Trajetória da primeira farmacêutica a presidir o laboratório da aeronáutica.

Entre as muitas possibilidades de atuação do profissional de Farmácia, tem ganhado destaque a carreira militar. Em 2020, por exemplo, uma farmacêutica se tornou a primeira mulher a assumir o cargo máximo na direção do Laboratório Químico-Farmacêutico da Aeronáutica (LAQFA) - instituição que desde 1971 visa a fabricação de medicamentos para atender ao comando da aeronáutica e ao sistema público de saúde. As portas abertas pela Ten. Cel. Andreia Guerra chancelam que os rumos podem ir além do óbvio.

Inclusive, o Comando da Aeronáutica acabou de publicar um edital  ofertando 3 vagas de nível superior para farmacêutico. As inscrições estão abertas até o dia 11 de março e a remuneração é de R$ 8.245,00. As provas acontecerão em maio de 2024.

Segundo a Ten. Cel. Farmacêutica Andreia Guerra, a carreira de farmacêutico militar é muito gratificante, pois permite uma atuação não só técnica, mas também operacional. Ela teve a oportunidade de participar de Hospital de Campanha, por ocasião da epidemia de Dengue, no Rio de Janeiro, e contribuiu, no LAQFA, para fornecer medicamentos e produtos para a saúde, destinados à ajuda humanitária em calamidades nas quais a Força Aérea Brasileira (FAB) atua em prol da população brasileira ou outros povos, como no terremoto no Haiti.

Em fevereiro de 2020, a FAB coordenou a Operação China, trazendo brasileiros de volta para o Brasil em decorrência da pandemia de Covid-19 e o LAQFA pôde contribuir com o fornecimento de repelente de insetos e protetor solar para o uso durante o período de quarentena.

“Considero que tenho uma carreira de sucesso, mas também acredito que o sucesso é alcançado pelo comprometimento, dedicação e esforço. Sempre busquei dar o meu melhor em tudo o que faço, pois acredito que boas oportunidades devem ser bem aproveitadas. Entrar em uma universidade federal e trabalhar nas forças armadas e em um laboratório farmacêutico militar foram excelentes oportunidades que tive na minha vida. Tenho de agradecer aos meus pais e meu marido, que me incentivaram em relação aos meus estudos e crescimento profissional”, conta a Ten. Cel.

Sua trajetória como profissional farmacêutica foi, e ainda está sendo, no LAQFA. Mas, ela acredita, que, independentemente de onde a mulher farmacêutica esteja atuando - no meio civil ou militar, na indústria, no hospital, na manipulação ou na drogaria - o importante é o comprometimento, a dedicação, a ética, o respeito ao público-alvo, o caráter e, principalmente, o amor à profissão farmacêutica. Esses fatores levam ao sucesso e à realização profissional.

Receba nossas notícias por e-mailCadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

“Toda a organização militar possui o seu Distintivo de Organização Militar, o ‘DOM’. No DOM do LAQFA está escrito ‘Aliviar a dor é obra divina’. Deus colocou nas mãos do farmacêutico a responsabilidade de conduzir o vetor para o alívio da dor: o medicamento”, atesta Andreia.

Trajetória no LAQFA

Ainda como capitão, a Ten. Cel. realizou o curso de aperfeiçoamento de oficiais (CAP), quando teve a oportunidade de realizar um MBA em Gestão Pública, ministrada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi indicada como instrutora para o CAP - um reconhecimento pelo bom desempenho no curso.

“Em 2014, já como major, fui designada para desenvolver a atividade de instrutora na escola de aperfeiçoamento de oficiais (EAOAR), orientando a produção científica dos capitães da FAB e de nações amigas. Na EAOAR fui designada como chefe da subdivisão de execução do CAP. Permaneci na função por um ano e meio, quando, por necessidade do serviço, retornei ao LAQFA, e continuei minha trajetória. Fui, então, designada para a divisão técnica e, posteriormente, já como tenente coronel, assumi a coordenação técnica e responsabilidade técnica do laboratório”, conta a militar.

No LAQFA, o cargo de coordenação técnica é prerrogativa do segundo farmacêutico na hierarquia. Andreia atuou como coordenadora técnica e, então, foi designada para assumir a direção do laboratório, em fevereiro de 2020.

“Estava cursando o penúltimo período da faculdade quando uma amiga me falou do concurso para a aeronáutica. Ao mesmo tempo em que realizava o último período da, participei do processo seletivo para o quadro de oficiais farmacêuticos da aeronáutica. Ambos - o último período da faculdade e o processo seletivo - terminaram praticamente juntos. Um mês após colar grau na reitoria da UFF, em 2 de setembro de 1996, estava me apresentando na Escola Preparatória de Cadetes da Aeronáutica (EPCAR), para início do curso para Oficial da Aeronáutica”, relembra.

No LAQFA iniciou sua trajetória como 1° tenente, tendo ocupado os cargos de chefe da seção de controle em processo, seção de sólidos e subdivisão de produção. Como capitão, realizou os cursos de especialização em tecnologia industrial farmacêutica, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e o curso de especialização em Engenharia Farmacêutica.

Edital CAFAR 2025

O edital CAFAR ofertando 3 vagas de nível superior para farmacêutico da Aeronáutica Brasileira, abriu inscrições até o dia 11 de março. As provas escritas incluirão as seguintes disciplinas: Gramática e Interpretação de Texto (GIT);  Conhecimentos Especializados (CE) – temas relacionados à especialidade desejada; Redação (RED).

Após a conclusão do curso, o aprovado será nomeado como Primeiro-Tenente, recebendo, de acordo com a Lei nº 13.954/2019, remuneração de R$ 8.245,00.

São requisitos obrigatórios:

  • Ser brasileiro nato;
  • Não completar 36 (trinta e seis) anos de idade no ano da matrícula;
  • Ter concluído a graduação em Farmácia;
  • Habilitação na especialidade que concorre.

A banca realizadora do certame é a Fundação Guimarães Rosa (FGR).

Acesse o edital completo aqui.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS