Aprenda a usar o networking a favor da sua carreira farmacêutica

CONTEÚDO PREMIADO: Registre seus dados e concorra a um iPhone 8

Network (rede de contatos) e Networking (processo de trabalhar essa rede de contatos) estão cada vez mais sendo cobrados de farmacêuticos que buscam crescer nas suas respectivas carreiras. A ferramenta, que visa estabelecer contatos estratégicos, está se tornando mais complexa na medida em que o mundo se digitaliza, possibilitando que as pessoas interajam, sejam vistas, conectadas e seguidas por outras, sem nunca terem trocado um aperto de mão.

Possuir uma ampla rede de relacionamento, no entanto, nem sempre é o melhor caminho. Não basta ter muitos cartões de visita com contatos à mão, não basta ter um mailing gigante, não é suficiente ter milhares de amigos e seguidores em redes sociais. O mais importante no network é a efetividade que esta rede de contatos traz para uma carreira profissional.

O livro "A Arte da Guerra para Farmacêuticos", do Dr. Leonardo Doro Pires, professor do ICTQ, indica que “profissionais de sucesso se cercam de pessoas bem-sucedidas, entusiasmadas com a vida e com a profissão” (baixe o livro na versão digital aqui). O livro recomenda ainda que no campo de batalha profissional é imprescindível escolher o lado certo, pois o sucesso está diretamente ligado ao sucesso daqueles que estão ao seu redor. "É fato conhecido entre os profissionais de Recursos Humanos que 80% das contratações de profissionais (de executivos, diretores e presidentes) acontecem por força da rede de relacionamentos. Como profissional farmacêutico você deve buscar fazer parte de uma ‘tropa’ forte onde todos trabalhem e pensem em sinergia com um objetivo de prosperidade”, recomenda Doro.

Considerado um dos maiores especialistas do mundo em redes de relacionamentos, autor do livro “Networking Like a Pro: Turning Contacts into Connections", o Ph.D. Ivan Misner afirma que a ciência por trás da arte do networking, seja nos negócios, na vida pessoal ou profissional, pode levar o indivíduo a lugares em que nunca imaginou estar. E isto é tão verdadeiro que, em 2017, uma grande rede de farmacêuticos com mais de 50 mil profissionais conectados entre si, possibilitou o encontro de 30 indivíduos reunidos pelo ICTQ para um propósito comum, mesmo sem estes jamais terem se visto pessoalmente.   

Ainda no livro, Misner retrata a confiança como a principal chave para o início de uma boa rede. Ele explica que para ser um “networker" de sucesso é necessário cultivar relacionamentos reais e profundos com os contatos realizados antes que seja solicitado algum favor, negócio ou parceria. “O tempo é indispensável para que as pessoas conquistem confiança e busquem se relacionar verdadeiramente, passando a se interessar genuinamente pelo que os outros fazem, oferecendo ajuda primeiro”, recomenda Misner. 

10 recomendações de como desenvolver um networking vencedor

1. Os primeiros contatos com qualquer indivíduo, obrigatoriamente, devem ser isentos de pedidos, favores e quaisquer solicitações. E quando pedidos e favores forem realizados, os contatos com essa finalidade devem ser intercalados com outros que não trazem esse mesmo objetivo;

2. Planeje-se antes de realizar o contato. Se for uma ligação faça um script, se for uma interação em redes sociais ou a resposta de um e-mail, verifique se sua mensagem está clara e correta antes do envio. Personalize sua mensagem. Pessoas são indivíduos que demandam estratégias de comunicação diferentes entre si;

3. Em qualquer tipo de contato com outro profissional, farmacêutico ou não, saiba se expressar. Seja claro principalmente quando o contato for virtual. A ausência da visão de suas expressões corporais, neste tipo de contato, trazem margens para interpretações infinitas;

4. Cuide-se para ser um farmacêutico interessante. Isso inclui ler, ir ao teatro, ter hobbies, viajar, estar antenado com as tendências e inovações do seu campo profissional, ter opiniões bem delineadas e fazer pós-graduação no ICTQ :)

5. Nunca “force a barra” criando contatos artificiais sem propósito. Seja você mesmo e estabeleça contato com sua rede off-line ou on-line de forma natural. Haja naturalmente mesmo, não daquela forma, quando você olha para um indivíduo atraente e tenta disfarçar que não está olhando.

6. Respeite a diversidade humana e tenha em mente que todos têm o direito de serem autênticos em suas expressões, formas de pensar, agir e viver;

7.  Tenha em mente, de forma bem consciente, quais são suas forças e seus pontos fracos enquanto farmacêutico. Evite 100% falar mal de terceiros, mesmo que o grau de relacionamento com o seu interlocutor seja próximo;

8. Nunca deixe seus contatos no vácuo. Responda ao WhatsApp mesmo quando não houver um retorno definitivo;

9. Compartilhe suas ideias, seus projetos e ações, e convide seus contatos para opinar com feedbacks construtivos;

10. Seja autêntico sem maquiar sua carreira farmacêutica com a superficialidade de um marketing pessoal desmedido. Não tenha medo de assumir suas limitações e deixe que os outros falem de suas potencialidades.

Tags: profissão farmacêutica, carreira farmacêutica

Atendimento

Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 08:00 às 18:00 horas.

Telefones:

  • 0800 602 6660
  • (62) 3937-7056
  • (62) 3937-7063

Whatsapp

  • (62) 99473-1495

 

 

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua: Haddock Lobo, n° 131, Sala: 910, Cerqueira César.

CEP: 01414-001 , São Paulo -SP.

Telefones:

(11) 2607-6688
(11) 2268-4286

Fale conosco