Covid-19: farmacêutico é a primeira pessoa a morrer por infecção recorrente

Covid-19: farmacêutico é o primeiro caso de morte por infecção recorrente

A morte de um farmacêutico, de 44 anos, em Sergipe, se tornou a primeira ocorrência de falecimento no Brasil pelo novo coronavírus (Covid-19) por recorrência da infecção, segundo um estudo da Universidade Federal de Sergipe (UFS) publicado no Journal of Infection, na sexta-feira (12/02). A informação foi divulgada por meio da Folha de S. Paulo. 

De acordo com as informações, na primeira vez que o farmacêutico apresentou os sintomas, ele teve nove dias de manifestações. Naquele momento, ele realizou um teste RT-PCR, em maio do último ano, quando constatou que estava com a doença.

Ao retornar ao trabalho, ele apresentou, 38 dias depois, a recorrência dos sintomas, confirmando novamente a infecção por outro teste.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Contudo, nesse segundo episódio, ele apresentou um quadro respiratório grave, sendo hospitalizado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No entanto, o profissional, que tinha obesidade e hipertensão arterial sistêmica, não resistiu e faleceu 20 dias após apresentar os sintomas.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

O estudo

Ainda de acordo com o levantamento houve 33 casos de Covid-19 recorrentes e sintomáticos, sendo que o primeiro caso oficial no Brasil foi confirmado no Rio Grande do Norte, em outubro de 2020. A pesquisa comparou esses pacientes com um outro grupo de 62 pessoas, selecionadas, aleatoriamente, por meio do mesmo banco de dados.

Esses dados foram retirados de amostras do Monitora Corona, um projeto de emergência adotado pela UFS, para monitoramento diário de casos confirmados do novo vírus, diagnosticados e tratados no Centro de Doenças Respiratórias (CDR) do Instituto de Promoção e Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Sergipe, segundo informação divulgada pela Isto É.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente.

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmacêutica, Medicamentos, Covid-19

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS