Nova pílula poderá impedir o ronco

Nova pílula poderá impedir o ronco

Cientistas da empresa farmacêutica Apnimed, com sede em Massachusetts, nos Estados Unidos, desenvolveram uma pílula, que está na fase de testes clínicos, que promete reduzir o ronco ou até eliminá-lo completamente. Caso a eficácia e segurança do medicamento sejam comprovadas, o produto poderá auxiliar diversas pessoas em todo o mundo que sofrem com essa condição.

Intitulado de AD109, o fármaco é um composto de dois medicamentos. Segundo o portal Olhar Digital, o objetivo da iniciativa dos cientistas é tratar a apneia obstrutiva do sono (AOS), que se refere ao relaxamento intermitente e bloqueio das vias aéreas.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

Os respectivos fármacos utilizados na composição foram a atomoxetina e oxibutinina. Ainda de acordo com as informações, em 2018, a eficácia desses dois produtos já foi pesquisada em um estudo feito com 20 pacientes, em que a administração dos produtos conseguiu reduzir do ronco em pelo menos 50% dos voluntários.

A atomoxetina é bastante utilizada, atualmente, no tratamento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, pois, é capaz de aumentar os níveis da substância química norepinefrina do cérebro. No novo estudo, os pesquisadores analisam se isso faz com que a atividade dos músculos da garganta seja melhorada enquanto a pessoa está em sono profundo.

Já oxibutinina costuma ser administrada em tratamentos de bexiga hiperativa. Contudo, no estudo, os cientistas pesquisam se o fármaco também pode servir para evitar que a língua se movimente e cause um bloqueio na garganta durante o sono, ação que acaba fazendo a pessoa roncar enquanto dorme.

Cautela

Apesar das expectativas positivas em relação ao novo medicamento, os cientistas reforçam que os testes da Apnimed ainda estão em estágio inicial. Nesse sentido, eles destacam que é muito cedo para atestar se a pílula é eficaz e segura. Entretanto, a segunda etapa das análises começa ainda até o final de 2020.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmacêutica, Medicamentos, Farmácia Clínica

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS