CRF-GO destaca a prescrição ilegível em nota, sobre a morte de um bebê, por erro de medicação.

CRF-GO destaca a prescrição ilegível em nota, sobre a morte de um bebê, por erro de medicação.

Nesta segunda-feira (6), tem repercutido nos veículos de comunicação e jornalismo em todo o Estado de Goiás, a morte do bebê Ravi Lorenzo, de 2 meses, por suspeita de ingerir um colírio que teria sido vendido por engano em uma farmácia de Formosa, no Entorno do Distrito Federal. (Leia mais sobre o caso aqui).

Receba nossas notícias por e-mailCadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás, (CRF-GO), jé esta acompanhando as diligências preliminares junto delegacia de polícia civil, e emitiu a seguinte nota aos(as) farmacêuticos(as) e a população:

"É com profunda tristeza que o Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO) se solidariza com a família do bebê de apenas 2 meses que faleceu após ingerir medicamento errado em Formosa, no Entorno do Distrito Federal. O CRF-GO está profundamente consternado com esse lamentável acontecimento.

A orientação do CRF-GO é de que, sempre que houver dúvidas sobre um medicamento, é importante consultar um farmacêutico. As orientações farmacêuticas são de extrema importância para garantir a segurança e a eficácia do tratamento.

publicidade inserida(https://ictq.com.br/pos-graduacao/pos-graduacao-em-farmacia-clinica-e-prescricao-farmaceutica-2-46a)

Destacamos também gue, ao se deparar com uma prescrição ilegível, o farmacêutico deve entrar em contato com o prescritor. Caso não consiga uma resposta, a orientação é de não realizar a dispensação.

Informações imprecisas podem confundir a leitura e provocar equívocos perigosos, levando o paciente a utilizar outro medicamento ou uma áosagem incorreta, colocando em risco a qualidade do tratamento e resultando em consequências danosas à saúde.

Para essas situações, o farmacêutico deve comunicar ao paciente que a dispensação não será possível e que ele deve procurar o prescritor para a emissão de outra receita legível.

O CRF-GO ressalta a importância do protocolo de armazenamento de medicamentos de forma segura, respeitando suas especificidades técnicas, para garantir a disponibilidade dos produtos de forma pronta1 ágil e inequívoca.

Além disso, o CRF-GO Já está, dentro das suas atribuições acompanhando o caso e disponibilizou um farmacêutico fiscal para apurar os fatos in loco e, se necessário, abrirá um processo ético-disciplinar.

Que esse triste episódio sirva de alerta para a importância da segurança e do cuidado na prescrição, dispensação e armazenamento de medicamentos, para que situaçoes como essa nunca mais se repitam.*

O CRF-GO encerra a nota expressando sincero pesar pelo ocorrido.

Participe também: Grupo de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS