Covid: Pfizer diz que vacina atualizada é eficaz contra variante EG.5

Covid: Pfizer diz que vacina atualizada é eficaz contra variante EG.5

 A Pfizer e outras farmacêuticas trabalham em testes com versões atualizadas da vacina contra Covid-19 que sejam capazes de conter a EG.5.

Uma versão atualizada da vacina da Pfizer contra a Covid-19, atualmente em testes em camundongos, demonstrou ser eficaz contra a variante EG.5 do coronavírus (Eris), informou a farmacêutica em comunicado divulgado nessa quinta-feira (17/8).

Receba nossas notícias por e-mailCadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias

A EG.5 é uma linhagem descendente de XBB.1.9.2, que tem o mesmo perfil de pico de aminoácidos que a XBB.1.5. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a nova cepa como uma variante de interesse, indicando que ela deve ser monitorada com mais atenção.

A Eris já foi identificada em mais de 50 países, incluindo Estados Unidos, China, Coreia do Sul, Japão, Canadá e Reino Unido. O Brasil registrou o primeiro caso de EG.5 nessa quinta-feira (17/8). A paciente é uma mulher de 71 anos, residente de São Paulo.

Outras vacinas em teste

Outras farmacêuticas, como a Moderna e a Novavax, também trabalham em versões atualizadas de suas vacinas para combater as variantes emergentes.

publicidade inserida(https://ictq.com.br/pos-graduacao/3328-pos-graduacao-farmacia-clinica-e-prescricao-farmaceutica)

Elas têm como foco as linhagens derivadas da XBB.1.5. A sub-linhagem da Ômicron foi responsável pelo aumento de casos de Covid-19 no mundo entre o fim de 2022 e início de 2023.

Dados iniciais de um estudo da Moderna também sinalizaram que uma versão atualizada da vacina da farmacêutica é eficaz na proteção de humanos contra a EG.5.

A empresa informou, nessa quinta-feira, esperar que a vacina esteja disponível para aplicação nas próximas semanas — ela deve ser usada antes do início do outono no hemisfério Norte. A fórmula ainda depende da aprovação dos órgãos reguladores de saúde.

Participe também: Grupo de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas

Veja mais materias sobre:

coronavírus, Covid-19

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS