Elevar temperatura celular pode tornar quimioterapia mais eficaz

Elevar temperatura celular pode tornar quimioterapia mais eficaz

Aquecer as células cancerosas e, ao mesmo tempo, direcioná-las com quimioterapia é uma forma mais eficaz de matá-las, de acordo com pesquisa liderada por cientistas da Universidade College London (UCL), na Inglaterra, revelou o Correio Braziliense. Tratamento térmico pode tornar a quimioterapia um terço mais eficaz.

Publicado no Journal of Materials Chemistry B, o estudo descobriu que, enquanto se administra o medicamento, transportar um quimioterápico em minúsculas partículas magnéticas capazes de levar calor ao tumor traz um resultado 34% mais eficaz do que pelos métodos tradicionais.

Ao longo da pesquisa, os cientistas combinaram as nanopartículas magnéticas com uma droga de quimioterapia comumente usada, a doxorrubicina, e compararam os efeitos desse composto em vários cenários, em células de câncer de mama humano, células de glioblastoma e de câncer de próstata.

No cenário de maior sucesso, eles descobriram que, juntos, o calor e a doxorrubicina mataram 98% das estruturas doentes do cérebro após 48 horas, enquanto o medicamento, sem calor, destruiu 73%. No caso do tumor de mama, 89% do tecido canceroso foi eliminado pela combinação com a nanopartícula em 48 horas, sendo que somente o medicamento teve eficácia de 77%.

publicidade inserida(https://www.contabilizei.com.br/abrir-empresa/sao-paulo/?utm_source=kwanko&utm_medium=parceiro&utm_campaign=SP_Custo_Zero&utm_content=banner_novembro)

De acordo com os pesquisadores, as células cancerosas são mais suscetíveis ao calor do que as saudáveis – elas sofrem uma morte lenta (apoptose) quando a temperatura atinge 42ºC, enquanto as não doentes são capazes de suportar até 45ºC. Eles descobriram que o aquecimento do tumor em apenas alguns graus, a 40ºC, aumentou a eficácia da quimioterapia, o que significa que o tratamento poderia ser eficaz com doses mais baixas de nanopartículas.

As nanopartículas de óxido de ferro magnético que transportam a droga da quimioterapia perdem calor quando expostas a um campo magnético alternado. Isso significa que, uma vez que as nanopartículas se acumulem na área do tumor, um campo magnético alternado pode ser aplicado de fora do corpo, permitindo que o calor e a quimioterapia sejam administrados simultaneamente, revelou a UCL, segundo o site Mais Conhecer.

De acordo com os cientistas, os efeitos dos dois tratamentos foram sinérgicos, ou seja, cada tratamento aumentou a eficácia do outro, o que significa que eles eram mais potentes quando combinados do que separados.

“Nosso estudo mostra o enorme potencial de combinar quimioterapia com tratamento térmico por meio de nanopartículas magnéticas. Embora essa combinação esteja aprovada para o tratamento de glioblastomas (câncer no cérebro) de crescimento rápido, nossos resultados sugerem que ela tem potencial para ser usada como uma ampla terapia anticâncer”, afirmou o autor principal do estudo, Nguyen T. K. Thanh.

“Essa terapia também tem potencial para reduzir os efeitos colaterais da quimioterapia, garantindo que ela seja mais direcionada às células cancerosas do que ao tecido saudável. Isso precisa ser explorado em outros testes pré-clínicos”, completou Thanh.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Os pesquisadores constataram também que a combinação de terapias foi mais eficaz quando as nanopartículas foram absorvidas, ou internalizadas, pelas células cancerosas, mas descobriram que a quimioterapia também foi aprimorada quando as nanopartículas liberaram calor enquanto permaneciam fora das células doentes (o que seria uma forma mais fácil de tratamento).

No entanto, os efeitos em temperaturas mais baixas só ocorreram quando as nanopartículas de óxido de ferro foram internalizadas ou firmemente depositadas na superfície das células cancerosas. As nanopartículas são internalizadas em pequenas bolsas nas células chamadas lisossomas, que têm um pH mais baixo do que o resto do meio celular. Elas têm um revestimento de polímero que evita que o medicamento quimioterápico vaze para o tecido saudável. Esse escudo é sensível ao calor e ao pH e projetado para liberar a droga quando a temperatura sobe.

Segundo os cientistas, essa liberação intracelular do quimioterápico foi particularmente eficaz para as células do câncer de próstata em camundongos, que apresentaram efeito superior e sinérgico de morte celular, principalmente quando a temperatura atingiu 42°C. “Como o calor pode ser gerado por meio do campo magnético alternado, a liberação da droga pode ser altamente localizada nas células cancerosas, reduzindo potencialmente os efeitos colaterais”, destacou um dos coautores do estudo, Olivier Sandre, da Universidade de Bordeaux, na França.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente.

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS