Um farmacêutico viraria as 4 cadeiras do The Voice Brasil?

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Hoje escolhi um tema nada ortodoxo para o meu novo artigo. Vou ser sincero logo de cara: se você não tem capacidade de fazer analogias ou de pensar fora do seu quadrado, é melhor abandonar essa leitura por aqui e correr para postar um “textão” me criticando. Caso contrário, acredite, nossa temática faz uso de uma licença metafórica para ser séria, muito séria! Eis o questionamento que norteará meu raciocínio: Poderia um farmacêutico virar as 4 cadeiras do programa The Voice Brasil? Responderei esta pergunta analisando jurado a jurado e, ao avaliar os critérios mais utilizados por cada um deles, vendo quais qualidades são imprescindíveis para um farmacêutico ter sucesso na carreira e na vida. Vamos ao que interessa!


1) Lulu Santos

O que um farmacêutico precisa fazer para que @lulusantosoficial vire a sua cadeira? Analisemos este cativante jurado: artista nato, um dos melhores guitarristas e letristas da música pop brasileira. Ele começou a tocar aos doze anos de idade, formando uma banda inspirada nos Beatles, chamada de Cave Man. Desde então não parou. Na juventude fez parcerias com vários expoentes do rock nacional, trabalhou como músico freelancer e foi colunista em revistas do ramo musical. Enfim, Lulu é, antes de mais nada, um músico de mão cheia, que conhece os meandros das técnicas musicais e transparece isso em seus comentários e escolhas no programa The Voice. Estamos diante do mais técnico dos jurados!

Lulu tem “ouvido absoluto” e para ser escolhido por ele, o cantor precisa dominar a ciência musical, e não apenas ter uma bela voz. Fique tranquilo amigo farmacêutico, o autor do hit “O último Romântico” não lhe cobrará técnica musical, mas, pela nossa analogia, a técnica farmacêutica.

Segundo os critérios deste jurado, para ter sucesso profissional é preciso DOMINAR A TÉCNICA DA SUA PROFISSÃO. Não adianta ser extrovertido, arrojado ou convincente. Aqui não há espaço para o profissional generalista, sem o domínio da técnica utilizada em sua área de atuação farmacêutica.

Pelos critérios de Lulu, para se ter sucesso no varejo farmacêutico, o profissional deve se especializar em farmácia clínica. Você prefere trabalhar na indústria? Trate de se aperfeiçoar! Não basta ter um conhecimento genérico em farmácia industrial, pois este ramo de atuação se divide em várias áreas, como assuntos regulatórios, controle de qualidade, garantia da qualidade, produção, etc. A única forma de virar a primeira cadeira é tornar-se um especialista!

2) Ivete Sangalo

Eitaaa baiana arretada... minha jurada predileta! A cantora @ivetesangalo (Veveta) alcançou sucesso como vocalista da Banda Eva, vendendo mais de 4 milhões de discos quando fazia cerca de trinta shows por mês. Ivete é uma potência da música brasileira e já recebeu 15 indicações ao Grammy Latino, ganhado três vezes. Profissional multi-talentosa, já atacou de empresária, apresentadora, atriz e garota propaganda. Mas, além do estrondoso talento da cantora, o que realmente cativa o seu público é o seu carisma e sua espontaneidade.

Ivete porta-se diante das câmeras e do público como se estivesse em casa conversando com velhos amigos. A irreverência e a descontração da artista são desconcertantes, estas características são capazes de atrair até mesmo aqueles que não apreciam seu estilo musical. Ao fazer os seus julgamentos no programa The Voice, Ivete valoriza muito a empatia do artista com o público. Para a cantora, parte do sucesso está relacionado à forma que você interage com as pessoas, à sua capacidade de cativar. Lembra-se do Pequeno Príncipe? “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”.

Por analogia, para se tornar um farmacêutico de sucesso você precisa ter a CAPACIDADE DE SE RELACIONAR com outros. O sucesso farmacêutico vai muito além do conhecimento prático e teórico. A capacidade de atrair pessoas e fazer com que elas lhe sigam é a principal característica de um líder, e o único caminho para o sucesso, afinal não vivemos isolados em uma bolha. Para virar a segunda cadeira você precisará criar relacionamentos.

3) Carlinhos Brown

O baiano @carlinhosbrownoficial é cantor, instrumentista, compositor, arranjador, produtor, artista plástico e agitador cultural. Isso mesmo, agitador! O ganhador do Grammy Latino de 2003 é um multi-artista que prega a originalidade, a criatividade e o entusiasmo. Suas decisões são viscerais. Carlinhos é espontâneo e, como bom percussionista que é, pensa e julga com as batidas do coração.

Não é raro vermos o eterno Tribalista escolher com a emoção, deixando-se levar pelo instinto e pela afinidade com o candidato. Então, qual seria o conselho de Carlinhos para um farmacêutico ter sucesso? Simples, TENHA ATITUDE!

Não se engane! Ter atitude não é tão fácil como parece. É preciso estar disposto a falar o que pensa, expor suas opiniões e, consequentemente, se expor. Um profissional de atitude não segue a manada, ele tem a coragem de trilhar caminhos não antes pensados, mesmo que isso implique em riscos ainda não calculados.

Estes profissionais estão sempre em destaque e, não raramente, são os mais criticados. Isso me faz lembrar da apresentação de Carlinhos Brow no Rock in Rio 2001, onde o público jogou várias garrafas de água no cantor em protesto contra a sua participação no evento. O ilustre baiano respondeu da seguinte forma: “Pode jogar o que vocês quiserem, porque eu sou da paz e nada me atinge”. Brown sabe que a voracidade da flecha é proporcional à importância do alvo. A terceira cadeira não vira para aqueles que tentam agradar a todos.

4) Michel Teló

Cantor, compositor e multi-instrumentista, o paranaense @micheltelo estourou para o mundo com "Ai Se Eu Te Pego”. Essa música levou Michel Teló ao topo das paradas musicais em mais de 20 países na Europa e na América Latina. O sucesso comercial de Teló foi tamanho que seu hit foi o single mais comercializado no mundo em 2012, com mais de 7 milhões de cópias vendidas.

Os números mostram o tamanho do faro deste artista para o sucesso. Quem acompanha o The Voice Brasil sabe que Michel Teló não joga para perder. O bicampeão do programa é um estrategista nato. Teló fundamenta suas escolhas no potencial de vitória de cada candidato, analisando, além do talento do cantor, o seu estilo musical e a capacidade do mesmo de “cair na graça” do telespectador, que tem poder de voto no programa. Ou seja, o cantor de “Humilde residência” tem um feeling comercial aguçadíssimo.

Em nossa analogia, para atrair a atenção do sertanejo, o profissional precisaria ser competitivo e, acima de tudo, TER UMA VISÃO HOLISTICA, ou estratégica, do business onde atua. Isso mesmo, estamos falando que para se tornar um farmacêutico de sucesso é preciso entender como o mercado farmacêutico funciona. Ora, se você vai atuar no varejo farmacêutico, além de farmácia clínica, você precisa entender de fidelização de clientes, gerenciamento por categoria, qualidade no atendimento, etc. Afinal, é impossível prestar um belo serviço de Atenção Farmacêutica se você não tem clientes/pacientes, ou pior, se a sua farmácia falir. A derradeira e última cadeira só irá virar se você mostrar que é capaz de vencer a competição!

E não é que os ocupantes das famosas cadeiras estão certos! A grosso modo, domínio técnico, atitude, carisma e visão de mercado são os tijolos que alicerçam a carreira de um farmacêutico vencedor. Desenvolva estas habilidades e seja bem-vindo ao The Farma Brasil!

* Professor do ICTQ (Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico), Bacharel em Farmácia, Administração de Empresas e Ciências Contábeis, consultor em gestão de varejo farmacêutico e autor dos livros “Gestão Estratégica para Farmacêuticos” e “A Arte da Guerra para Farmacêuticos”.

Tags: profissão farmacêutica, carreira farmacêutica

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