Brasil poderá enfrentar megaepidemia em 60 dias

Brasil poderá enfrentar megaepidemia em 60 dias

O ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, falou sobre o risco da variante brasileira do novo coronavírus (Covid-19), identificada em Manaus, causar um agravamento da situação epidemiológica em território nacional. Segundo ele, essa situação já está em progressão no País, podendo causar uma megaepidemia em menos de dois meses.

Segundo Mandetta, as transferências de pacientes do Amazonas para outros Estados do Brasil, devido ao colapso nos hospitais daquela região, estão sendo realizadas sem os devidos cuidados. Nesse sentido, ele esclareceu que essa iniciativa poderá potencializar ainda mais o surto nas demais regiões brasileiras.

publicidade inserida(https://sibrafar.com.br/)

“O mundo inteiro está fechando os voos para o Brasil, e o País não só está aberto normalmente, como está retirando pacientes de Manaus e mandando para Goiás, Bahia, outros lugares, sem fazer os bloqueios de biossegurança. Provavelmente vamos plantar essa cepa em todos os territórios da federação, então, daqui a 60 dias podemos ter uma megaepidemia”, afirmou Mandetta, que é médico, em entrevista ao programa 'Manhattan Connection', da TV Cultura.

A mutação

Segundo o jornal O Globo, a mutação brasileira, batizada E484, foi identificada no Rio de Janeiro e em variantes em Manaus, como B.1.1.28, logo após ser detectada em japoneses que estiveram no Estado do Amazonas. Ela altera o RDB, o ponto da proteína S, em que o vírus se liga às células humanas.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Então, mudanças genéticas ocasionadas por essa alteração podem gerar o chamado mecanismo de escape, ou seja, quando os anticorpos desenvolvidos contra o novo coronavírus perdem sua especificidade, podendo atrapalhar, por exemplo, o desempenho de vacinas.

Críticas ao Governo

Ainda na entrevista, Mandetta falou sobre o atual inquérito aberto contra o atual ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, no Supremo Tribunal Federal (STF). Ele também pontuou que o presidente da República, Jair Bolsonaro, pode sofrer um impeachment por sua postura negligente em meio ao surto.

“Vimos uma intervenção militar burra (no ministério) que culminou nessa burrice, no inquérito no STF, TCU, por conta de todos esses erros. Tomaram medidas não técnicas e pagarão um preço por isso”, afirmou o ex-ministro.

E finalizou: “Acho que ele terá que ser julgado pelos órgãos competentes. Impeachment é no Congresso, [não se sabe] se eles terão maioria para isso, é um processo político. E chegará a hora em que ele terá que se entender com as consequências dos atos dele. Se não (for) pelo Judiciário, a história reserva para ele [Bolsonaro] um lugar infelizmente nada confortável na luta mundial pela vida. Ele ficou do lado do vírus. Ele fez parte da doença”, encerrou.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente.

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

ministerio da saúde, coronavírus, pandemia

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS