Opinião Farmacêutica

O perfil do consumidor de produtos farmacêuticos

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Em qualquer setor produtivo, o desenho de um perfil de consumo se apresenta como uma ferramenta de pesquisa básica para aqueles que buscam melhor posicionamento junto ao seu mercado e público-alvo. Por ser uma ferramenta considerada primária ou básica, o seu desenvolvimento pode até parecer simples para muitos... mas não é!

Prescrição Farmacêutica: você vai reclamar ou vai fazer?

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Há aqueles que criticam e há aqueles que fazem! Com os farmacêuticos isso não é diferente. A categoria sempre reclamou de que seus conhecimentos são subaproveitados. Daí veio a Resolução 586/13, que regula a prescrição farmacêutica. Seria o momento de os farmacêuticos aplicarem seus conhecimentos, dando o devido valor a sua atuação? Pois o que acontece é que alguns farmacêuticos se negam a fazê-la, alegando: “Eu vou prescrever para quê? Isso só aumentaria minha responsabilidade e meu volume de trabalho! Eu não!”.

Lançamento de um Produto Farmacêutico

Da Anvisa ao consumidor: O processo de lançamento de um produto farmacêutico

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O mercado farmacêutico é um dos três grandes cenários mundiais de grande importância, e a busca pela competitividade e a manutenção do fator competitivo fazem com que as empresas tenham continuamente de inovar em suas condutas. Os avanços tecnológicos fazem com que os produtos sejam lançados num tempo cada vez mais curto, com seu ciclo de vida menor, fazendo com que os profissionais do marketing encontrem meios de maximizar sua aceitação de vendas.

Uso irracional de medicamentos

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Segundo a Organização Mundial da Saúde, o uso racional de medicamentos ocorre quando o paciente recebe o medicamento apropriado à sua necessidade clínica, na dose e posologias corretas, por um período de tempo adequado e ao menor custo para si e para a comunidade. A última pesquisa realizada pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), onde 1.480 pessoas foram entrevistadas entre os dias 25 de março e 03 de abril de 2014, em 12 capitais brasileiras, mostra que nossa realidade está longe do preconizado pela OMS. A pesquisa revela que 76,4 % da população brasileira faz uso de medicamentos à partir da indicação de familiares, amigos, colegas e/ou vizinhos. Em algumas capitais estes índices são mais elevados, colocando-se acima da média nacional, estão Salvador e Recife (96 %), Manaus (92 %), Rio de Janeiro (91 %), Brasília e São Paulo (83 %), e Belém (78 %). Estes dados são preocupantes e nos levam a uma pergunta inevitável: Por que isso ocorre de maneira tão endêmica?

Entrevista fala sobre estratégias de vendas para Farmacêuticos

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Todos os profissionais farmacêuticos que se envolvem em qualquer processo de comercialização de produtos e serviços – seja na indústria, na distribuição ou no varejo – devem ter conhecimentos sobre técnicas e atitudes que lhes propiciem sucesso em suas vendas. É muito comum a venda consultiva realizada por farmacêuticos, afinal, esses profissionais trabalham com itens cuja utilização depende, fundamentalmente, de informações precisas e seguras.

Farmácia: Canal de Saúde e Bem-estar

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Antes de compreendermos com mais detalhamento esta nova realidade precisamos entender o contexto histórico da prática farmacêutica no país. A primeira farmácia ou botica surgiu no país ainda na época do Brasil colônia, onde o boticário manipulava e produzia o medicamento diante do paciente, de acordo com a farmacopéia e a prescrição médica.

Sinal amarelo para o pequeno empreendedor

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Atualmente o mercado varejista de redes de farmácias no Brasil vem passando por um acelerado processo de expansão, o que pode ser observado nos dados apresentados pela Abrafarma: de janeiro a setembro do ano de 2013, as vendas do setor apresentaram crescimento de 13,21 % comparado ao mesmo período do ano anterior.

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