Medicamento causa grave reação alérgica a Danilo Gentili

Medicamento causa grave reação alérgica a Danilo Gentili

Olhos e rosto inchados, bloqueio na traqueia e um grande susto. Essas foram as consequências que um medicamento causou ao apresentador Danilo Gentili, neste domingo (04/04), que postou um vídeo, em seu Instagram, relatando o ocorrido.

De acordo com Gentili, o uso do fármaco provocou, a ele, um choque anafilático - situação extrema de reação alérgica, capaz de levar o paciente a óbito. Ele relatou que passou por momentos tensos, com risco, até mesmo, de ser intubado.

Gentili disse que a situação foi “complicadíssima”, e que ficou em observação médica até seu quadro demonstrar melhoras. Posteriormente, ele publicou o vídeo, explicando o ocorrido:

“Por acidente, eu tomei uma medicação que eu não podia, porque sou alérgico. Começou a dar choque anafilático, meus olhos começaram a inchar muito, minha traqueia começou a inchar muito. Foram momentos bem tensos. Fiquei em observação. Se minha traqueia não regredisse, eu ia precisar ser intubado e, se fosse, isso ia ser um risco muito grande porque eu não posso ser medicado”, relatou o apresentador.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

O apresentador não citou qual foi o medicamento que lhe causou a reação. No entanto, tranquilizou seus admiradores, informando que o susto já passou e agora está bem.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

Farmacêuticos no alerta aos pacientes alérgicos

A reação alérgica que Gentili teve é algo suscetível a várias outras pessoas. Afinal, de acordo com os dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), cerca de 30% dos brasileiros têm algum tipo de alergia.

No entanto, alguns cuidados e recomendações podem contribuir para que situações similares não ocorram com outros pacientes. E para isso, o papel do farmacêutico é indispensável. Cabe a esse profissional conhecer bem o paciente e entender os tipos de medicamentos que podem lhe causar alergia, conforme aponta o farmacêutico e professor da Pós-graduação em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica no ICTQ - Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, Rafael Poloni.

“O farmacêutico é o profissional de saúde com maior contato com o paciente. Sendo assim, deve conhecer bem o paciente, seus anseios, alergias, experiências anteriores com medicamentos, dentre diversos aspectos relacionados ao mesmo”.

Poloni lembra que é importante ter cuidado quanto ao uso das medicações e que o farmacêutico e/ou médico deve ser sempre consultado. Quanto à atuação dos profissionais na farmácia, ele pontua algumas ações básicas que contribuem para evitar que o paciente faça uso de algum medicamento que acarrete em qualquer complicação alérgica.

“O farmacêutico deve sempre perguntar ao paciente sobre alergia a medicamentos e alertar todos os possíveis efeitos dos fármacos, para que reações negativas a medicamentos sejam evitadas ou reduzidas. O farmacêutico, dentro das medidas legais, pode fazer essa substituição, obedecendo à legislação vigente”, recomendou.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente.

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Automedicação, Medicamentos, Farmácia Clínica

Atendimento

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Telefones:

  • 0800 602 6660
  • (62) 3937-7056
  • (62) 3937-7063

Whatsapp

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua: Haddock Lobo, n° 131, Sala: 910, Cerqueira César.

CEP: 01414-001 , São Paulo -SP.

Fale conosco

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS