Farmácia Hospitalar e Clínica

Farmácia Hospitalar e Clínica

Matéria veiculada pelo Jornal Nacional (Rede Globo) em maio de 2022 destacou o farmacêutico clínico como peça chave nos hospitais de todo país. A integração do farmacêutico em equipes multidisciplinares tem provado a importância da gestão, assistência farmacêutica, acompanhamento de leito, revisão farmacoterapêutica, dentre outras atividades do farmacêutico hospitalar e clínico. Esta especialização do ICTQ apresenta um programa singular ao propor o estudo da gestão, assistência, atenção e clínica farmacêutica no ambiente hospitalar.

  • ICTQ - Nota Máxima no MECNota Máxima no MEC
  • ICTQ - Método MultimodalMétodo Multimodal
  • ICTQ - Mais de 400 horas/aulas400 horas/aulas
  • ICTQ - Inicio ImediatoInicio Imediato
  • ICTQ - Aulas 100% online100% online

Disciplinas do curso

Confira todas as disciplinas do curso de Farmácia Hospitalar e Clínica

Metodologias de Atenção Farmacêutica

Evolução e Conceitos da Atenção Farmacêutica / Origem e Histórico Brasileiro / Consenso Brasileiro de Atenção Farmacêutica / Projeção da Atenção Farmacêutica no Brasil / Atenção Farmacêutica na Prática Clínica / Objetivos e Benefícios da Atenção Farmacêutica / Diretrizes Legais dos Serviços Clínicos Farmacêuticos / Perfil do Farmacêutico Clínico na Prática da Atenção Farmacêutica / Descrição e Aplicações dos Serviços Clínicos de Atenção Farmacêutica / Boas Práticas de Dispensação / Medicamentos como Insumos de Ações de Saúde / Importância e Prática do Uso Racional de Medicamentos / Dispensação como Prática Clínica / Seleção e Disponibilização de Medicamentos / Métodos de Orientação Farmacoterapêutica / Orientação e Educação em Saúde / Qualidade da Informação em Saúde / Comunicação no Cuidado Farmacêutico / Ações de Prevenção em Saúde / Conciliação e Revisão da Farmacoterapia / Farmacoterapia Baseada em Evidências / Diretrizes Clínicas em Farmacoterapia / Intervenções Farmacêuticas na Farmacoterapia / Acompanhamento Farmacoterapêutico / Conceito, Propósitos e Aplicações Clínicas / Metodologias de Acompanhamento Farmacoterapêutico / Aplicação Prática na Clínica Farmacêutica / Planejamento e Gestão da Atenção Farmacêutica / Contextualização e Implantação / Capacitação e Competências da Equipe / Triagem e Acolhimento do Paciente / Integração à Prática Médica / Sustentabilidade do Processo.

Semiologia Farmacêutica

Fundamentos da Semiologia Farmacêutica / Conceito e Aplicações Clínicas / Relação Farmacêutico - Paciente / Aspectos Éticos da Propedêutica Farmacêutica / Acolhimento ao Paciente / Semiotécnica / Exame Físico: Objetivos e Abrangência / Instrumentos: Relação, Descrição e Uso / Elementos de Semiotécnica / Exame Geral: Etapas, Preparo e Execução / Técnicas de Exame Físico / Exame Físico do Segmento da Cabeça e Pescoço / Avaliação dos Olhos / Avaliação de Orelhas, Nariz e Garganta / Exame Físico do Tórax / Avaliação Cardiovascular / Avaliação Respiratória / Exame Físico do Abdômen / Avaliação do Sistema Gastrointestinal / Avaliação do Sistema Urinário / Exame Físico do Sistema Tegumentar / Avaliação da Pele / Avaliação dos Anexos Epidérmicos / Semiologia Pediátrica, do Adolescente e do Idoso / Cuidados Especiais / Procedimentos e Rotina.

Avaliação de Diagnóstico e Interpretação Clínica de Exames Laboratoriais

70% das decisões clínicas são baseadas em exames laboratoriais, importância a qual está diretamente relacionada a utilização desses exames na prevenção, hipóteses diagnósticas e monitoramento clínico-terapêutico de diversas doenças. Essa disciplina capacita farmacêuticos e demais profissionais da área de saúde quanto a correta solicitação e interpretação clínica de exames laboratoriais, a partir de correlações clínicas, diagnósticas e terapêuticas.

Farmacocinética Clínica e Farmacodinâmica

Integração à Farmacologia Clínica / Fundamentos e aplicações / Farmacocinética e farmacodinâmica na prática clínica / Parâmetros Farmacocinéticos Clínicos / Absorção / Volume de distribuição / Metabolização- biodisponibilidade / Tempo de meia vida / Clearance (depuração) / Eliminação / Determinação de Sistemas Posológicos / Planejamento / Dose de ataque / Dose de manutenção / Ajuste de dose / Monitoração farmacológica / Critérios de Especificidade Farmacodinâmica / Critérios da seletividade dos fármacos / Receptores fisiológicos / Fármacos inespecíficos / Relações dose-resposta / Gradual / Quantitativa / Interações fármaco-receptor / Agonistas / Antagonistas / Agonistas parciais / Agonistas inversos / Receptores de reserva / Aplicações clínicas da farmacodinâmica / Índice terapêutico / Janela terapêutica / Fatores de Variabilidade Terapêutica / Conceito e importância clínica / Fatores farmacocinéticos / Fatores farmacodinâmicos.

Interações Medicamentosas

Fundamentos e ocorrências / Consequências clínicas / Impactos na saúde pública / Confiabilidade das informações / Tipos de interações medicamentosas / Interações fármaco-fármaco: Interações farmacêuticas - Interações farmacocinéticas - Interações farmacodinâmicas - Interações fármaco-fitoterápico - Interações fármaco-alimento / Mecanismos das interações entre medicamentos / Interações farmacêuticas / Quelação /  Adsorção / Alteração do pH gástrico / Incompatibilidade / Interações farmacodinâmicas / Adição / Potenciação Antagonismo / Idiossincrasia / Interações farmacocinéticas: Absorção -  Distribuição - Biotransformação -  Excreção / Outros mecanismos de interações com medicamentos: Medicamentos e fitoterápicos - Medicamentos e alimentos / Intervenção clínica e manejo / Condutas em clínica farmacêutica / Notificação e Farmacovigilância.

Logística, Logística Reversa em Ambiente Hospitalar

Ciclo Logístico da Assistência Farmacêutica como ponto de partida. / Bases teóricas e legais sobre logística em serviços de saúde. / A Dispensação e distribuição de medicamentos como ponto impactante na Cadeia Logística Assistencial e Farmácia Clínica. / Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT), como aliados a cadeia logística assistencial. / Validação Farmacêutica da Prescrição como elo impactante na dispensação de medicamentos e cadeia logística assistencial. / Cadeia logística X Dispensação de medicamentos sob controles especiais (Antimicrobianos, Psicotrópicos, Medicamentos de Alta Vigilância (MAVs), Look alike sound alike (LASA), Termolábeis e Alto Custo). / Cadeia logística X o cuidado na dispensação e distribuição de medicamentos em formulações magistrais, oficinais e de uso off label. / Cadeia logística X a dispensação e distribuição de medicamentos através das Centrais de Unitarizações de Doses (Centrais de Quimioterápicos, de Nutrição Parenteral e de Fracionamento de Soluções Injetáveis). / Cadeia logística e sua importância na gestão do cuidado e segurança do paciente.  / Gestão de custos na cadeia logística. / A dispensação e distribuição de materiais como atividades estratégicas na Gestão da Qualidade e Acreditação Hospitalar. / Cadeia logística x Erros de medicação. / Aplicação de ferramentas lean helthcare na cadeia logística hospitalar. / Logística Reversa: conceitos, legislação e aplicabilidade na gestão de custos e ações sócio ambientais do hospital. / Indicadores da cadeia logística e seus impactos na gestão de qualidade que impactam na segurança do paciente. / Gestão de Pessoas e Logística Hospitalar: processo contínuo de capacitação.

Farmacoeconomia

Princípios da Farmacoeconomia / Farmacoeconomia no Brasil /  Análise de custos / Diretos / Indiretos /  Tipos de análise farmacoeconômicas / Análise de minimização de custos (AMC) / Análise de custo efetividade (ACE) Análise de custo utilidade (ACU) / Análise de custo benefício (ACB) / Farmacoeconômia com administração farmacêutica / Minimização de custos / Custo benefício / Custo efetividade / Custo utilidade / Desafios da farmacoeconômia / Aplicabilidade / Identificar a decisão específica / Especificar alternativas / Traçar a estrutura da análise de decisão / Especificar possíveis custos, desfechos e probabilidades / Realizar cálculos.

Seleção e Padronização de Medicamentos em Farmácia Hospitalar

Ciclo da assistência farmacêutica / Seleção de medicamentos / Fases e Etapas do Processo de Seleção de Medicamentos / Critérios para a Seleção de Medicamentos / Aspectos Importantes para a Seleção de Medicamentos / Modelos para a Seleção de Medicamentos / Modelo Tradicional / Modelo Estruturado / Sistema de Guia Farmacoterapêutico / Modelo Baseado no Método Sistema de Análise de Decisão Multiatributos / MAUT - Teoria da Utilidade Multiatributo / SOJA- Sistema de Análise de Avaliação por Objetivo / Padronização de Medicamentos /  Vantagens da Padronização /  Processo de Implementação de uma Padronização / Comissão de Farmácia e Terapêutica / Definição do Elenco / Especificação de Medicamentos /  Inclusão de Medicamentos na Padronização / Indicadores de Desempenho / Indicadores Relacionados a Seleção de Medicamentos / Curva ABC / Análise de Criticidade – XYZ.

Sistemas de Dispensação de Medicamentos em Farmácia Hospitalar

Dispensação e Distribuição de Medicamentos na Farmácia Hospitalar:  conceitos iniciais, justificativas; componentes e descrição de suas atividades. Sistemas de distribuição de medicamentos na FH, suas aplicações, vantagens e desvantagens. Práticas de Fracionamento de Medicamentos e Unitarização de Doses, atividades estratégicas para a promoção do URM e Segurança do Paciente. / Atualização de Conceitos e Legislação Vigentes / Responsabilidades e competências dos profissionais farmacêuticos no desenvolvimento dessas práticas. Tecnologias da Informação e a Automação como ferramentas importantes para as boas práticas da Dispensação e Sistemas de Distribuição. Desenvolvimento dos processos em diferentes realidades de serviços de farmácias hospitalares / Fracionamento de Medicamentos e Unitarização de Doses, legislação e desenvolvimento. Serviços farmacêuticos de Doses Unitárias: Central de Nutrição Parenteral; Central de Quimioterapia; Central de Misturas Intravenosas.Comissões de Farmácia e Terapêutica e Controle de Infecção Hospitalar, e suas contribuições   para a efetividade das ações do sistema de distribuição de medicamentos.Dispensação e Sistemas de Distribuição de Medicamentos, ferramentas estratégicas para a Promoção do URM e Segurança do Paciente.

Farmacoterapia e Fisiopatologia do Sistema Nervoso Central e Periférico

Integração Anátomo-fisiológica do SNC / Estrutura funcional encefálica / Estrutura funcional medular / Estrutura funcional neuronal / Aspectos Clínicos dos Transtornos Psiquiátricos / Epidemiologia e aspectos gerais / Ansiedade / Transtornos do humor / Esquizofrenia e transtornos psicóticos / Aspectos Clínicos das Doenças Neurológicas / Epidemiologia e aspectos gerais / Cefaleias e enxaqueca / Esclerose múltipla e outras doenças desmielinizantes / Doenças degenerativas / Neuropatia diabética / Integração Anátomo-fisiológica do SNP / Organização simpática / Organização parassimpática / Transmissão colinérgica / Transmissão adrenérgica / Aspectos Clínicos da Resposta Colinérgica / Distúrbios da resposta muscarínica / Distúrbios da resposta nicotínica / Distúrbios associados à acetilcolinesterase / Aspectos Clínicos da Resposta Adrenérgica / Agonismo adrenérgico / Antagonismo adrenérgico / Classificação e Abordagem Geral / Depressores do Sistema Nervoso Central. Psicotrópicos / Estimulantes do Sistema Nervoso Central / Miorrelaxantes / Fármacos que Atuam Sobre o Sistema Nervoso Periférico.

Atenção Farmacêutica em Psicofármacos

Aspectos Diferenciais dos Pacientes Neurológicos / Características biológicas / Fatores e índices epidemiológicos / Fisiopatologias mais comuns em neurologia / Farmacoepidemiologia / Cuidados especiais ao paciente neurológico / Aspectos Diferenciais dos Pacientes Psiquiátricos / Características biológicas / Fatores e índices epidemiológicos / Fisiopatologias mais comuns em psiquiatria / Farmacoepidemiologia / Cuidados especiais ao paciente psiquiátrico / Farmacologia / Estabilizadores de humor / Benzodiazepínicos / Antipsicóticos: Típicos e Atípicos / Antidepressivos / Tricíclicos / IMAO / IRSN / IRSDA / IRSS / Anticonvulsivantes / Ansiolíticos / Agonistas parcial dos receptores 5-HT1A / Medicamentos isentos de prescrição / Atenção Primária de Pacientes Neurológicos e Psiquiátricos / Relação farmacêutico x paciente x cuidador /  Anamnese farmacêutica / Identificação de necessidades / Plano de cuidado em neurologia / Plano de cuidado em psiquiatria / Serviços farmacêuticos no cuidado à saúde / Interações medicamentosas / Uso Racional de Medicamentos / PRMs e RNMs em neurologia / PRMs e RNMs em psiquiatria / Síndrome de Stevens-Johnson (STJ) e a necrólise epidérmica tóxica (NET) / Orientação farmacêutica aos pais, responsáveis e cuidadores / Prescrição farmacêutica no cuidado de doenças autolimitadas / Acompanhamento Farmacoterapêutico / Triagem e oferta do serviço / Entrevista farmacêutica / Análise situacional / Fase de estudo e avaliação / Intervenções farmacêuticas / Curso do acompanhamento: entrevistas sucessivas / Documentação e Registros / Prontuário farmacêutico / Registros das consultas farmacêuticas / Notificações aos médicos responsáveis / Farmacovigilância.

Farmacoterapia e Fisiopatologia da Dor e Inflamação

Fisiologia da Dor / Neurônios aferentes nociceptivos / Modulação da dor / Mecanismos da Dor / Dor e nocicepção / Dor neuropática / Farmacologia da Dor / Quimiossensibilidade das terminações nervosas nociceptivas / Mediadores químicos na via nociceptiva / Mediadores da Inflamação / Histamina / Eicosanoides / Leucotrienos / Fator de ativação plaquetária / Bradicininas / Óxido nítrico / Neuropeptídeos / Citocinas / Inflamação Aguda / Caracterização / Mecanismo fisiopatológico / Inflamação Crônica / Caracterização / Mecanismo fisiopatológico / Uso Racional de Analgésicos Esteroidais e AINE / Indicações e restrições / Seleção de analgésicos e AINE / Precauções e riscos / Interações medicamentosas / Analgésicos e Antipiréticos / Mecanismos gerais da analgesia e do controle da temperatura corporal / Salicilatos / Derivados do p-aminofenol / Derivados da pirazolona / Derivados de ácidos arilpropiônicos / Derivados de ácidos heteroarilacéticos / Outros analgésicos / Fármacos antienxaqueca / Anti-inflamatórios Não-esteroides / Mecanismos gerais da resposta anti-inflamatória / Derivados da 5-pirazolona / Derivados do ácido arilacético / Fenamatos / Oxicans / Outros AINE / Anti-inflamatórios Esteroides.

Atenção Farmacêutica em Síndrome Metabólica

Aspectos Diferenciais dos Pacientes com Síndrome Metabólica Cardiovascular / Características biológicas / Fatores e índices epidemiológicos / Fisiopatologias que integram a síndrome metabólica / Farmacoepidemiologia / Cuidados especiais ao paciente cardiovascular / Cuidados especiais ao paciente diabético / Atenção Primária de Pacientes Sindrômicos Cardiovasculares / Risco cardiovascular: conceito e aplicações / Prevenção cardiovascular / Relação farmacêutico x paciente x cuidador / Anamnese farmacêutica / Identificação de necessidades / Plano de cuidado / Serviços farmacêuticos no cuidado à saúde / Uso Racional de Medicamentos / PRMs e RNMs em distúrbios cardíacos / PRMs e RNMs em aterosclerose / PRMs e RNMs em dislipidemias / PRMs e RNMs em arritmia cardíaca / PRMs e RNMs em hipertensão arterial sistêmica / PRMs e RNMs em diabetes mellitus / Acompanhamento Farmacoterapêutico / Triagem e oferta do serviço / Entrevista farmacêutica / Análise situacional / Avaliação de parâmetros bioquímicos / Avaliação e interpretação de exames clínicos laboratoriais / Fase de estudo e avaliação / Intervenções farmacêuticas / Curso do acompanhamento: entrevistas sucessivas / Documentação e Registros / Prontuário farmacêutico / Registros das consultas farmacêuticas / Notificações e encaminhamento médico / Farmacovigilância.

Farmacoterapia e Fisiopatologia dos Sistemas Digestivo e Endócrino

Integração Anátomo-fisiológica do Trato Gastrointestinal (TGI) / Organização anatômica do TGI / Fisiologia da secreção gástrica e pancreática / Fisiologia da motilidade intestinal / Aspectos Clínicos dos Distúrbios Gastrintestinais / Epidemiologia e aspectos gerais / Pirose / Distúrbios esofágicos / Úlcera péptica / Infecção por Helicobacter pylori / Dispepsia / Náusea e vômitos / Constipação / Doença inflamatória intestinal / Integração Anátomo-fisiológica do Sistema Renal / Organização anatômica / Funções renais e filtração glomerular / Depuração / Regulação da excreção de sódio e água / Aspectos Clínicos dos Distúrbios Renais / Epidemiologia e aspectos gerais / Insuficiência renal / Uropatia obstrutiva / Infecções / Doença glomerular / Doença glomerular / Integração Anátomo-fisiológica do Sistema Endócrino / Eixo hipotalâmico-hipofisário / Glândula tireoide / Pâncreas endócrino / Aspectos Clínicos dos Distúrbios Endócrinos / Epidemiologia e aspectos gerais / Doença tireoidiana / Diabetes: classificação e patogênese / Fármacos Antissecretórios e Antiácidos / Mecanismo geral do controle da secreção gástrica / Espasmolíticos / Anti-histamínicos H2 / Indibidores da bomba protônica / Outros antissecretórios / Antiácidos / Laxantes / Mecanismos gerais da ação catártica / Formadores de massa / Formadores de massa / Derivados do difenilmetano / Outros laxantes / Antidiarreicos / Mecanismos gerais do controle da diarreia / Fármacos antidiarreicos / Digestivos / Mecanismos gerais da ação digestiva / Estomáquicos / Coleréticos / Enzimas digestivas / Outros digestivos / Antieméticos / Mecanismos gerais das respostas antiemética / Anticolinérgicos / Anti-histamínicos / Antidopaminérgicos / Antisserotoninérgicos / Anti-infecciosos do TGI / Tipos de infecção que acometem o TGI / Anti-helmínticos / Antiprotozoários / Antibióticos / Fármacos para a Doença Tireoidiana / Fármacos para hipotireoidismo / Fármacos para hipertireoidismo / Diretrizes e condutas farmacoterapêuticas para o cuidado da doença tireoidiana / Antidiabéticos / Mecanismos gerais da regulação glicêmica / Insulinas / Hipoglicemiantes orais / Diretrizes e condutas farmacoterapêuticas para o cuidado do diabetes. 

Farmacoterapia e Fisiopatologia dos Sistemas Cardiovascular e Respiratório

Integração Anátomo-fisiológica do Sistema Cardiovascular / Organização anatômica geral / Morfologia cardíaca estrutural / Fisiologia cardíaca / Fisiologia do sistema vascular periférico / Regulação da pressão arterial / Aspectos Clínicos dos Distúrbios Cardiovasculares / Epidemiologia e aspectos gerais / Manifestações clínicas / Insuficiência cardíaca / Hipertensão arterial sistêmica / Doença cardíaca isquêmica / Integração Anátomo-fisiológica do Sistema Respiratório / Estrutura e função / Mecânica respiratória / Ventilação alveolar / Perfusão pulmonar / Controle da respiração / Aspectos Clínicos dos Distúrbios Respiratórios / Epidemiologia e aspectos gerais / Manifestações clínicas da doença pulmonar obstrutiva / Asma / Doenças pulmonares alérgicas / Doenças pulmonares alérgicas / Doença pulmonar restritiva / Doenças da circulação pulmonar / Insuficiência respiratória / Fármacos para Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) / Antiarrítmicos / Vasodilatadores Coronarianos / Agentes Anti-hipertensivos / Diuréticos / Antilipêmicos / Antitussígenos e Expectorantes / Antiasmáticos / Fármacos para o Resfriado Comum.

Atenção Farmacêutica no Uso de Antimicrobianos

Fundamentos da Quimioterapia Antimicrobiana / Histórico e projeção / Princípios farmacológicos / Principais mecanismos antimicrobianos / Principais Classes de Medicamentos Antimicrobianos / Antimaláricos / Antifúngicos / Antibacterianos / Resistência microbiana / Mecanismos gerais / Formas de prevenção / Uso racional de antimicrobianos / Evidências científicas / Critérios clínicos para a prescrição / Orientações gerais para utilização / Estratégias para a promoção do uso racional / Prática da Terapia Antimicrobiana / Problemas Relacionados aos Antimicrobianos / Reações adversas / Interações medicamentosas relevantes / Precauções de uso / Aspectos legais da terapia antimicrobiana no Brasil / Regulamentação sanitária / Sistemática de dispensação e controle / Seguimento farmacoterapêutico / Objetivos clínicos / Monitoramento individual da terapia antimalárica / Monitoramento individual da terapia antifúngica / Monitoramento individual da terapia antibacteriana / Identificação de problemas / Anamnese farmacêutica / Evidências clínicas de complicações infecciosas / Plano de cuidado / Fase de estudo / Informação ao paciente / Conciliação da farmacoterapia / Intervenções farmacêuticas / Registros e documentação / Resistência Bacteriana.

Atenção Farmacêutica em Oncologia

Estudo das neoplasias: conceito, classificação e nomenclatura / Epidemiologia e etiologia do Câncer / Principais tipos de câncer e sua incidência / Fisiopatologia do Câncer e oncogênese / Prevenção e Controle do câncer no Brasil / Bases moleculares do câncer / Diagnóstico e tratamento dos tumores sólidos e hematológicos / Principais neoplasias malignas em adultos e crianças / Protocolos terapêuticos em oncologia / Tratamentos disponíveis e inovadores para o paciente oncológico / Farmacologia dos quimioterápicos antineoplásicos e medicamentos de suporte / Agentes alquilantes / Agentes antimetabólitos / Produtos Naturais / Antibióticos / Marcadores tumorais e terapia alvo / Fármacos utilizados em onco-hematologia / Terapia Hormonal / Atenção farmacêutica em ambulatório de oncologia; Comissão de Farmácia e Terapêutica / Atenção Farmacêutica na Farmacovigilância / Conceitos e Responsabilidades no Reporte de Eventos Adversos / Atenção Farmacêutica na Qualificação de fornecedores / Atenção Farmacêutica na Qualidade / Atenção Farmacêutica no Gerenciamento de Resíduos em Serviços de Saúde / Atenção farmacêutica em ambulatório de oncologia; Comissão de Farmácia e Terapêutica / Atenção Farmacêutica em Centro Cirúrgico Oncológico / Atenção Farmacêutica em TCTH ou TMO / Atenção Farmacêutica em UTI Oncológica / Atenção Farmacêutica e os Processos Operacionais na Oncológica / O perfil do farmacêutico no serviço de oncologia / A dor no paciente oncológico / Biossegurança / Pesquisa em oncologia.

Atenção Farmacêutica em Doenças Dermatológicas

Aspectos Diferenciais dos Pacientes Dermatológicos / Características biológicas / Fatores e índices epidemiológicos / Patologias dermatológicas mais comuns / Farmacoepidemiologia / Cuidados especiais ao paciente dermatológico / Atenção Primária de Pacientes Dermatológicos / Relação farmacêutico x paciente x cuidador / Anamnese farmacêutica / Identificação de necessidades / Plano de cuidado e manejo geral de doenças dermatológicas autolimitadas / Serviços farmacêuticos no cuidado de doenças dermatológicas / Uso Racional de Medicamentos em Dermatologia / PRMs e RNMs em dermatologia / Orientação farmacêutica na farmacoterapia dermatológica / Prescrição farmacêutica em cuidados dermatológicos / Doenças Dermatológicas Induzidas por Fármacos / Classificação e fisiopatologia / Identificação e manejo / Acompanhamento Farmacoterapêutico / Triagem e oferta do serviço / Entrevista farmacêutica / Análise situacional / Fase de estudo e avaliação / Intervenções farmacêuticas / Curso do acompanhamento: entrevistas sucessivas / Documentação e Registros / Prontuário farmacêutico / Registros das consultas farmacêuticas / Notificações aos médicos responsáveis / Farmacovigilância.

Nutrição Enteral e Parenteral

Elucidar Aspectos de Nutrição Enteral / A Importância de uma Área Limpa / Histórico / Definição / Importância / Equipamentos / Espaço Físico e Manutenção / Elucidar Aspectos da Nutrição Parenteral / Administração/ Síndrome da Realimentação/ Conceitos da Análise Farmacêutica / Cálculos Nutricionais e Cálculos de Estabilidade/ Elucidar a Importância da Paramentação em um Ambiente de Área Limpa / Técnicas e  Rota de Manipulação de uma Nutrição Parenteral / Como as Informações Contidas na Prescrição de Nutrição Parenteral são Incluídas em um Sistema Utilizado na Prática Farmacêutica / A Importância da Padronização das Prescrições / Segurança no processo e segurança do paciente.

Legislação e Políticas Públicas de Saúde

Capacitar Farmacêuticos para Atuar nas Atividades de Farmácia Hospitalar / Ética / Legislações Vigentes / Realidade Brasileira / Abordagem teórico-prática / Método Científico para Abordar os Aspectos Legais que Regem a Atuação do Profissional Farmacêutico.

Farmacovigilância e Farmacoepidemiologia

Fundamentos e Conceitos / Definição de farmacoepidemiologia / Aplicações e objetivos da farmacoepidemiologia / Processos de Aprovação de Medicamentos / Ensaios clínicos pré-comercialização / Papel do Farmacêutico na Farmacoepidemiologia / Fases de intervenção farmacêutica / Aplicação das informações farmacoepidemiológicas / Farmacovigilância / Princípios e aplicações / Abordagem e tipos de estudos / Estudos de Uso de Medicamentos / Tipos de estudo / Importância dos dados estatísticos / Aplicações Práticas na Promoção do Uso Racional de Medicamentos / Evidências de segurança de medicamentos / Farmacoepidemiologia na prática clínica farmacêutica. 

Boas Práticas de Prescrição e Toxicologia Clínica

Boas Práticas de Prescrição / Conceitos básicos / Importância e aplicabilidade das boas práticas / Planejamento e implantação / Regulamentação da Prescrição Farmacêutica / Boas práticas de serviços farmacêuticos: RDC - ANVISA nº 44/2009 / Análise crítica da RES - CFF nº 585/2013 / Análise crítica da RES - CFF nº 586/2013 / Metodologia de Prescrição Farmacêutica / Identificação de necessidades / Objetivo terapêutico / Plano de cuidado / Seleção da terapia farmacológica / Redação da prescrição / Orientação ao paciente / Registro e documentação / Avaliação dos resultados / Medicamentos Isentos de Prescrição - MIPs / Conceito de MIPs / Regulamentação dos MIPs / Características farmacológicas e toxicológicas dos MIPs / Assistência farmacêutica no uso de MIPs / Classes terapêuticas de MIPs / Uso Racional de Medicamentos / Fundamentos / Adesão à farmacoterapia / Desvios do uso racional de MIPs / Medidas práticas para promoção do uso racional de MIPs / Fundamentos de Toxicologia Clínica / Conceito e aplicações / Reações adversas a medicamentos - RAM / Toxicidade farmacológica / Toxicologia clínica e prescrição de MIPs / Avaliação toxicológica clínica no acompanhamento farmacoterapêutico / Uso de Medicamentos e Insuficiências Renal e Hepática / Função e depuração renal / Insuficiência renal aguda / Insuficiência renal crônica / Fármacos e risco renal / Função e depuração hepática / Avaliação do comprometimento hepático / Consequências da insuficiência hepática no uso de medicamentos / Fármacos e risco hepático / Aspectos clínicos e manejo da farmacoterapia em pacientes com insuficiência renal ou hepática.

Equipe Multiprofissional no Ambiente Hospitalar

Promover Estudos a Respeito do Trabalho em Saúde e sua Evolução Histórica / Propiciar Reflexões Sobre o Objeto de Trabalho das Profissões da Saúde / Conhecer os Princípios Éticos e Bioéticos nas Relações Interpessoais no Âmbito do Trabalho / Diretrizes da Política Nacional de Humanização no Cenário da Assistência Hospitalar / Questões Relacionadas à Humanização da Assistência em Saúde / Refletir Sobre o Trabalho Interdisciplinar.

Ética, Atendimento Farmacêutico e Comunicação Interpessoal

Processo Saúde-adoecimento / Modelos explicativos / Do modelo biomédico ao biopsicossocial / Cultura, Saúde e Doença / Representações sociais sobre saúde e doença / Saúde, bem-estar e qualidade de vida / O medicamento como recurso simbólico / Ciclo Vital e Adoecimento / O adoecer na infância / O adoecer na adolescência/juventude / O adoecer na adultez / O adoecer na senescência / Significado Simbólico dos Medicamentos / Psicologia da Saúde / Psicossomática e saúde (emoções, estresse, dor) / Doença e enfrentamento (resiliência/coping) / O adoecer agudo e o adoecer crônico / Comunicação Interpessoal e Atendimento Clínico-Farmacêutico / Processos psicológicos básicos: cognição, motivação, emoção / Personalidade e sua interferência na relação farmacêutico-paciente/cliente / Construção do vínculo terapêutico / Neurolinguística, comunicação verbal e não-verbal / Acolhimento, escuta, questionamento e persuasão / Decisões Éticas no Atendimento Farmacêutico / Aspectos legais / Prioridades profissionais em saúde / Posicionamento e postura profissional.

Ética, Bioética em Pesquisa Clínica

Princípios Fundamentais da Bioética / Paradigmas e Referenciais em Bioética / Fundamentação Teórica Metodológica / Ética da Pesquisa em Seres Humanos e Manutenção da sua Integralidade / Análise de Temas Persistentes e Emergentes da Bioética Relacionados ao Ensino e à Pesquisa na Área da Saúde / Interdisciplinaridade / Perspectivas / Desafios em Saúde, Reprodução Assistida / Cuidados Paliativos / Distanásia e suas Implicações / A ciência e os fundamentos da pesquisa / Tipos de pesquisa em saúde / Os projetos de pesquisa Relatórios de pesquisa Divulgação dos produtos da pesquisa / Historicidade da ética: evolução filosófica da ética / A ética e a bioética na saúde: princípios, tipos e a utilização em pesquisa e na prática / Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) / Resoluções da CONEP / Termo de Consentimento Livre e Esclarecido / Controle Social da Ciência / Registro de projeto.

Funcionamento e Participação nas Comissões Hospitalares

Comissão de farmácia e terapêutica: Atribuição de selecionar os medicamentos para melhor atender os pacientes do hospital/ Resolução CFF nº 619/15; Comissão do serviço de controle de infecção hospitalar: Reduzir a ocorrência de infecção hospitalar promovendo ações para o uso racional de antimicrobianos; Comissão de terapia nutricional: Avaliar o estado nutricional do paciente e adequá-lo para melhor recuperação da saúde do paciente; Comissão de terapia antineoplásica: Atividades envolvendo o tratamento de pacientes que fazem uso desta terapia; Comissão de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde: Zelar pelo correto descarte dos resíduos que envolvem as atividades da farmácia hospitalar e o atendimento pré-hospitalar, atendendo às normas sanitárias vigentes; Comissão de avaliação de tecnologias em saúde: Acompanhar o desenvolvimento tecnológico de equipamentos médicos e demais produtos utilizados na rotina da farmácia hospitalar; Resolução do CFF nº 568/12: Comissão de análise de prontuários/  Comissão de óbito/ Comissão de gerenciamento de risco e segurança do paciente/ Comissão de ética profissional e em pesquisa/ Comissão interna de prevenção de acidentes ocupacionais/ Comissão de captação de órgãos e transplantes/ Comissão de terapia transfusional/ Comissão de educação permanente.

Certificação e Acreditação Hospitalar

Refletir sobre os principais conceitos e técnicas do processo de acreditação hospitalar, em particular, da metodologia da Organização Nacional de Acreditação (ONA), visando articular aspectos teóricos e práticos da gestão da qualidade em serviços de saúde. A Evolução dos Modelos da Acreditação de Serviços de Saúde / Elementos Essenciais do Sistema Brasileiro de Acreditação (ONA) / A Importância do Gestor no Processo de Acreditação de Serviços de Saúde / Conceito e fundamentos da Acreditação / Indicadores assistenciais e gerenciais / O Sistema Brasileiro de Acreditação das Organizações de Saúde (ONA) / Certificação/Sistemas de Acreditação de Serviços de Saúde / Análise dos Módulos (Qualidade I e Qualidade II) / Apresentação e discussão de cenários / Certificação X Acreditação II / Modelo de Excelência em Gestão - TR / Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ  / Componentes/Garantia da Qualidade / Metodologia de Acreditação/Certificação 8.1 Normas /Roteiros / Diagnóstico/Benefícios /Entraves e dificuldades / Planos de Melhoria / Ferramentas da Qualidade.

Investimento

Temos o melhor custo benefício para o seu momento financeiro e profissional. Invista agora no futuro da sua carreira. - fale com o nosso gestor de relacionamento.

Saiba Mais

Próxima turma

Você não precisa esperar pela formação de novas turmas para dar o primeiro passo para o sucesso em sua carreira. Matricule-se e tenha acesso imediato as aulas.

Inscreva-se

Carga horária

Você decide em quanto tempo vai terminar o estudo das 400 horas de conteúdo disponíveis – sendo, o tempo mínimo de 6 meses e máximo de 24 meses. O investimento não é feito em mensalidades, mas sim, em um valor total parcelado.

Saiba Mais

Por que escolher o ICTQ

Nota máxima no MEC

Temos o conceito máximo no MEC por sermos a melhor instituição de Ensino Superior Farmacêutico

Plataforma Segura

Dispomos da melhor e mais segura plataforma de gestão acadêmica com o sistema Totvs

Produção Original de Conteúdo

Conteúdo com vídeo aulas, vídeos documentários, e-books e áudios books 100% originais e exclusivos do ICTQ

Atendimento Smart

Atendimento smart aos alunos com retorno médio de 30 minutos em todas as plataformas

Mais de 50 mil especializados

Reconhecimento de mercado com mais de 50 mil profissionais especializados nos últimos 15 anos

Pharma Class

Encontros ao vivo com os melhores mentores do mercado farmacêutico

Depoimento dos alunos

Me chamo Jádina, e afirmo com toda certeza esse curso de Pós Graduação ele tem contribuído muito pra minha formação e vai contribuir ainda mais para minha formação acadêmica. Os...

Jádina Mariana Pizzatto Vargas CRF-MT 4054
Pós em Farmácia Hospitalar

A aulas do professor Leonardo são muito enriquecedoras e estão ajudando bastante na minha formação”

...

Gabriela Barbara Margarida
Pós em Farmácia Hospitalar

Me chamou a atenção e gosto da matéria de Políticas Públicas em Oncologia com o Prof. Leonardo, e também a matéria com a professora Mônica de Logística Reversa Hospitalar. São...

Fabrício da Silva CRF-PR 36676
Pós em Farmácia Hospitalar

Garanta sua vaga

Reserve sua vaga agora e obtenha mais informações

100%
Online

Formulário registrado!

Aguarde o redirecionamento...

Reserve sua vaga agora e obtenha mais informações!

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS