Outro vírus, com mortalidade de até 75%, preocupa autoridades em saúde

Outro vírus, com mortalidade de até 75%, preocupa autoridades em saúde

Em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), outro patógeno gera preocupação em autoridades de saúde da Ásia: trata-se do vírus Nipah, que já causou diversos surtos naquele continente. Segundo a pesquisadora Supaporn Wacharapluesadee, que é diretora do Centro de Ciências da Saúde e de Doenças Infecciosas Emergentes da Cruz Vermelha em Bangcoc, na Tailândia, essa infecção viral tem uma taxa de mortalidade muito superior ao Sars-CoV-2.

“A taxa de mortalidade por Nipah varia de 40% até 75%, dependendo de onde o surto ocorre”, disse Supaporn, em matéria publicada por meio da BBC.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Entre os sintomas da doença ocasionada pelo vírus estão problemas respiratórios, fadiga e dores de garganta. Entretanto, há manifestações mais graves, como encefalite, uma inflamação e infecção do cérebro que pode ser fatal.

Origem e transmissão

Durante muitos anos, a cientista e sua equipe pesquisam muitos novos vírus, a partir de amostras coletadas de milhares de morcegos. Além de vários tipos de coronavirus, os pesquisadores também encontraram o Nipah. "É uma grande preocupação porque não há tratamento e o vírus tem uma alta taxa de mortalidade", destacou Supaporn.

Proliferação

Ainda de acordo com a BBC, o Nipah está entre os dez primeiros vírus mais perigosos do planeta. O patógeno é transmitido para as pessoas, normalmente, por animais, entretanto, também pode ser passado de uma pessoa para outra. Em meio à sua primeira epidemia na Malásia,  em 1998, a maioria das contaminações ocorreu devido ao contato com porcos doentes. Naquela época, a doença registou 265 casos em humanos com 105 mortes.

Incubação preocupante

Outra questão que preocupa as autoridades em saúde está relacionada ao poder de proliferação do vírus, pois, a infecção pode permanecer por um período de incubação longo (supostamente até 45 dias). Nesse sentido, o hospedeiro infectado por espalhar a infecção, mesmo sem saber que está contaminado, pois, não apresenta os sintomas da doença.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente.

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Aplicação de Vacinas, pandemia

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS