A Homeopatia mata e a Alopatia cura tudo – é assim que você pensa?

CONTEÚDO PREMIADO: Registre seus dados e concorra a um iPhone 8

Antes de pronunciarmos qualquer julgamento, crítica ou comentário sobre uma ciência, filosofia, religião e política - necessário se faz conhecer profundamente, para elaborar as próprias conclusões e opiniões. Se assim não proceder, estaremos pensando com a cabeça e com as definições do outro.

Em especial no Brasil - temos muita dificuldade de pensar e criar opiniões pessoais sobre qualquer tema. O famoso dito - “Seguir a boiada” é o que mais fazemos.

Vamos refletir juntos - A definição que tenho da Homeopatia e Alopatia é fruto de estudos, pesquisas, analises, experiências pessoais - ou simplesmente estou seguindo a opinião da maioria, como na política?

A Homeopatia mata - a compreensão que as pessoas em geral tem da Homeopatia é limitada e errônea. Quando observamos as redes sociais, as mídias existentes (jornais, revistas, etc.) é fato que temos mais informações negativas que positivas. Mas, o que chama mais atenção são os noticiários negativos e mentirosos sobre a Homeopatia.

Segundo o velho ditado - “Não se bate em cachorro morto”. Se a Homeopatia fosse uma quimera, uma farsa, uma mentira - porque investir tanto tempo e dinheiro para falar de algo que não existe, não é real, e não tem efeito? Seria mais lógico e lúcido - deixa-la cair por si só.

Nunca fanatismo e sim responsabilidade - utilizar a Homeopatia, mas se for preciso a Alopatia também. Por exemplo: Homeopatia e Antibiótico - em crianças, em alguns casos o antibiótico irá tratar a infecção e a homeopatia a causa da mesma, evitando assim, as recorrências.

A Alopatia Cura Tudo - os medicamentos alopáticos tem seu valor, e são muito úteis para todos nós. Porém, não são a panaceia que se informa e divulga. Na verdade eles apenas aliviam os sinais e sintomas das inúmeras enfermidades existentes, não promovem curas reais - tendo em vista que os medicamentos para doenças crônicas necessitam ser administrados por toda a vida do indivíduo.

Em qualquer enfermidade pode-se utilizar a Alopatia e Homeopatia concomitante - tendo assim, um resultado mais eficaz do tratamento. Por exemplo: Quimioterápicos e Homeopatia - os medicamentos homeopáticos neste caso diminuem consideravelmente as reações adversas da quimioterapia.

Hipócrates - o Pai da Medicina - utilizava as duas Leis de tratamento existentes. A Lei dos Semelhantes e a Lei dos Contrários. Da primeira surgiu a Homeopatia e da segunda a Alopatia.  Exemplo: Antiinflamatório para inflamação = Lei dos Contrários;  Algo que cause inflamação para tratar um processo inflamatório = Lei dos Semelhantes.

Se somos da área da saúde é vital conhecermos em sua amplitude - todos os métodos de alívio e cura das enfermidades. E principalmente dominar as duas Leis que são utilizadas nestes processos. Pois, se tenho conhecimento apenas de uma parte - posso me definir como analfabeto da saúde, ou ainda não posso me definir como um profissional completo e apto a entender todas as questões da saúde e doença.

Em 2006 foi publicada a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS - Ao atuar nos campos da prevenção de agravos e da promoção, manutenção e recuperação da saúde baseada em modelo de atenção humanizada e centrada na integralidade do indivíduo, a PNPIC contribui para o fortalecimento dos princípios fundamentais do SUS.

A PNPIC contempla atualmente 19 práticas que podem ser oferecidas à população, cujos procedimentos são voltados à cura e prevenção de doenças como depressão, hipertensão, ansiedade, bronquite, entre outras. Recentemente foram incluídas as práticas de Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa e Yoga. Juntando-se as já existentes Medicina Tradicional Chinesa - Acupuntura, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Termalismo - Crenoterapia, Medicina Antroposófica.

A Homeopatia é uma especialidade farmacêutica - desde 1993, com a Resolução número 232 do Conselho Federal de Farmácia. O farmacêutico homeopata é o único profissional desta area que detém legalmente a autorização para atuar em toda cadeia produtiva do medicamento até a prescrição. Ou seja - da matéria prima a prescrição. Porém, o profissional necessita de conhecimento, qualificação e capacitação - para exercer todas as funções na Homeopatia.

Vamos nos apropriamos deste mercado e contribuir com o alivio e cura das doenças e enfermidades existentes - promovendo principalmente a promoção da saúde e bem estar da população?

Com a Homeopatia é possível alcançarmos a definição de saúde conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS) - “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”.

Neste contexto o ICTQ mantem em seu portfólio cursos de atualização que capacitam os profissionais para atuar com excelência em homeopatia. CONFIRA NOSSA AGENDA em Belo Horizonte.

Atendimento

Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 08:00 às 18:00 horas.

Telefones:

  • 0800 602 6660
  • (62) 3937-7056
  • (62) 3937-7063

Whatsapp

  • (62) 99473-1495

 

 

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua: Haddock Lobo, n° 131, Sala: 910, Cerqueira César.

CEP: 01414-001 , São Paulo -SP.

Telefones:

(11) 2607-6688
(11) 2268-4286

Fale conosco