Em pandemia, Marvel homenageia farmacêuticos para celebrar dia do Super-Herói

Em pandemia, Marvel homenageia farmacêuticos para celebrar dia do Super-Herói

Por conta da celebração do Dia Nacional do Super-Herói nos Estados Unidos, em 28 de abril, a Marvel, que é atualmente a empresa responsável por uma das maiores franquias de super-heróis do cinema, resolveu prestar uma homenagem aos farmacêuticos, além de outros profissionais de saúde e essenciais, que, heroicamente, lutam na linha de frente no combate à pandemia, ocasionada pelo novo coronavírus (Covid-19).

Com exclusividade à equipe de jornalismo do Portal do ICTQ - Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, o desenhista da Marvel, Mike Hawthorne, confirmou que a personagem que aparece na segunda fileira segurando um medicamento é farmacêutica. Há também outros profissionais considerados essenciais, em meio à pandemia, na ilustração, como uma médica, uma enfermeira e um policial, por exemplo.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

A publicação foi realizada nas redes sociais (Twitter e Instagram) da Marvel. Nos comentários, muitos internautas parabenizam os profissionais de saúde: “Esses heróis merecem todos os parabéns do mundo”, escreveu a usuária da rede social, Fly Shauer, entre muitos outros agradecimentos direcionados aos heróis que atuam na linha de frente no combate à pandemia.

Riscos e cuidados

Vale ressaltar que a atitude heroica dos profissionais de saúde é fundamental no âmbito da preservação da saúde da população. Apesar dos riscos, farmacêuticos, enfermeiros e médicos, entre outros, se expõem, mas não deixam de cumprir com suas funções, salvando vidas e exercendo seus respectivos compromissos com a responsabilidade social.

Em consulta às secretarias estaduais de Saúde, um levantamento realizado e divulgado pelo portal O Tempo constatou que, até sexta-feira (17/04), ao menos, 8.265 profissionais de saúde, em todo território nacional, estão afastados de suas funções em meio à pandemia do novo coronavírus.

publicidade inserida(https://sibrafar.com.br/)

De acordo com o veículo, esses profissionais tiveram que se afastar de suas atividades, devido ao fato de que apresentaram sintomas da Covid-19. Nesse sentido, em março de 2020, diversos especialistas fizeram alertas sobre os cuidados com a saúde desses profissionais, principalmente, porque vários farmacêuticos começaram a se manifestar, por meio das redes sociais e por mensagens privadas, dando depoimentos em relação à falta de equipamentos de proteção individual (EPIs) nas unidades em que trabalham.

Segundo o docente na área de saúde, Cássio Rossi, o uso de EPIs nas farmácias é fundamental para a segurança dos profissionais e da população: “Se nós não mudarmos a forma de atendimento das farmácias no Brasil, todos os profissionais que trabalham nesses estabelecimentos serão contaminados pelo novo coronavírus”, explicou ele, por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais.

Ele complementa: “De cada 100 casos de pessoas contaminadas, 10% vão para o hospital, onde tem um ambiente controlado. No entanto, os outros 90%, muito provavelmente, vão a uma farmácia, seja para comprar uma dipirona ou um lenço. Agora eu te pergunto, essa farmácia é um ambiente controlado? Não!”.

Cassio enfatiza: “A pessoa [paciente] vai à farmácia, vai tossir, vai tocar em tudo, pegar no dinheiro e passar para a funcionária do caixa. Por isso, nesse momento, se não pensarmos na forma de atendimento desses estabelecimentos em território nacional, nós teremos 100% de contaminação dos profissionais que trabalham nas farmácias, desde o segurança até o gerente, todos serão contaminados”, afirma ele, que também é enfermeiro de emergência.

Participe também: Grupo de WhatsApp para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS