Ministério da Saúde assegura participação do farmacêutico em todas as modalidades do eMulti

Ministério da Saúde assegura participação do farmacêutico em todas as modalidades do eMulti

Resposta a ofício do Conselho Federal de Farmácia (CFF) esclarece preocupações dos gestores municipais.

Em resposta a uma solicitação do Conselho Federal de Farmácia (CFF) de 11 de outubro, o Ministério da Saúde esclareceu que os farmacêuticos estão incluídos em todas as categorias do programa eMulti (Estratégica, Complementar e Ampliada). Vários representantes de municípios expressaram preocupações sobre a inclusão ou exclusão dos farmacêuticos das equipes da categoria Estratégica, pois interpretaram que essa categoria não abrangia a presença desses profissionais nas equipes.

Receba nossas notícias por e-mailCadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

As equipes eMulti são constituídas por profissionais da saúde de diversas especialidades que colaboram de forma integrada com outras equipes da Atenção Primária à Saúde (APS), compartilhando a responsabilidade pela saúde da população e do território. Elas operam em estreita colaboração com a Rede de Atenção à Saúde (RAS) e promovem uma abordagem interdisciplinar e intersetorial para melhor atender às necessidades da comunidade.

O farmacêutico está incluído na lista de profissionais que podem ser integrados às equipes eMulti. A Nota Técnica nº10/2023-CAIN/CGESCO/DESCO/SAPS/MS estabeleceu as diretrizes para a reorganização das equipes multiprofissionais na atenção primária à saúde em três modalidades, que diferem em número de equipes vinculadas, carga horária mínima, cofinanciamento federal mensal e outros critérios. Nas categorias Ampliada e Complementar, o farmacêutico é explicitamente mencionado, enquanto na modalidade Estratégica, a inclusão desse profissional ficou subentendida, o que causou dúvidas entre os gestores municipais.

publicidade inserida(https://ictq.com.br/pos-graduacao/3328-pos-graduacao-farmacia-clinica-e-prescricao-farmaceutica)

O esclarecimento do Ministério da Saúde poderá resultar em maior empregabilidade de farmacêuticos no Sistema Único de Saúde (SUS). “Ao garantir a inclusão dos farmacêuticos em todas as modalidades do programa, este esclarecimento abre portas para uma participação mais ativa e relevante desses profissionais na promoção da saúde da população. Através da sua colaboração nas equipes eMulti, os farmacêuticos poderão oferecer seus conhecimentos e habilidades de forma interdisciplinar, contribuindo para a integralidade do cuidado, aprimorando a resolubilidade da Atenção Primária à Saúde e fortalecendo a rede como um todo”, afirma Gustavo Pires, secretário-geral e conselheiro federal de Farmácia pelo Paraná.

Ainda em resposta ao CFF, o Ministério da Saúde compartilhou a Nota Técnica nº 12/2023-CAIN/CGESCO/DESCO/SAPS/MS com esclarecimentos sobre o incentivo financeiro federal de implantação, custeio e desempenho para as modalidades eMulti. Clique aqui e acesse o documento.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Veja mais materias sobre:

Farmacêutico no Sus, SUS., ministerio da saúde

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS