17 perguntas para você encontrar sua motivação na profissão farmacêutica

CONTEÚDO PREMIADO: Registre seus dados e concorra a um iPhone 8

Você, farmacêutico, sabe o motivo pelo qual se levanta todos os dias da cama? Uns dirão que é pelo hábito, por causa do dinheiro, outros dirão que é pela satisfação profissional. Há ainda aqueles que atribuem sua motivação ao fato de estarem ajudando aos outros... E você? Conhece a fundo qual a sua maior motivação profissional?
 
Para o farmacêutico, Marcelo Cristian, alguns se levantam da cama para ganhar dinheiro, cumprir seus objetivos e conquistar. “Não que essa dinâmica esteja errada, mas corre-se o risco da frustração. Os farmacêuticos que levantam da cama de forma mais saudável são aqueles que entendem que a vida é uma integridade e que todas as áreas são importantes, a começar pelo desenvolvimento do ser, da pessoa. A vida não é apenas trabalhar, ou seja, esse não é o objetivo principal. No entanto, levantar da cama por entender que faz isso por algo maior, algo como uma missão, faz mais sentido”, defende.
 
Ele diz que o farmacêutico bem-sucedido sabe de sua missão, de seu valor. Ele reconhece sua importância e entende que seu trabalho é fundamental para a sociedade. Ele entende também que é no trabalho, na vida, que ele se desenvolve. Tudo tem uma ligação íntima com sua missão pessoal. Entender isso é crucial para:
 
- Ser mais resiliente e não ficar, a todo o momento, estressado e aborrecido;
- Ser um suporte para os outros;
- Ter vontade de estudar, de se desenvolver.

Já o farmacêutico Ricardo Bordinhão, comenta que a verdadeira motivação vem de realização, desenvolvimento pessoal, satisfação no trabalho e reconhecimento. “Quando o profissional trabalha sem motivação, ele acaba não tendo uma performance boa e se sente cada vez mais desgastado com suas relações na vida pessoal e no trabalho”, ressalta.
 
O farmacêutico, palestrante e professor, Pedro Dias, diz que o motivo que faz o farmacêutico se levantar da cama está ligado a seus valores, e estes estão relacionados com a motivação. “Em meu ponto de vista, a motivação é a mola propulsora de todos nós. Quando o indivíduo está motivado, está engajado, está com suas expectativas alinhadas e tem visão do que quer ser ou o que deve ter, ele sabe onde está e onde quer chegar. Esse conjunto de fatores, minimiza seus riscos”, fala Dias, que complementa sugerindo uma reflexão: Mas, qual risco? O risco da frustração, quando aquele determinado resultado não aconteceu no tempo em que estava previsto. E como proceder ao deparar com essa situação? Reflita: o que você fez de errado que poderia ter feito diferente? Baseado em experiências de sucesso que você já teve, o que poderia fazer igual para continuar tendo sucesso nos seus novos planos?
 
Conheça o TOP 5 da motivação, sugerido pelos entrevistados:
 
1 - Tenha amor pela profissão -  Com isso, nada é sacrifício. Isso oferece uma realização diária pela qual renunciamos, muitas vezes, ao lazer e a estar com a família em favor de um benefício maior no futuro.
 
2 – Faça a conta - A vida é um contínuo adicionar e excluir funções, pessoas, atividades, frustrações etc. A história de cada um dependerá do resgate de um saldo positivo. O farmacêutico precisa se sentir valorizado dentro da empresa onde trabalha, e estando motivado vai trabalhar de uma forma mais eficaz, render mais e ter o reconhecimento dos superiores. Assim, valorize-se!
 
3 – Cultive a paciência - O profissional precisa ter paciência para subir degrau por degrau. Ele precisa se empenhar e se esforçar, porque nada acontece de uma hora para outra. A recompensa será fruto do seu empenho. Capacitar-se e conhecer bem os processos é fundamental.
 
4 – Seja inovador - Busque novas tendências do mercado farmacêutico. Busque mais valor pessoal e profissional. Para a maioria das pessoas, valorização significa ganhar bem, e ter mais valor significa valer mais (em dinheiro). É o famoso Ter e Parecer sobrepujando o Ser e o Saber. Isso significa transformar consequência em objetivo. Cuide de si mesmo, farmacêutico. Entenda que tudo começa e termina em você. Procure ser um profissional relevante, que dá resultado. Entenda que você precisa se desenvolver na caminhada, e essa construção é muito gratificante.
 
5 – Faça aquilo que acredita - O salário é muito importante, mas fazer o que acredita é fundamental. O ambiente de trabalho está diretamente ligado aos resultados dos profissionais. O reconhecimento é consequência disso. Descubra a sua singularidade, seu diferencial e o motivo pelo qual você trabalha. Entenda que o dinheiro é consequência do trabalho bem feito. Busque ter uma vida abundante, vivendo com intensidade a cada coisa. Não seja apenas o trabalho! Isso é somente um item de sua identidade.
 
Este anúncio foi feito para você!
 
Imagine o seguinte anúncio de vaga e oportunidade de trabalho:
 
“Precisamos de profissional farmacêutico inovador e que esteja disposto a atuar em novas tendências do mercado farmacêutico, ter excelente comunicação, relacionamento interpessoal, visão sistêmica e empreendedora. Ele precisa ser apaixonado por gente, querer se desenvolver, conhecer sua missão e seu propósito. Ele deve ter diferenciais únicos e possuir grandes sonhos”.
 
Você se enquadraria nesse anúncio?
 
Se você não se encaixou em alguns dos quesitos mais solicitados pela maioria das empresas, é hora de correr atrás. Qualifique-se, descubra-se, empenhe-se. Conquiste diferenciais, começando por investir em sua formação, em uma pós-graduação que o leve onde deseja. Isso lhe trará mais motivação pessoal e profissional.
 
Descubra sua missão
 
Cristian trabalha como coach e ele sugere que cada farmacêutico faça a si mesmo algumas perguntas, cujas respostas o ajudarão a descobrir sua missão e, assim, ser mais feliz profissionalmente:
 
1 - Que tipo de vida você quer levar?
 
2 - O que é mais importante para você?
 
3 - Quem você quer ser?
 
4 - Qual sua missão de vida?
 
5 - O que você quer ser daqui a cinco anos?
 
6 - Como você estará daqui a cinco anos?
 
7 - O que você gostaria que as pessoas pensassem de você?
 
8 - Quais perguntas você deve fazer a si mesmo para encontrar sua missão pessoal?
 
9 - Por que você acorda a cada manhã?
 
10 - O que realmente faz sentido para sua vida?
 
11 - Você acorda disposto para trabalhar e ter sucesso?
 
12 - Você está trabalhando para que? Para ganhar dinheiro?  Para comprar tudo o que você quer? Para dar conforto a sua família? Viajar? Para usufruir plenamente a vida?
 
13 - O que você quer ouvir no final de sua vida?
 
14 - Qual legado deixará para as próximas gerações?
 
15 - Construirá uma vida digna de nota?
 
16 - Você terá uma vida significativa, agregando valor para você e para os que conviverem com você?
 
17 - Terá você seguido sua missão? Vivido intensamente sua vida?

 

Atendimento

Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 08:00 às 18:00 horas.

Telefones:

  • 0800 602 6660
  • (62) 3937-7056
  • (62) 3937-7063

Whatsapp

  • (62) 99473-1495

 

 

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua: Haddock Lobo, n° 131, Sala: 910, Cerqueira César.

CEP: 01414-001 , São Paulo -SP.

Telefones:

(11) 2607-6688
(11) 2268-4286

Fale conosco