Vacina inédita contra o HIV começa ser testada no Brasil

Vacina inédita contra o HIV começa ser testada no Brasil

O Centro de Referência e Treinamento (CRT) DST/Aids de São Paulo, da Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP), deu início aos testes da primeira vacina para prevenção da infecção pelo vírus HIV, responsável por causar, na ausência de tratamento, a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS).

Nos testes, o estudo irá utilizar como vetor da vacina o ‘Adenovírus 26’, um vírus inofensivo aos seres humanos. Os voluntários precisam tomar quatro doses da vacina e a expectativa é de que, a partir da primeira dose, o organismo já comece a produzir os anticorpos necessários para a defesa contra o HIV.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Segundo informações passadas pela SES-SP à equipe de jornalismo do Portal do ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, as três primeiras doses têm um intervalo de aplicação a cada trimestre. Já para a última dose o período é de seis meses.

Efeitos colaterais

O órgão do Governo do Estado explica que “os participantes da pesquisa podem apresentar sinais e sintomas leves e gerais”, pois, existe a possibilidade de ocorrer, inclusive, “após a administração de [qualquer] uma vacina ou injeção com placebo.

Entre os sintomas comuns citados pela SES-SP estão “febre, calafrios, erupção cutânea, mialgia, náusea/vômito, cefaleia, tontura, artralgia, coceira e fadiga”. No entanto, a entidade reforça que “todos os efeitos adversos, que geralmente são de curto prazo e não exigem tratamento, serão monitorados e acompanhados por equipe médica especializada”.

O estudo

Além do Brasil, o estudo internacional intitulado ‘Mosaico’, acontecerá também em outros países como Argentina, Itália, México, Peru, Polônia, Espanha e Estados Unidos, e tem cerca de 3,8 mil voluntários no total.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

Como ser voluntário

As inscrições estão abertas para 136 voluntários e ocorrerão na Casa da Pesquisa do CRT. Segundo a SES-SP, só serão aprovados os candidatos considerados vulneráveis ao vírus para esse estudo: homens cisgêneros (que se identificam com o sexo biológico com o qual nasceram) e que se relacionam sexualmente com outras pessoas do mesmo sexo e gênero, além de mulheres e homens trans com vida sexual ativa. Além disso, é necessário ter entre 18 e 60 anos e ser HIV negativo.

Não podem participar pessoas que:

- Tomaram vacinas contra qualquer doença nos últimos 28 dias;

- Participaram de estudos de vacinas experimentais nos últimos dois meses;

- Receberam transfusão de sangue nos últimos três meses;

- Candidatos com alergias ou histórico de anafilaxia (reação alérgica aguda com risco de morte) a vacinas não podem participar; e

- Pessoas que vivem com o vírus HIV, mesmo que a carga viral seja indetectável.

Mais informações estão disponíveis por meio do portal da pesquisa (veja aqui).

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmácia, Aplicação de Vacinas, HIV

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS