Farmacêutica é presa e ganha fama nacional de "falsa médica" na saúde estética

Farmacêutica é presa e ganha fama nacional de "falsa médica" na saúde estética

Uma falsa médica foi presa em flagrante dia (30) no bairro de Perdizes, na zona oeste de São Paulo, durante uma consulta. Ela utilizava o CRM de uma profissional com o mesmo nome e foi presa após a verdadeira médica marcar uma consulta. A Justiça concedeu liberdade provisória a ela.

O que aconteceu:

Marcela Gouveia, de 38 anos, se apresentava como esteticista e utilizava o CRM de uma médica com o mesmo nome, de 40 anos, para solicitar exames e receitar medicações aos pacientes. Em suas redes sociais, em palestras e participações em eventos, ela também apresentava um CRF, identificação do Conselho Regional de Farmácia.

A verdadeira médica recebeu uma denúncia pela internet de que outra pessoa se passava por ela para realizar consultas. Uma paciente procurou por uma consulta com a falsa médica e, após fazer uma pesquisa, descobriu que Marcela estava utilizando dados de outra profissional.

Receba nossas notícias por e-mailCadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias

Segundo a polícia, ela produziu um carimbo com o próprio nome e número de registro de uma otorrinolaringologista. Diante da situação, a profissional agendou uma consulta com a falsa médica e acionou a Polícia Civil, que a acompanhou durante a consulta.

Quando Marcela iria utilizar o carimbo com o CRM da verdadeira médica, os policiais realizaram a prisão em flagrante por exercício ilegal da medicina e falsidade ideológica. A falsa médica foi conduzida para a 3ª Delegacia Seccional da zona Oeste e confessou o crime.

O UOL tentou contato com a clínica por e-mail e WhatsApp, mas não obteve retorno.

Hoje, a Justiça de São Paulo concedeu liberdade provisória à falsa médica.

publicidade inserida(https://ictq.com.br/pos-graduacao/pos-graduacao-em-estetica-avancada-procedimentos-consultorio-e-gestao)

Marcela afirmou que usava o CRM da verdadeira profissional, pois estava na metade do curso de Medicina e, por isso não via problemas em utilizar o registro profissional da médica.

A suspeita também atuava como influenciadora de estética nas redes sociais, tendo mais de 86 mil seguidores. Apesar da atuação nas redes sociais, o perfil da falsa médica foi fechado após a prisão.

Em suas redes sociais, a falsa médica declarava ser palestrante da Merz, uma das maiores empresas de produtos de estética e muito conceituada no mercado. Entre os produtos mais conhecidos, estão a toxina botulínica mais famosa do mercado, produtos para preenchimentos, bioestimulador, entre outros.

A Merz esclareceu que sua relação com Marcela Gouveia "limitava-se às suas habilitações profissionais de acordo com seu registro profissional válido de farmacêutica (CRF), vinculado e regulamentado pelo Conselho Federal de Farmácia". A empresa também afirmou que "repudia veementemente" a prática ilegal de medicina, e que rescindiu o contrato com a profissional.

O UOL solicitou informações da ocorrência para a SSP (Secretaria de Segurança Pública), mas não houve retorno até a publicação. A defesa da falsa médica também não foi localizada. O espaço está aberto em caso de manifestação.

Questionado pelo UOL, o CREMESP (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) não informou sobre a especialidade da médica que teve o CRM usado, e disse apenas que "o exercício ilegal da medicina é um caso de polícia"

O Conselho também ressaltou que possui um Guia Médico em seu site, no qual pacientes podem checar se o profissional que faz o atendimento é médico e se possui o registro regular no conselho.

O CRF informou que Marcela é farmacêutica com registro ativo e atende os requisitos legais para atuar em Saúde Estética. Além disso, o Conselho alegou que não teve acesso ao inquérito policial, mas que quando possível "a conduta da profissional será apurada"

Nota de esclarecimento do CRF-SP na íntegra:

 

Nota de esclarecimento da MERZ AESTHETICS na íntegra:

Participe também: Grupo de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas

Veja mais materias sobre:

Farmacêutica, Farmacêutico, Carreira Farmacêutica

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS