Dinamarca indeniza pacientes por perda de visão após uso de Ozempic e Wegovy

Dinamarca indeniza pacientes por perda de visão após uso de Ozempic e Wegovy

Quatro pacientes que desenvolveram uma doença ocular grave após usar os medicamentos para perda de peso da Novo Nordisk receberam indenização na Dinamarca, país de origem da farmacêutica.

Os requerentes receberam um total de 800 mil coroas (cerca de R$ 665 mil, na cotação atual), embora esse valor possa aumentar se houver comprovação de perda adicional de renda, segundo o Danish Patient Compensation, uma associação independente financiada pelo Estado dinamarquês e por seguradoras.

Até agora, o órgão disse ter recebido 43 reivindicações de pacientes que acreditam ter desenvolvido a condição conhecida como NAION (neuropatia óptica isquêmica anterior não arterítica) após tomar Wegovy ou Ozempic.

A agência decidiu sobre cinco casos, concedendo indenização em quatro e rejeitando um. Afirmou que a elegibilidade depende de avaliações individuais, e que nem todos os casos se qualificam automaticamente para compensação.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

A NAION ocorre quando uma perda de fluxo sanguíneo danifica o nervo óptico, sendo mais comum em pessoas com mais de 50 anos. Embora rara, a condição ocular é irreversível, intratável e potencialmente causadora de cegueira. Médicos afirmam que os pacientes devem ser informados sobre o possível risco.

“É lamentável para os pacientes afetados por esse efeito colateral”, diz Karen-Inger Bast, diretora-gerente da associação, em comunicado. “A NAION é uma doença grave que causa danos permanentes e incuráveis à visão.”

publicidade inserida(https://ictq.com.br/pos-graduacao/3328-pos-graduacao-farmacia-clinica-e-prescricao-farmaceutica)

A Novo analisou a decisão e leva “muito a sério” todos os relatos de eventos adversos relacionados ao uso de seus medicamentos, afirma um porta-voz da farmacêutica por e-mail. O laboratório já atualizou as bulas para todos os seus produtos comercializados com semaglutida para incluir a NAION como uma “reação adversa muito rara”, embora acredite que o “perfil benefício-risco da semaglutida permaneça favorável”.

No início deste ano, o comitê de segurança da Agência Europeia de Medicamentos (EMA, da sigla em inglês) concluiu que a NAION é um efeito colateral muito raro da semaglutida, o princípio ativo dos dois medicamentos usados para diabetes e obesidade.

Pode afetar até 1 em cada 10 mil pessoas que tomam esses remédios, disse o órgão, acrescentando que os rótulos dos produtos devem ser atualizados para refletir esse risco.

A revisão da EMA ocorreu depois que a Agência de Medicamentos da Dinamarca pediu que examinasse dois estudos — conduzidos de forma independente — que constataram que pessoas com diabetes tipo 2 que tomavam Ozempic tinham mais que o dobro do risco de desenvolver a doença ocular.

A ligação entre semaglutida e NAION foi sugerida pela primeira vez em 2024 em um estudo da Universidade de Harvard.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias

Contatos

WhatsApp: (11) 97216-0740
E-mail: faleconosco@ictq.com.br

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

Segunda a quinta-feira: das 08h às 17h
Sexta-feira: das 08h às 16h (exceto feriados)

Quero me matricular:
CLIQUE AQUI

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - 5º andar - Centro - Anápolis/GO 

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS