Descubra o que é essencial para empreender como farmacêutico

Descubra várias maneiras de empreender como farmacêutico

Apesar do momento ser de muita apreensão para muitos  empreendedores de todo o País, devido à pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (Covid-19), para o farmacêutico é uma oportunidade única de promover ideias por meio do conhecimento. Nesse sentido, o professor mestre em farmacologia, Jeorgio Leão, deu dicas preciosas para esses profissionais que são tão essenciais no âmbito da assistência à saúde da população.

Em uma transmissão no Instagram do também professor, Mário Rezende, que é mestre em ciências farmacêuticas, Leão explicou que o empreendedorismo vai muito além da ideia que muitas pessoas têm sobre o tema: “Às vezes, a gente pensa que empreender é abrir uma empresa, sendo que isso é apenas uma das vertentes do empreendedorismo, mas essa prática vai muito além disso”.

Nesse sentido, o professor ressalta que o empreendedorismo está relacionado a movimento e comportamento. Para Leão, todo profissional pode ser um empreendedor. Contudo, ele ressalta algumas características na personalidade que fazem a diferença nesse ramo. “O empreendedor nato está em constante aprendizado. Essa é uma característica vital de um empreendedor, ele quer sempre aprender”, pontua.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

No entanto, ele complementa: "Mas eu acredito que todo ser humano é convidado a empreender, a diferença está no tempo que cada pessoa se descobre como empreendedora".

Dicas para empreender

Mas o que seria necessário para se tornar um farmacêutico empreendedor? Leão orienta que o mais importante é observar as mais variadas direções e oportunidades. Em um determinado trecho da transmissão, o professor dá dicas preciosas para o farmacêutico proprietário de farmácia.

“Você precisa transformar sua farmácia em um centro de saúde. Lembre-se: as pessoas vão sempre otimizar suas saídas de casa, então, elas querem encontrar em apenas um local muitas coisas. Então, aquilo que a legislação permitir vender, venda”, afirma.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/farmacia-clinica/1686-entenda-como-detectar-a-dor-mista-na-farmacia)

Ele complementa: “Eu gosto sempre de explicar o seguinte: do balcão para traz ficam localizados os medicamentos, mas do balcão para frente ficam as gôndolas, os cestos, as estantes, onde ficam os produtos de venda livre. Então, atrás do balcão eu sou farmacêutico, eu faço a legislação ser cumprida, mas do balcão para frente eu preciso entender que é necessário fazer aqueles produtos terem rotatividade", enfatiza.

A partir dessa ideia, Leão exemplifica citando alguns produtos que ele acredita que têm potencial de venda. “Aposto em produtos de nutrição esportiva, em medicamentos isentos de prescrição (MIPs)”, enfatiza ele, que também lembrou que outra categoria de medicamentos, em breve, poderá ser prescrita por farmacêuticos, como fármacos de tarja azul.

Assistência home care

Segundo Leão, outra oportunidade para os farmacêuticos será a farmácia clínica em home care. “As pessoas vão, cada vez mais, buscar atendimento em domicílio. Elas vão querer que a equipe de saúde vá visitá-las e atenda ao paciente em casa. Atenção, isso é uma oportunidade para você que é farmacêutico clínico, é um nicho de mercado, mas lembrando, você precisa se capacitar”, orienta.

Clínica multiprofissional

Outra dica do especialista está relacionada às parcerias. “Você já ouviu falar em equipe multiprofissional? Faça parcerias com outros colegas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, dentistas. equipe multiprofissional. Em um mesmo ambiente, em uma mesma clínica, vários profissionais atuando de maneira multiprofissional para dar assistência à saúde das pessoas”. A transmissão completa pode ser vista por meio do Instagram (veja aqui).

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Atendimento

Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 08:00 às 18:00 horas.

Telefones:

  • 0800 602 6660
  • (62) 3937-7056
  • (62) 3937-7063

Whatsapp

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua: Haddock Lobo, n° 131, Sala: 910, Cerqueira César.

CEP: 01414-001 , São Paulo -SP.

Fale conosco

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS