De canoa, farmacêutica promove vacinação contra Covid-19 em idosos no CE

De canoa, farmacêutica promove vacinação contra Covid-19 em idosos no CE

Em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), muitos profissionais de saúde têm mostrado força e determinação na linha de frente de combate ao vírus, principalmente quando precisam superar obstáculos para levar vacinas à população. Essa vontade de fazer a diferença é refletida no trabalho da farmacêutica Luíza Mayanne Evangelista Rodrigues, 32 anos, que está no Ceará promovendo a imunização de idosos, utilizando como meio de transporte uma canoa.

Luíza, que é aluna do ICTQ - Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, atua também como coordenadora de Atenção Básica e Imunização do município de Potengi (CE). Em meio à saga de levar o imunizante para populações em áreas isoladas em situação de vulnerabilidade, ela conta que superou o medo de andar de canoa.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/curso-de-farmacia)

"Tive medo, mas fui nessa missão que é maior que nossos medos", revela a farmacêutica, em entrevista publicada ao portal Diário do Nordeste. Determinada, ela completa: “Vamos de canoa mesmo, não podemos parar a vacinação”, afirma.

Receba nossas notícias por e-mailCadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Dessa maneira, com o auxílio do canoeiro Jacó Oliveira, a farmacêutica e a agente de saúde, Eliane Oliveira da Silva, atravessaram o açude na localidade de Alecrim e foram ao encontro de um idoso, Francisco Alves Freire, de 70 anos.

Obstáculos enfrentados

São muitos os obstáculos enfrentados pelas equipes de vacinação da zona rural de Pontengi. Luíza relata que as dificuldades vão muito além de atravessar açudes em canoas.

Ela explica que, assim como muitas cidades do interior, o período da quadra chuvosa tem prejudicado muitas estradas naquela região. Por isso, o deslocamento dos profissionais de saúde para promover a vacinação se torna uma missão “complicada”. Segundo a farmacêutica, a equipe percorre algo em torno de 50 km para conseguir dar seguimento à ação de imunização. “A maior parte é de carro, mas em muitos trechos a gente tem que ir a pé, debaixo de sol ou chuva, e de moto, quando a estrada está muito ruim’, revela.    

Além de Luíza, há outros profissionais de saúde naquele Estado que também estão atuando ativamente e enfrentando esses obstáculos para levar a vacina aos idosos. Até o momento, o Ceará conseguiu imunizar cerca de 860 mil pessoas.

Nesse sentido, a farmacêutica reverência a luta de "todos os profissionais de saúde que estão empenhados em ajudar a vencer o vírus, por meio da vacinação". Entretanto, ela pede que a população também faça sua parte, cumprindo as determinações sanitárias, pois, essas medidas são extremamente importantes no combate à doença.

Participe também: Grupos de WhatsApp para receber notícias farmacêuticas diariamente..

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Aplicação de Vacinas, coronavírus, Covid-19

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS