Ensinamentos do Padre Fábio de Melo para Farmacêuticos

CONTEÚDO PREMIADO: Registre seus dados e concorra a um iPhone 8

Fábio José de Melo Silva é hoje um dos maiores líderes religiosos brasileiros. O padre católico nasceu na pequena cidade de Formiga – MG e ganhou o mundo com as canções que gravou no exercício do sacerdócio.  Artista, escritor de best sellers, professor universitário, apresentador e digital influencer, o padre multi-profissional é figura onipresente na TV e nas redes sociais. Seguido no instagram por 9,3 milhões de pessoas, o padre bonitão (com o devido perdão da palavra) encanta pela simplicidade e bom humor. Mas não se deixe enganar pelo sorriso maroto e jeito despojado de Fábio de Melo. Seus números impressionam: são mais de 3 milhões de CDs vendidos e 4 milhões de livros, o que mostra o profissionalismo e dedicação que ele imprime em sua “carreira” religiosa.

Porém, qual a relação de um padre com a carreira farmacêutica? Simples, a maioria dos farmacêuticos que não obtém sucesso profissional têm uma característica em comum: estão impregnados de crenças restritivas que os impedem de liderar. É do exercício pleno da liderança que emana todo o fascínio do padre pop, que cativa todos os seus seguidores, e é este mesmo exercício de liderança que vai lhe transformar num farmacêutico melhor. Eu vos apresento os ensinamentos do Padre Fábio de Melo que me tornaram um farmacêutico melhor.

1. Pare de deixar que besteiras interfiram na sua carreira profissional

Quem já assistiu minhas palestras deve ter percebido que tenho o hobby de decorar frases daqueles que me inspiram. A minha predileta do Padre mineiro é:  “Você é quem decide o que vai ser eterno em você, no seu coração.  Deus nos dá o dom de eternizar em nós o que vale a pena, e esquecer definitivamente aquilo que não vale”. Nesta frase, Fábio de Melo me ensina a não perder tempo com problemas que não consigo resolver, a não remoer pequenos transtornos do dia-a-dia e, principalmente, a decidir aquilo que vai me afetar.

Não há espaço para o sucesso numa cabeça cheia de problemas! Um líder farmacêutico deve fechar o seu coração para obstáculos menores e guardar apenas aquilo que é positivo, que faz bem a si e aos outros. Lembra do alívio que você sentia ao compartilhar seus problemas com sua mãe? Isso acontecia porque a sua mãe sabia dar as devidas proporções às coisas, e não deixava que situações passageiras lhe afligisse. A serenidade demonstrada por ela lhe acalmava automaticamente, e lhe dava força para superar o que estava passando. Se você pretende ser um líder farmacêutico, é essa serenidade que você deve passar aos outros, e isso só se consegue quando os problemas não se eternizam no seu coração.


Em suma, se o que você guarda no coração são coisas como uma estática reclamação do valor do piso salarial, uma raiva porque seu balconista chegou atrasado ou uma picuinha com um colega farmacêutico, Deus pode te perdoar, a sua carreira não.

2. Ninguém atinge sozinho o sucesso profissional

Aqui cabe outra frase do apresentador do programa Direção Espiritual: “Eu gostaria de lhe agradecer pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou. Pela sua capacidade de me olhar devagar, já que nessa vida muita gente já me olhou depressa demais”.

Perceba o valor dado pelo padre ao “olhar devagar”. Para obter sucesso na carreira farmacêutica, precisamos aprender a extrair das pessoas o que elas têm de melhor, seja de nossos funcionários, pacientes ou nossa chefia.


Ninguém chega ao topo sozinho. A maioria dos farmacêuticos de sucesso se beneficiam de uma sólida rede de relacionamentos que começou a ser criada na faculdade, passando pelos estágios e culminando no exercício da profissão. Essa rede deve estar alicerçada no relacionamento de mão dupla, na troca de experiências e oportunidades.


Extrair o melhor das pessoas é criar laços estreitos, profissionais ou pessoais. Se você não é capaz de manter uma relação profissional saudável com seus pares, enxergando a qualidade dos mesmos e contribuindo para sua melhoria profissional, você não é capaz de dar atenção. Pare de “passar depressa demais” pela vida das pessoas. É dando que se recebe!

3. Seja transparente

Na minha vida como palestrante, aprendi que só há uma forma de obter a confiança das pessoas que me acompanham: ser transparente. Isso me remete à terceira frase de Padre Fábio: “Quanto maior a armadura, mais frágil é o ser que a habita”. Na vida profissional farmacêutica, não tente se esconder atrás de títulos acadêmicos, de teorias ou opiniões de outrem, a única coisa que lhe dará credibilidade é o que você pensa. Não esconda suas teses profissionais ou tente maquia-las para parecerem mais palatáveis. Emita-as! Seja transparente, mostre para todos que estão ao seu redor o que você pensa. Não tenha medo de questionar, de errar e de se expor. Quebre a armadura e pare de espalhar o mais do mesmo, cada ser humano é diferente do outro – mas a maioria é refém do consenso. Não se sinta na obrigação de ser maioria!

Por fim agradeço ao Padre Fábio de Melo por nos ensinar a deixar as besteiras de lado, por mostrar o valor dos verdadeiros companheiros de caminhada e, o mais importante, por deixar claro através do exemplo, que temos que encarar a vida sem nenhuma máscara. Para você ser um bom farmacêutico, é preciso, antes de mais nada, ser um bom ser humano! Amém.

*Leonardo Doro Pires - Professor do ICTQ (Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico), Bacharel em Farmácia, Administração de Empresas e Ciências Contábeis. Atua como consultor em gestão de varejo farmacêutico e é autor dos livros “Gestão Estratégica para Farmacêuticos” e “A Arte da Guerra para Farmacêuticos”.

Tags: profissão farmacêutica, carreira farmacêutica, valorização farmacêutica

Atendimento

Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 08:00 às 18:00 horas.

Telefones:

  • 0800 602 6660
  • (62) 3937-7056
  • (62) 3937-7063

Whatsapp

  • (62) 99473-1495

 

 

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua: Haddock Lobo, n° 131, Sala: 910, Cerqueira César.

CEP: 01414-001 , São Paulo -SP.

Telefones:

(11) 2607-6688
(11) 2268-4286

Fale conosco