Medicamento feito com anticorpos previne casos graves da Covid-19

Medicamento feito com anticorpos previne casos graves da Covid-19

O bamlanivimab, desenvolvido a partir de anticorpos monoclonais, foi capaz de impedir a infecção grave da Covid-19 em 57% dos participantes de uma pesquisa realizada pelo seu desenvolvedor, o laboratório norte-americano Eli Lilly, revelou o portal Metrópoles.

Segundo os pesquisadores da empresa, o bamlanivimab passou a ser alternativa para evitar casos graves da Covid-19. Entre os idosos, o resultado foi ainda mais animador – 80% deles não desenvolveram a versão grave da doença. A pesquisa, feita em parceria com o National Institutes of Health, mas ainda não foi publicada em revistas científicas especializadas, ou seja, não foi revisada por outros cientistas.

O estudo foi feito com 1.097 voluntários, 300 idosos e 797 funcionários das casas de repouso. Do total de participantes, 132 tiveram Covid-19 no início da pesquisa. Quatro pacientes do grupo placebo morreram. Ainda que os residentes de lares de idosos representem somente 4,7% dos casos graves de Covid-19 nos Estados Unidos, cerca de 37% dos que morrem pela doença estão nessa faixa etária.

Eli Lilly anunciou que irá solicitar à Food and Drug Administration – FDA, órgão norte-americano que regulamenta medicamentos, autorização para uso emergencial do bamlanivimab na prevenção de casos de Covid-19, revelou The Wall Street Journal. O medicamento já está autorizado a tratar casos leves ou moderados da doença nos Estados Unidos. O governo norte-americano fechou acordo com a Eli Lily para comprar 950 mil doses do bamlanivimab por cerca de US$ 1,2 bilhão (R$ 6,4 bilhões), e distribuí-las gratuitamente para os pacientes, ainda segundo o jornal.

Bamlanivimab é uma terapia baseada em anticorpos monoclonais (mAb). Anticorpos são grandes proteínas que constituem o sistema imunológico necessário para identificar e neutralizar objetos estranhos ao corpo, como bactérias e vírus. Os mAbs são criados em laboratório e visam imitar o comportamento dos anticorpos naturais do corpo humano.

publicidade inserida(https://www.contabilizei.com.br/abrir-empresa/sao-paulo/?utm_source=kwanko&utm_medium=parceiro&utm_campaign=SP_Custo_Zero&utm_content=banner_novembro)

“No caso específico dos anticorpos monoclonais, eles são glicoproteínas produzidas pelo clone de uma célula híbrida – criada a partir da fusão de uma única célula-tronco do sistema imunológico com uma célula plasmática tumoral – e projetados para atacar um antígeno específico”, relatam os professores Francisco López-Muñoz, vice-reitor de pesquisa e ciência da Universidade Camilo José Cela (Madri, Espanha), e José Antonio Guerra Guirao, da cadeira de farmacologia e toxicologia da Universidade Complutense de Madri.

Eles publicaram suas conclusões em um artigo na revista científica The Conversation e reproduzido pela revista Época. Os professores destacam no texto o papel dos anticorpos neutralizantes, que são uma das possíveis defesas do sistema imunológico contra infecções. “Esses anticorpos permitem neutralizar e eliminar o efeito dos microrganismos invasores, e sua atividade é desencadeada, por exemplo, por proteínas localizadas na superfície dos vírus, às quais se ligam para ‘bloquear’ a infecção”.

Sua produção é baseada no estabelecimento de linfócitos B imortais modificados para produzir uma imunoglobulina específica. “Dependendo do nível de pureza da imunoglobulina, ela pode ser totalmente murina, quimérica, humanizada ou totalmente humana. Os anticorpos monoclonais são cuidadosamente selecionados e direcionados contra uma molécula específica que desempenha um papel fundamental no processo de uma doença, e eles são frequentemente usados para tratar certas doenças, como câncer ou artrite reumatoide”, explicam.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

No caso do novo coronavírus, o anticorpo tem como objetivo neutralizar a proteína spike, também chamada de espícula, estrutura que permite a entrada do coronavírus na célula humana. O medicamento é intravenoso e não pode ser administrado sem acompanhamento especializado. Os pacientes elegíveis para tomar o medicamento devem idade superior a 12 anos, pesar mais de 40 kg, testar positivo para Covid-19 e apresentar alto risco de hospitalização ou quadros graves da doença.

Segundo os cientistas da Eli Lilly, o medicamento não substitui a importância da vacinação, mas poderia ser uma forma de evitar que os pacientes desenvolvam quadros graves de Covid-19 caso sejam infectados entre uma dose e outra do imunizante. O medicamento com anticorpos também poderia ser útil para manter idosos que vivem em asilos longe dos hospitais, reduzindo a sobrecarga do sistema de saúde.

O laboratório acredita, segundo apurou o Metrópoles, que o medicamento será eficaz contra a variante do coronavírus detectada no Reino Unido, mas tem menos certeza de eficácia contra as mutações encontradas na África do Sul e no Brasil, que ainda não foram identificadas nos Estados Unidos.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Medicamentos, Farmácia Clínica, Covid-19

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS