As ações da Novo Nordisk, gigante dinamarquesa que produz as “canetas emagrecedoras” Ozempic e Wegovy, desabaram, nesta quarta-feira (4/2), após a companhia estimar uma queda expressiva nas vendas em 2026.
Na terça-feira (3/2), a Novo Nordisk informou que os lucros e as vendas da empresa podem recuar até 13% neste ano. Caso essa estimativa se confirme, será a primeira queda registrada pela fabricante do Ozempic em muitos anos.
“Nossa previsão para 2026 reflete um ano de pressão de preços sem precedentes”, reconheceu o presidente-executivo da Novo Nordisk, Mike Doustdar, durante uma teleconferência com jornalistas.
Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente
Ações despencam
Os papéis da Novo Nordisk negociados na Bolsa de Valores de Copenhagen (Dinamarca) chegaram a tombar cerca de 20% no pregão desta quarta-feira.
Por volta das 9h45 (pelo horário de Brasília), as ações da companhia recuavam 17,05%, cotadas a 305,1 coroas dinamarquesas.
Também negociada na Bolsa de Nova York (EUA), a ação da Novo Nordisk fechou o pregão de terça-feira em queda de 14,64%, a US$ 50,30.
Na pré-abertura do mercado norte-americano, nesta quarta, os papéis tinham desvalorização de 3,9%, a US$ 48,34.
Nível mais baixo desde dezembro
O tombo das ações da Novo Nordisk, que acabou contaminando outras fabricantes de medicamentos contra a obesidade, levou os papéis da empresa ao menor patamar desde o início de dezembro de 2025.
De acordo com as projeções da dona do Ozempic, o lucro operacional ajustado e as vendas devem recuar entre 5% e 13% neste ano. Em 2025, as vendas da Novo Nordisk fecharam em alta de 10%.
Segundo a Novo Nordisk, as perspectivas para a empresa dinamarquesa devem ser afetadas por preços mais baixos, principalmente nos EUA, além da concorrência mais acirrada e do vencimento das patentes da semaglutida – ingrediente ativo de medicamentos como Wegovy e Ozempic – em alguns mercados, como o Brasil.
Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias




