Farmacêutico danifica vacina contra Covid-19 e pode acabar preso nos EUA

Farmacêutico danifica vacina contra Covid-19 e pode acabar preso

Após se tornar o principal suspeito de danificar doses da vacina contra o novo coronavírus (Covid-19) em um hospital de Wisconsin, nos Estados Unidos, o farmacêutico Steven Brandenburg assinou um acordo de confissão afirmando que agiu de propósito, quando retirou os 57 frascos do imunizante da Moderna do armazenamento refrigerado, pois, sabia que tornaria o medicamento inutilizável.

Ao todo, a ação do farmacêutico, que aconteceu em 22 e 25 de dezembro de 2020, destruiu 570 doses da vacina. "Brandenburg é investigado por duas acusações de tentativa de adulteração de produtos de consumo, com descuido imprudente pelo risco de outra pessoa ser colocada em perigo de morte ou lesão corporal. Ele concordou em se declarar culpado das acusações, que pode levar a uma pena máxima de dez anos de prisão", explicou o Departamento de Justiça de Wisconsin, em comunicado à imprensa, segundo matéria publicada na CNN.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

Com base no ocorrido, autoridades americanas afirmam que deverão estabelecer novos critérios para fiscalizar esse tipo de crime. Segundo o procurador dos Estados Unidos, Matthew D. Krueger, o Departamento de Justiça investigará qualquer pessoa que cometa crimes relacionados à vacinação, especialmente, no caso de profissionais de saúde.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Nesse sentido, o procurador-geral adjunto em exercício da Divisão Civil do Departamento de Justiça, Brian Boyton, afirmou que esse tipo de crime não será tolerado: "A adulteração de doses de vacina em meio a uma crise de saúde global exige uma resposta forte, conforme refletido pelas graves acusações que os Estados Unidos trouxeram hoje", destacou.

Pacientes vacinados

Vale ressaltar que, antes que o crime fosse descoberto, 57 pessoas receberam as doses ineficazes, segundo apontou o anúncio do Departamento de Justiça dos EUA. Contudo, ainda não há informações se esse grupo receberá novas doses.

Em relação aos riscos, a Moderna destacou que a aplicação não representa um risco à saúde dos pacientes que receberam o antígeno, contudo, essas pessoas não estão imunizadas contra a Covid-19.  

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente.

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmacêutica, Farmacêutico, Covid-19

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS