma resposta imunológica mais forte.

Um exemplo de indústria farmacêutica que já utiliza o esqualeno na produção de suas vacinas é a britânica GlaxoSmithKline, segundo a revista Época Negócios. A reportagem explica que a companhia destacou que iria fabricar um bilhão de doses desse ingrediente para uso em seus respectivos antígenos, sendo que para produzir uma tonelada dessa substância seriam necessários 3 mil tubarões.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Em comunicado à imprensa, a organização Shark Allies ressalta que para toda a população receber uma dose da substância imunizante, que contenha o esqualeno, 250 mil tubarões precisam ser mortos. No caso de duas doses, como é previsto em algumas candidatas à vacina, esse número dobra para 500 mil.

“Colher algo de um animal selvagem nunca será sustentável, especialmente quando se trata de um predador que não se reproduz em grandes quantidades”, explicou a diretora da entidade, Stefanie Brendl.

publicidade inserida(https://emailmkt.ictq.com.br/anuncie-no-ictq)

Outro método

Segundo os cientistas, não é necessário vitimar os tubarões para que sejam produzidos antígenos contra o novo coronavírus, uma vez que é possível usar uma versão sintética desse ingrediente, a partir da cana de açúcar fermentada e de outras fontes que não utilizam animais.

“Pode ser produzido a partir de fermento, bactérias, cana de açúcar, azeite, possivelmente, até algas”, destaca o comunicado da Shark Allies.

Um exemplo disso aconteceu com a empresa de biotecnologia Amyris, também sediada na Califórnia, que destacou em comunicado que estuda realizar a extração de esqualeno a partir da cana de açúcar em oposição à produção do ingrediente à base do fígado dos tubarões.  

Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmacêutica, Farmácia Clínica, Covid-19

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS